Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Fale, com suas palavras, sobre o "Affenpinscher", também conhecdo como "Grifo Macaco".

171 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Minha Querida Amiga BP, dependendo da tosa Ele, realmente, fica muito parecido com um macaquinho, então, vamos lá:

Affenpinscher (Grifo Macaco)
Apesar do seu pequeno porte, o Affenpinscher, conhecido também como Grifo Macaco, é uma raça conhecida pela agilidade na caça de roedores, tais como hamsters e ratazanas. Por outro lado, o cão é uma excelente opção para quem busca companhia: divertido, dócil e brincalhão, é considerada um palhacinho dentro dos lares. O pequeno notável adora receber seus donos na porta, roendo seus brinquedos preferidos.

Raça: Grifo Macaco
Nome de origem: Affenpinscher
Origem: Alemanha
Porte: Pequeno
Grupo: 2
Finalidade: Companhia e guarda
Facilidade de adestramento: Média
Pelagem: Curta, áspera e densa
Cores: Preto liso, com subpelagem preta
Altura: 25 a 30cm
Peso ideal: 04 a 06kgs
Ninhada: 1 a 3 filhotes
Olhos: Escuros e redondos
Cachorro para apartamento: Sim
Cachorros para crianças: Sim
Expectativa de vida: 12 a 14 anos
Qualidades principais: Persistência e fidelidade
Personalidade: Brincalhão, inteligente e extrovertido
Gosto por brincadeiras: Sim
Amigável com outros cachorros: Sim
Amigável com outros animais de estimação: Sim
Amigável com estranhos: Sim
Preço do Affenpinscher: R$700,00 a R$900,00
Tudo Sobre Affenpinscher

Origem e História
Acredita-se que a raça Affenpinscher tenha sido originada já no ano de 1470, na Alemanha. Tal fato é explicado pela reprodução dos cães em quadros de Albrecht Durer, naquela época. Entretanto, deve-se salientar que sua primeira aparição pública em exposições de raças foi no ano de 1.879.

Além de fazer parte da família dos Grifos Belgas, a raça é descendente dos Pinschers e Schnauzers. Aliás, as características de ambas as raças são bem presentes no Affenpinscher. Outro ponto interessante é que o Affenpinscher foi extremamente importante na Europa, participando da criação de outras raças de cães de pequeno porte, como o Schnauzer miniatura e o Griffon de Bruxelas.

Tudo Sobre Affenpinscher

Aparência Exótica do Affenpinscher
Sem sombra de dúvidas, a característica mais marcante da raça Affenpinscher é a sua face, muito semelhante à dos macacos. Por este fato, o cachorro recebeu até mesmo o apelido de “cachorro com cara de macaco”. Além da cabeça de tamanho pequeno, o focinho é a segunda característica que mais o assemelha aos primatas.

Temperamento e Personalidade
Não é à toa que o Affenpinscher é considerado um super cão de companhia e guarda. Enquanto mantém a tranquilidade e meiguice, é um feroz e barulhento cão de guarda, atento aos mínimos ruídos e ameaças à sua família ou seu lar. Tal atenção faz desta uma raça totalmente apegada à sua moradia.

Apesar de conviverem com facilidade em ambientes pequenos, não podem ser deixados muito tempo sozinhos, pois podem sofrer e, consequentemente, apresentar enfermidades como depressão. A raça necessita muito da companhia de seus donos.

Saúde do Affenpinscher
O Affenpinscher é, no geral, um cachorro saudável – visto sua longevidade, a qual pode alcançar os 14 anos. Entretanto, em sua meia-idade podem apresentar alguns problemas simples, os quais devem ser tratados e acompanhados com cuidado. Algumas das doenças mais comuns apresentadas pela raça são às ligadas à visão e ao sistema respiratório. A falta de ar é uma ocorrência frequente.

Por outro lado, é uma raça que oferece poucos riscos aos donos e demais pessoas que convivem com sua companhia. O Affenpinscher é hipoalergênico, ou seja, não favorece a ocorrência de alergias.

Por se tratar de uma raça ágil, o Affenpinscher exige um cronograma diário de atividades físicas. Médicos veterinários recomendam que o cão faça uma caminhada diária de, ao menos 30 minutos. Vale lembrar que caso o cachorro não realize tais atividades, há a possibilidade de o animal apresentar hiperatividade.

Tudo Sobre Affenpinscher

Ainda no quesito saúde, porém partindo vertente estética, é imprescindível que o dono cuide dos pelos do cão, mantendo-os sempre limpos e escovados. Caso contrário, a pelagem pode embaraçar, dificultando a manutenção estética do animal. Quando o dono optar pela tose, é preciso que a mesma seja realizada em petshops, com profissionais especializados, visto que o cão pode se movimentar bruscamente, dificultando a tosa. Adicionalmente, os pelos não devem ser totalmente tosados: deve ser mantido um comprimento curto.

Adestramento
Mesmo sendo um cão extremamente inteligente, o adestramento do Affenpinscher não é simples e o processo pode, muitas vezes, durar meses a fio. Os principais motivos para a dificuldade do adestramento são a sua teimosia, distração e obstinação. Adestradores profissionais dizem, ainda, que o processo deve ser duro e firme, pois a raça têm como forte característica o individualismo e o territorialismo, principalmente quanto aos seus objetos e brinquedos.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo