Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Fale, com suas palavras, sobre o "Pastor Branco Suíço", também conhecido como "Pastor Alemão Branco".

248 visualizações

Respostas


Hoje existem duas vertentes da criação desta variedade de cor do Pastor Alemão, sendo que a vertente que seguiu em manter as características originais do Pastor Alemão, cada vez ganha mais adeptos.

Apesar das mesmas origens, o Pastor Alemão Branco e o Pastor Branco não mais se constituem na mesma raça, já que o padrão físico e temperamental são totalmente diferentes.

Hoje a SOLPAB, conta com 9.000 cães registrados em Stud Book, sendo a maior do mundo em número de registros, provando assim que o brasileiro aposta no excelente nível do plantel nacional.Nas investigações levadas a cabo pelos primeiros criadores alemães para formar uma raça uniforme que teve como característica comum (como o tamanho, o pêlo, as orelhas). Eles tiveram uma importância decisiva numa série de cachorros que então existiram na Alemanha.
Inicialmente foram feitos cruzamentos entre a espécie local de pastores de Württemberg, de Turingia e dos dois Sajonias.

Os cachorros de sajones eram menores, mais nervosos, com orelhas retas e marcas no lombo, enquanto o cachorro nativo de Turingia, uma região do norte de Alemanha, era pequeno mas robusto, ágil e enérgico, de cor de lobo cinza, com as orelhas retas (certa semelhança com lobo) e marcas no lombo.
Os criadores pensaram em cruzar eles com os pastores de Württemberg.
Os cachorros daquela região do sul da Alemanha eram grandes, com ossos robustos, de pêlo abundante e, em geral, com as orelhas caídas.

O lombo desceu formando uma curva suave e o andar era tranqüilo e longo, muito importante em cães pastores, caminha com facilidade não pode alarmar a ovelha da mesma forma que se vem mais íntimo ao rebanho que corre com movimentos abruptos e para saltos...
Estes dois tipos de cachorros representaram para os criadores daquele tempo determinadas vantagens, embora também certos defeitos. Com paciência e com ajuda de cruzamentos repetidos, foi tentado eliminar os defeitos e fixar as virtudes. Eles foram levados para muitos planos de procriação, com resultados diversos.
Melhor resposta

Boa tarde!

Bem, primeiramente ele é lindo!

O Pastor Branco Suíço é considerado uma raça independente do Pastor Alemão, não sendo mais denominado Pastor Alemão Branco. Esse reconhecimento só foi possível depois de muita discussão a respeito de vários elementos, como o padrão a ser adotado e até o nome da nova raça.
Apesar de não ser mais vinculado ao Pastor Alemão, não tem como desconsiderar o fato de que o Pastor Branco Suíço foi desenvolvido a partir do cruzamento entre Pastores Alemães, o que permitiu a transmissão de características marcantes da raça, com o diferencial da cor branca.

ORIGEM: Nos Estados Unidos e no Canadá, os Pastores Brancos tornaram-se gradualmente uma raça distinta. Os primeiros cães desta raça foram importados para a Suíça no começo dos anos 70. O macho americano “Lobo”, nascido em 05 de março de 1966, pode ser considerado como o progenitor desta raça na Suíça. Os descendentes deste macho, registrados no Livro de Origem Suíço (LOS) como outros pastores brancos importados dos Estados Unidos e do Canadá, multiplicaram se gradualmente.
Existe atualmente um grande número de Pastores Brancos Suíços, de raça pura, depois de várias gerações, distribuídas por toda Europa. Por isso, desde junho de 1991, estes cães estão registrados como uma raça nova no apêndice do Livro de Origem Suíço (LOS).

COMPORTAMENTO: O Pastor Branco Suíço é equilibrado e calmo, mas se a situação exige, fica alerta e impaciente. É muito dócil, inteligente e tem um elevado nível de compreensão das situações. É um cão de guarda e um pouco desconfiado com estranhos. É muito atencioso, amoroso e paciente com crianças.

ASPECTO: Essa raça tem um corpo esbelto e harmonioso. É ágil, musculoso e tem membros fortes. Suas orelhas são triangulares, eretas, sempre em alerta. Sua cauda é espessa, em forma de sabre, afinando para a extremidade. O pelo do Pastor Branco Suíço pode ser curto ou longo, porém sempre liso e espesso.

CUIDADOS ESPECÍFICOS: O Pastor Branco Suíço é um cão muito ativo, que precisa de exercícios diários para se manter saudável, tanto física quanto mentalmente. É necessária escovação diária dos pelos nas épocas de muda, assim, é retirado todo o pelo morto.

SAÚDE: O Pastor Branco Suíço é uma raça saudável, mas tem, contudo, algumas doenças hereditárias que partilha também com o Pastor Alemão. Displasias, sobretudo do cotovelo, tem alguma incidência na raça. Problemas de pele, incluindo alergias, torção do estômago e dentes de rápido desgaste são outros problemas a ter em atenção. Tendo a pelagem branca, os donos devem ter o cuidado de não expor o cão ao sol quando ele estiver muito intenso.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo