Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Fale, com suas palavras, sobre o "Sabujo Finlandês".

194 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Sabujo é o nome dado aos cães farejadores como o beagle, o bloodhound ou o basset hound, e alguns outros. Alguns sabujos, como o foxhound americano, que é considerado o melhor sabujo de caça do mundo, são capazes de sentir o cheiro de um animal que passou pelo lugar há quatro dias. A maioria das raças de sabujos são de caça, sendo usadas para indicar o lugar da presa ao caçador.


Sobre o Finlandês, vamos lá:

Local de Origem: Finlândia
Nome no País de Origem: Suomenajokoira
Outros Nomes: Finsk Stövare / Finish Hound / Finnish Bracke

Resumo Histórico: considerado o cão nativo da Finlândia mais popular como animal de trabalho. Caçador no verão, é conhecido desde o século VIII, apesar de que os exemplares vistos nos dias de hoje terem sido fruto de cruzamentos realizados no século XIX, entre cães suecos, alemães e franceses.

Utilização: este sabujo procura as aves, mas não as recolhe para o caçador.

Aparência Geral: cão tricolor, de porte médio, uniformemente alto; de tronco nitidamente mais longo que a altura na cernelha, fortemente construído sem ser pesado.
A área de sustentação da estação é do mesmo comprimento que o tronco ou ligeiramente maior, na frente é tão largo quanto o peito e no posterior, no mínimo, tão largo quanto a frente.
As características sexuais devem ser bem marcadas.

Temperamento: calmo, enérgico e amigável, jamais agressivo. É considerado um bom cão de companhia, ainda que seu adestramento não seja tão fácil como o de outros sabujos da categoria.

Pelagem: subpelagem curta, densa e de textura macia. A pelagem externa é de comprimento médio, bem assentada, recta, densa e preferencialmente áspera.

Cor: tricolor: manto preto, rica cor castanha na cabeça, região inferior do tronco, ombros, coxas e também no restante dos membros.
Marcas brancas normalmente na cabeça, pescoço, antepeito, parte inferior dos membros e na ponta da cauda.

bom não tem como dizer mais alguma coisa sobre sabujo nosso amigo gilmar diz tudo.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo