Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Fale sobre a raça canina "Tosa Inu". Melhor comentário será escolhido!

249 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Prezada, Boa Tarde.

A raça Tosa-Inu (também conhecido por Tosa-Ken, Cão de Luta Japonês ou Mastim Japonês) foi desenvolvida durante o séc. XIX com o propósito de criar um canídeo destemido e robusto para a luta de cães, na época, atividade considerada um desporto.

Temperamento

O Tosa-Inu é um animal que pode-se tornar num excelente cão de companhia e guarda, com um temperamento seguro e leal. Possui as características ideais para cão de família, mas só o é se, durante o seu crescimento, for acompanhado e ensinado pelo seu dono. Daí que estes cães não sejam normalmente aconselhados a pessoas que possuam pouca experiência com animais.

No seio familiar, o Tosa-Inu é um animal calmo, silencioso, protector do território e da família. É reservado perante estranhos, sem ser agressivo. Com as crianças, revelam-se cães seguros, mas já não o são perante animais de estimação desconhecidos. São cães que toleraram perfeitamente bem dor, pelo que podem atacar.

Têm muito potencial como cães de guarda: são destemidos, corajosos, e possuem uma excelente robustez física

Descrição

Este imponente cão apresenta medidas admiráveis que chegam aos 90 Kg de peso, e aos 60 cm de altura mínima na cernelha.

Possui uma pelagem curta, dura e macia, cujas cores variam entre o fogo (com ou sem marcas) e branco (com marcas fogo).

Na cabeça grande e robusta, os olhos são relativamente pequenos, cor de âmbar ou castanho-escuro, e as orelhas de inserção alta, são arredondadas nas pontas e estão normalmente caídas sobre as faces. O pescoço possui papadas e é largo e musculoso. O dorso é nivelado, recto, conferindo-lhe uma postura distinta, e o peito é largo e profundo. Os membros são atléticos, longos e fortes, conferindo-lhe uma movimentação vigorosa e possante.
Observações [ editar ]

Com uma esperança média de vida de 10 a 12 anos, estes animais não apresentam grande propensão para contrair as doenças mais típicas que afetam os canídeos.

É, contudo, importante a prática regular de exercício físico e uma escovagem ocasional para remover o pelo morto.

Os Tosa-Inu são cães que apreciam a companhia da família, pelo que vivem bem dentro de casa

A evolução desta espécie teve o contributo de várias raças, já que se pretendeu conjugar a lealdade e agilidade para a luta típica dos cães japoneses, com a robustez dos cães ocidentais. Inicialmente, resultou de um cruzamento entre o Kochi e Shikoku e só mais tarde teve o contributo do Bulldog, Mastiff, Bull Terrier, Pointer Alemão e Grand Danois.

Foi desde sempre um animal muito respeitado no Japão, pela sua impressionante estatura e bravura, apesar de ser uma raça relativamente rara.

Reconhecido pela FCI (Fédération Cynologique Internationale ) este cão tem sido importado para os EUA e para a Europa, onde é utilizado como cão de companhia e de guarda.

Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo