Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Fale sobre a raça felina "Tonquinês".

207 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Prezada, Bom Dia. Segundo especialistas este é um dos gatos que mais se salientam entre os criadores de animais de raça. este que é um exemplar de felino bastante diferente, que pode ser muito confundido inclusive com gatos siameses porém possuem características físicas e temperamentais diferenciados.

Como origem do gato Tonquinês, podemos encontrar um gato que foi criado através do cruzamento entre gatos birmaneses e siameses para que se pudessem combinar melhor as qualidades de ambas as raças. É bastante provável que o cruzamento natural entre estas duas raças já aconteçam há centenas de anos, uma vez que estas raças vieram da mesma região o Sião, conhecido atualmente como a Tailândia.

Gatos birmaneses, siameses e gatos com as características dos tonquineses já foram descritos no livro de poemas sobre gatos do Sião, este livro que teria sido escrito no Sião no período de Ayudha, compreendido entre os anos de 1358 a até 1767.
A partir do ano de 1800 acredita-se que na Inglaterra alguns siameses, que eram chamados na época de chocolate, é o que chamamos atualmente de Tonquinês.

No ano de 1960 nos Estados Unidos duas criadoras, Jane Barletta e Margareth Conroy teriam cruzado gatos da raça birmaneses com gatos siameses, originando assim os primeiros exemplares de gatos tonquineses, produzidos intencionalmente, ambas criadoras começaram a se comunicar e passaram então a trabalhar em conjunto para que pudessem desta forma desenvolver esta nova raça.

O gato então virou uma combinação perfeita entre gatos da Birmânia e gatos siameses atribuindo assim características bastante distintas de ambas as raças além de seu comportamento que também é bastante semelhante.


Características

O gato Tonquinês deverá sempre ser um gato de porte médio, não sendo considerado nem esguio nem compacto. É musculoso, sendo bem mais pesado do que ele aparenta realmente ser.

Sua cabeça deverá contar com contornos redondos, e é mais longa do que larga. Suas orelhas costumam apresentar um tamanho médio, com pontas ovais e em posição sempre de alerta. Seus olhos contribuem sempre para a expressão atenta do gato da raça Tonquinês. Esta é uma raça bastante famosa pela coloração de seus olhos, chamada de aqua, o que é um azul muito claro e límpido, onde a sua beleza é realçada com a luz natural. Com isto é também aceita tonalidades de verde nos olhos quando são combinados com determinadas pelagens dos felinos.

Pelagem
São consideradas cinco variedades de cores do gato da raça Tonquinês, e o termo vison conta com a atenuação da cor do seu corpo, que em inglês este termo se chama mink.

O gato com a coloração vison natural, possui como características em sua pelagem um corpo castanho quente, enquanto que suas extremidades são de coloração chocolate escuro bem como a do nariz, além disto ele deverá contar com almofadas na planta dos pés que deverão seguir estas cores.

O gato de coloração Vison Champagne, possui uma cor do corpo bege, doce, e também com extremidades castanha clara e a do nariz bem como a almofada de suas patas se apresentam de coloração rosada ou mesmo castanho escura.

O felino de coloração Vison Azul, oferece uma coloração em sua pelagem cinza azulada, enquanto que a das suas extremidades, e as almofadas da palma dos pés costuma ser cinza.

No felino com a coloração Vison Platina ele deverá contar com uma cor do seu corpo de um prateado bastante pálido, e as extremidades possuem um prateado mais escuro. A cor de seu nariz e as almofadas das patas é em colorações de rosa escuro.

O gato de coloração Vison Mel deverá contar com a cor do seu corpo em um tom de creme claro, a das extremidades deverá ser em tons de castanho avermelhado e a do seu nariz e ainda almofadas plantares devem se apresentar em tons avermelhados.

A pelagem deste felino poderá ter um comprimento entre o médio e também o curto, entre 2,5 e 5 cm quando esticados.

O seu pelo é fino, suave e também sedoso, com um brilho bastante lustroso e diferenciado das demais raças, o que o torna um dos gatos mais bonitos de todas as raças.

Quanto à coloração do gato Tonquinês existem várias cores para a pelagem, sendo assim uma delas é exclusiva da raça, que é o vison ou mink puro, onde se refere a um fator relevante que conforme vá passando a idade do gato ele vai ficando cada vez mais escuros. Todas as qualidades de pelagem deverão contar cm uma coloração dos olhos aqua.

Temperamento
O Tonquinês é um gato muito ativo, como são as suas duas raças de origem igualmente. Costumam ser muito sociáveis, amigos e afetivos. Se você procura por um gato de sofá e que seja bem independente, este não é um gato para você pois ele é bem oposto a isto, pois, Ele é um felino de muita personalidade, chegando até mesmo a ser teimoso mas costumam ser tão ternos que é quase impossível brigar ou xingar estes animaizinhos.

Eles gostam muito de estar com pessoas, crianças e também outros gatos e cães. Não gostam de forma alguma de ficarem sozinhos ou sem receberem atenção, mais do que gatos que costumam miar para si próprios, os Tonquineses tem a capacidade de conversar, esperando inclusive respostas de seus donos e prosseguindo um diálogo com ele. Gostam muito de ficar em lugares altos e observar tudo o que está acontecendo e o que se passa em casa, detestam portas fechadas.

A criação desta raça deverá ser bastante particular já que a união de dois gatos Tonquineses de linha pura, oferece de acordo com leis da genética uma descendência considerada homogênea sobre o plano morfológico porém heterogênea no plano de suas cores. É possível encontrarem em média dois gatos de padrão Tonquinês para 1 gato de padrão Siamês e também um gato de padrão Burmês.

No caso de houver uma criação de um Siamês com um Burmês como são realizados os cruzamentos na Europa. É possível se contar com uma primeira geração homogênea do tipo um gato com características de Tonquinês quanto a sua morfologia e a sua cor, porém na segunda geração deverão surgir ninhadas heterogêneas no que diz respeito a morfologia e a sua coloração.

Saúde
O gato da raça Tonquinês é um gato bastante saudável, e não oferece problemas graves genéticos conhecidos. Compartilham de alguns problemas existentes junto com seus pais siameses porém em casos raros. Costumam desenvolver gengivites que são comuns nesta raça e por isso é aconselhável à utilização de escovas de dente para que possa manter a sua saúde bucal em dia.

Os felinos desta raça também costumam ser muito sensíveis à anestesia principalmente quando são pequenos, por este motivo a castração dos felinos desta raça deverá ser realizada quando ele tiver em torno de 2 ou 3 anos de vida caso o criador queira realizar esta esterilização.

Sua pelagem não exige muita manutenção. Seu pelo é curto e deverá ser escovado regularmente para que não aconteçam problemas de bolas de pelos, estas que surgem conforme o gato se lambe criando dentro de seu organismo bolas que geram sérios problemas de saúde, podendo até mesmo em alguns casos causar á morte. Por isso é muito importante que sempre se procure observar os felinos desta raça para que se possa diagnosticar o que está acontecendo e poder tomar algum tipo de atitude a respeito disto.

A alimentação sempre deverá ser observada, é interessante que ao adotar o felino, você questione o criador qual o melhor tipo de ração a ser oferecida ou ainda que tipo de alimentação seja a mais correta para se oferecer no caso de comidinhas.

Esta orientação é extremamente importante para que seu felino possa viver mais e melhor, sua expectativa de vida poderá ser de até 16 anos, e por isso é interessante que seu gato sempre possa viver bem e ser bem tratado.

As visitas ao veterinário inicialmente caso não se perceba algum tipo de problema de saúde deverão ser realizadas sempre duas vezes ao ano. Caso seu felino esteja apresentando características ou comportamentos que são estranhos além de menos convencionais é importante que seja visualizado o que está acontecendo pois ele poderá estar sofrendo problemas de saúde.

A vacinação correta anual também deverá ser realizada bem como a desvermifugação, uma dica interessante é procurar pelo menos um mês antes de vacinar seu animalzinho de estimação procurar lhe dar o medicamento contra verminoses.

É muito importante que seu animal de estimação seja bem tratado pois desta forma ele irá lhe retribuir sempre muito bem com carinho, afeto e amor, tudo o que um gato precisa para viver por muito tempo de forma saudável e feliz.

Agradeço por mais esta dica de conhecimento e espero ter colaborado, por pouco que seja,

Fraternal Abraço do Amigo BP.

Gilmar
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo