Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Fale sobre a raça "Old English Sheepdog". Melhor comentário será escolhido!

211 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Prezada, raça bem antiga de cachorros de grande porte, pelo longo e espesso, brincalhão e dizem até desatento, tanto que muitos tinham reservas em utilizarem-no como pastor, porém, Ele mostrou com o decorrer do tempo que sabia da arte do pastoreio.

É a raça da Priscila, aquele cachorro famoso da de antiga TV Colosso. Muitos são apaixonados por essa raça.

Família: pecuária, pastoreio
Área de origem: Inglaterra
Função Original: pastoreio de ovelhas
Posição no ranking de inteligência: 63ª posição


Sheepdog - É comprovadamente uma raça antiga, ainda que hoje, seja mais utilizado como cão pastor no Novo Continente do que em países europeus. Não é fácil precisar, no entanto, a origem deste simpático cão pastor. Apresenta diversas analogias com o cão russo Owtchar, do qual não se tem notícias seguras, mas sabe-se que vários exemplares chegaram às ilhas britânicas em barcos provenientes do Báltico. É parecido com o Pastor de Brie francês e com o Pastor Bergamasco italiano.

A raça Old English Sheepdog, também conhecido na Inglatera como Bobtail devido a sua cauda curta, alcançou a estabilidade de suas características de hoje há mais de um século, difundindo-se sucessivamente no sul da Inglaterra e no norte, isto é, na Escócia, onde teria dado origem ao Bearded Collie.

Este típico porém singular cão de pastoreio se difundiu, principalmente na Inglaterra e na América, e tem como características a inteligência, a afetuosidade, seu jeito e latido inconfundíveis. O Old English Sheepdog é protetor, fiel, muito carinhoso com a sua família e particularmente paciente com as crianças. É dócil, porém excelente guardião, apresentando um caráter muito equilibrado.

O Old English Sheepdog é um cão que não tem cauda. É um cachorro sólido, musculoso, hábil e de expressão inteligente. De aspecto robusto, compacto, e simétrico, o corpo do Sheepdog é totalmente coberto por uma bela, abundante e distinta pelagem longa, formando cachos ao longo do corpo. As cores aceitas para a pelagem da raça são o cinza, em qualquer tonalidade, acinzentado ou azul. A cabeça do Sheepdog é quadrada, volumosa, com focinho forte, quadrado e stop bem definido. Os olhos podem ser escuros, azuis ou ainda de cores diferentes, com o contorno bem pigmentado.

A altura média para os cães machos da raça Sheepdog é de 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já os exemplares fêmeas devem apresentar, em média, 56 cm de altura.

O Old English Sheepdog é mais conhecido pelo nome Sheepdog, mas também pode ter os nomes Bobtail, que significa “que não tem cauda”. O nome vem por essa característica de alguns exemplares que tem as caudas amputadas do tamanho de um toco para os que nascem com ela.Na Inglaterra também é conhecido como Dulux, nome de uma marca de tintas. A raça apareceu pela primeira vez em suas propagandas durante os anos 60 e desde então a marca e a raça estão ligadas.

Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo