Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Fale sobre o "Cão Barbado da Terceira", também conhecido como "Terceira Cattle Dog".

221 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Barbado da Terceira

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Yahoo! — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Barbado da Terceira.


Fêmea juvenil.
Barbado da Terceira é uma raça canina tida como um cão de gado por excelência, muito ágil e dinâmico, conduzindo e juntando o gado com grande facilidade, sendo também utilizado no maneio de gado bravo.[1]

Características[editar código-fonte]
De acordo com o Clube Português de Canicultura (CPC). “é utilizado ainda como cão de guarda, função que desempenha com eficácia”, ao mesmo tempo que é “um bom cão de companhia” face ao seu “carácter afável e ensino fácil”.

O Barbado provavelmente evoluiu de cães trazidos pelos povoadores a partir do século XV e que eram usados na recolha de gado bravo.

No seu aspecto geral, surge referência a um cão rústico, com corpo forte e bem musculado, coberto de pêlo comprido, abundante e ondulado.

Quanto ao comportamento/carácter, é tido como cão companheiro e fiel ao dono, inteligente, de ensino fácil, alegre, meigo e voluntarioso.

O Barbado da Ilha Terceira foi reconhecido, pelo CPC, como a décima raça pura canina portuguesa

Atualmente existirão cerca de duas centenas de Barbados na Terceira.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo