Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Fale sobre o "Hollandse Herdershond", também conhecido como "Pastor Holandês".

221 visualizações

Respostas


Origem: Holanda

Pelo: Médio

Porte: Grande (de 25 a 45 kg)


Histórico

O Pastor Holandês é uma raça relativamente recente, desenvolvida no Sul da Holanda, em especial a região de Brabant, a partir do início do século XIX. O Pastor Holandês é descendente de cães pastores locais que habitavam a região e além disso é muito aparentado com os pastores belgas (especialmente malinois) e pastores alemães, com os quais compartilha os mesmos ancestrais. Suas habilidades como cão pastor fizeram dele um cão popular nas fazendas do seu país de origem até o início da diminuição da atividade pastoreira na Holanda, esta raça também perdeu um pouco de sua popularidade devido a concorrência de raças estrangeiras como o Pastor Alemão, felizmente criadores e admiradores da raça mantiveram a criação e as qualidades de cão de trabalho do Pastor Holandês. Existem atualmente três variedades de pastores holandeses, pêlo curto, pêlo longo e pêlo duro, originalmente não havia separação entre as diferentes variedades , apenas no início do século XX, devido a participação da raça em exposições caninas é que as três variedades começaram a ser separadas. Apesar do pêlo diferente, as três variedades possuem estruturas físicas semelhantes e são julgadas pelo mesmo padrão nas exposições. Este cão é muito inteligente e aprende com rapidez, com um forte instinto de pastoreio, além disto possui um instinto territorial forte e é um bom cão de guarda, sendo muitas vezes treinado como cão policial ou cão militar, esta é uma raça que também tem se destacado em esportes caninos como o agility. O Pastor Holandês é manso e carinhoso com sua família, muito fiel ao dono e convive bem com crianças. Esta raça é dominante com outros cães e tende a brigar, especialmente com cães do mesmo sexo, não sendo uma boa opção para casas com outros cães de estimação. Cães desta raça são resistentes e rústicos, possuem físico atlético e são considerados bons saltadores. Estes cães são originalmente cães de fazenda e precisam de bastante espaço e exercício, se forem criados na cidade devem ser levados para passear diariamente. Independente da variedade de pêlo, curto, longo ou duro, os pastores holandeses devem ser escovados diariamente. Cão de tamanho e peso médios, bem proporcionado, bem musculoso com estrutura poderosa e bem balanceada, de expressão inteligente e temperamento vivaz.


Outros Dados

Afetuoso, obediente, tratável, alerta, muito confiável e seguro, pouco exigente, pleno de vigor físico, vigilante, ativo e dotado de verdadeiro temperamento para o pastoreio.
Melhor resposta

Ola novamente Keila!
Pastor-holandês, (em neerlandês: Hollandse Herdershond) é uma raça de cão oriunda dos Países Baixos. Este cão é fisicamente um animal de porte médio, cuja proporção é harmônica e a estrutura equilibrada. Podendo chegar a medir os 62 cm na cernelha, é considerado um canino musculoso, de expressão inteligente e sagaz; sua pelagem possui três variedades: curta, longa e dura.

Seu temperamento é descrito como afetuoso e confiável. Apesar de ser um cão que exija exercícios, é visto como bom vigilante, em vista de ser alerta e ter o seu treinamento classificado como fácil para donos inexperientes.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo