Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Falem o que saibem sobre o Pumi

219 visualizações

Respostas


É um cão de porte médio, alerta, inteligente e ágil. É reservado com estranhos e avalia cada nova situação que lhe é imposta. É um ótimo cão domestico, de companhia, de guarda e de esportes, vivendo bem dentro de casa. Por ser muito vivaz costuma ter o corpo em constante movimento e ser bastante barulhento, necessitando de algum tipo de atividade para gastar sua energia.

O Pumi, ou ainda Hungarian Pumi, é o cão ideal para solteiros, famílias sem crianças pequenas, pessoas alérgicas – seu pelo muda pouco e precisa de tosa poucas vezes no ano -, que vivem no subúrbio ou interior do país, que procuram um bom cão de guarda ou um cão de pastoreio versátil. Só é aconselhável o criar na cidade quando o dono se interessa por esportes caninos.



Origem

O Pumi é um cão de pastoreio de origem húngara, tendo surgido na região Oeste do país entre os séculos 17 e 18. É uma mistura do Puli com cães de pastoreio alemães e franceses. Acredita-se que também exista algum sangue do grupo Terrier no seu desenvolvimento, o que teria contribuído para sua habilidade no pastoreio de gado, ovelhas e porcos. As características específicas dos cães de pastoreio húngaro foram definidas no inicio do século 20 e o padrão próprio do Pumi foi estabelecido por volta de 1932.

Em 1920, o Pumi foi considerado uma raça independente dos demais cães de pastoreio de origem húngara e nos dias de hoje é defendido como um cão de companhia e de trabalho. Além disso, é o cão de pastoreio húngaro mais utilizado na Finlândia onde foi introduzido em 1972.



Comportamento

É um cão ativo, alegre e pronto para o trabalho. Age de forma desconfiada com estranhos, sendo necessários paciência e treinamento para fazê-lo entender que visitas não são intrusos. É inquieto e barulhento, estando com o corpo em constante movimento. Costuma ser impaciente e extremamente corajoso, atraindo atenção por onde passa devido ao seu temperamento e aparência. Lida bem com crianças maiores que se comportam bem perto de cachorros e para conviver com outros animais de estimação é necessário fazer o Pumi socializar com eles o mais rápido possível.

A raça Pumi é uma combinação da inteligência de um cão de rebanho com a agilidade das raças Terrier. É um cão versátil e igualmente hábil em reunir, dirigir e manter o rebanho dentro dos limites impostos pelo pastor, mantendo-se perto do rebanho, usando sua voz forte e seus movimentos rápidos para mantê-lo sob controle. Também é excelente no combate de roedores e animais selvagens.

Um Pumi que seja tímido ou calmo não é típico para a raça. Assim como uma agressividade excessiva não deve ser aceita.



Aspecto

O cão da raça Pumi é de formato quadrado, porte médio, corpo ágil e musculoso. Sua cauda forma um círculo sobre o dorso, não sendo permitido a cortar. Seu pelo é uma mistura de ondulado e cacheado, nunca sendo em forma de fio ou liso. A cor da pelagem deve ser sempre intensa, sendo densa, felpuda e forte, mas nunca de aspecto grosseiro. O subpelo é macio. Na região do peito é aceitável a presença de uma mancha branca com menos de três centímetros. Sua pele é sem dobras e nas regiões sem pelo são pretas ou cinzas, bem pigmentadas.

Seu aspecto do grupo Terrier aparece principalmente na cabeça. É um cão de cabeça alongada e estreita, tendo como característica marcante seu focinho alongado, sem corte no nariz. A trufa é estreita e preta independente da cor do pelo. Seus maxilares são fortes assim como os dentes que possuem mordedura em tesoura, não devendo apresentar um ou mais dentes faltando, o que pode ser desconsiderado no caso do terceiro molar. Os olhos são castanho-escuros, inseridos ligeiramente afastados e oblíquos, lhe dando uma expressão peculiar, viva e inteligente. As orelhas são semi-eretas, inseridas altas, em formato de V invertido e cobertas de pelos, respondendo prontamente aos estímulos do ambiente. O pescoço é musculoso, pouco arqueado e de comprimento médio. Tem o faro bem desenvolvido.

O andar do Pumi é leve, ativo e eficiente, com alcance e propulsão moderados, permitindo uma alteração de direção instantânea.



Cuidados específicos

O cão da raça Pumi perde pelo apenas quando penteado, o que deve ser feito a cada duas semanas, e a cada três meses deve ser tosado. Na região das pernas e cabeça são permitidas pequenas correções a tesoura, mas o mesmo não é aconselhável para o restante do pelo, sendo desejável acabamento a mão por trimming. A textura do seu pelo é obtida ao deixa-lo secar em exposição ao ar, nunca devendo ter o pelo seco com auxilio de secador.

Vive bem dentro de casa, no entanto o Pumi apresenta grande necessidade de atividade física, podendo participar de jogos tipo flyball, testes de pastoreio e agilidade ou até mesmo tentar controlar o gato da família.



Saúde

O Pumi costuma ser um cão bastante saudável. Os problemas mais comuns relacionados à raça são displasia coxofemoral e luxação patelar, ou seja, o deslocamento da articulação do joelho.

Melhor resposta

Olá!!

Complementando:

A Pumi é uma raça canina originária da Hungria e descende do cruzamento entre o Puli Húngaro e cães pastores franceses e alemães, no séc.XVII. Dizem que corre sangue de Terrier nas suas veias, mas não há certezas disso. Foi utilizado não só para arrebanhar ovelhas, mas também para acompanhar o gado e caçar pequenos ruminantes.
Esse cão de pastoreio incansável, impetuoso e vivo, sempre faz um trabalho perfeito. O Pumi é muito afetuoso com o dono, mas desconfiado com estranhos. É um notável guardião, muito atento ao menor ruído, mas que late muito. Esse pastor se mostra também excelente caçador, até mesmo de ratos. Sua extraordinária vivacidade atrai sempre a atenção para si. Como está sempre em movimento, esse cão não é adequado para viver fechado em um apartamento. Todavia ele é dócil e seu adestramento é fácil.
O Pumi tem uma esperança média de vida que pode alcançar os 13 anos e não apresenta nenhuma tendência para contrair determinadas doenças.

TAMANHO
Macho: De 41 a 47 cm.
Fêmea: De 38 a 44 cm.

PESO
Macho: De 10 a 15 kg.
Fêmea: De 8 a 13 kg.

Muito agradecido por complementares a pesquisa, aprender é sempre bom e necessário...
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo