Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Meus Queridos Amigos do BP, falem das diferenças entre os pastores belgas.

186 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Bom Dia!!!

Até onde sei, há 4 variedades de pastores belgas:

* Groenendael: Este é o mais popular, não só pela sua beleza e inteligência, mas também pela sua versatilidade. Presentemente são utilizados como cães polícia, cães de companhia e de guarda. É leal, protetor e afetuoso. É um cão de porte médio, cuja altura nos machos varia entre os 61-66cm e, nas fêmeas, entre os 56-61cm. O seu peso pode alcançar os 28Kg. É dotado com uma inconfundível pelagem negra, comprida lisa e abundante, cujo subpêlo é bastante denso. Os olhos são de tamanho médio, castanhos e estão inseridos obliquamente. As orelhas são triangulares e eretas. O Groenendael tem uma esperança média de vida de 13/14 anos e é normalmente um cão saudável. As doenças mais comuns nesta raça são a epilepsia, displasia e atrofia progressiva da retina.

* Tervueren: É outra variedade do Pastor Belga, caracterizada pela sua pelagem comprida e colorida com diferentes tons (vermelho, gamo, cinzento), ao contrário do Groenendael, muito parecido fisicamente, mas com a pelagem totalmente preta. Este é um cão talhado para trabalhar, daí que seja bastante energético e aprecie a atenção do seu dono, quem protege com empenho. Não é um animal agressivo mas, dada a sua natureza, é importante que seja socializado durante o sue crescimento e que seja bem integrado na família, para que não desenvolva facetas negativas, que não são comuns na raça. É um cão de porte médio, cuja altura varia nos machos entre os 61 e os 66 cm e nas fêmeas entre os 56 e os 61 cm. O seu peso pode alcançar os 28 Kg. O Tervueren tem uma esperança média de vida de 12 a 14 anos.

* Malinois: É considerada a mais antiga das quatro variedades que constituem a família dos Cães Pastores Belga. O Malinois é uma companhia afetuosa e leal, que se revela gentil e paciente com as crianças. É protetor, inteligente, obediente, corajoso, determinado e dotado com grande resistência à fadiga. Este é um cão de tamanho médio, cuja altura, nos machos, variam entre os 61 e os 66 cm e, nas fêmeas, entre os 56 e os 61 cm. O seu peso pode atingir os 28Kg. A pelagem do Malinois é muito curta na cabeça, exterior das orelhas e parte inferior dos membros e um pouco maior no resto do corpo. As suas cores variam entre o vermelho, gamo e cinzento. Os olhos inseridos obliquamente, são de tamanho médio e de cor castanha e as orelhas triangulares são portadas empinadas quando o cão está em alerta. É considerado um cão saudável, tendo uma esperança média de vida que pode atingir os 12 anos.

* Laekenois: É a variedade mais rara de raça Pastor Belga. Isto deve-se ao fato de ser o menos popular das quatro variedades. Curiosamente é a único com pêlo áspero, mas é o que tem de todos melhor temperamento. É inteligente, protetor, leal, tenta ser dominante e é o menos nervoso e mais consistente dos pastores belgas. É um cão de porte grande, mas harmonioso, resultando em elegância e força. Os machos têm entre 25 e 30 kg e as fêmeas entre 20 e 25 kg. Os olhos são de tamanho médio, acastanhados, mas escuros de preferência, dando-lhe uma expressão viva, inteligente e inquisitiva. As orelhas são pequenas e triangulares. O Laeknois tem o pêlo cerdoso e com um comprimento médio de 6 cm. As zonas de pêlo mais curto são o focinho e as pernas. A cauda não deve formar uma pluma. A única cor permitida par ao Laekenois é o fulvo, apesar de serem permitidas sombras escuras sobretudo no focinho e cauda. É também aceite pequenas marcas brancas no peito e nos dedos.

Ou seja, resumidamente, o que distingue as variedades de Pastores Belgas é o tipo de pelagem:
* O Groenendael possui pêlo comprido e de cor preta;
* O Laekenois possui pêlo de arame;
* O Malinois, pêlo macio;
* O Tervueren, pêlo comprido com vários tons.

Espero ter contribuído!

Bom Dia. Keila. Parabéns, completíssimo. Eu gosto de todos Eles, particularmente, do Tervurein, pelo Duque.

A pelagem é o fator que distingue as variedades de Pastores Belgas, assim, segue:
* O Groenendael possui pêlo comprido e de cor preta;

* O Laekenois possui pêlo de arame;

* O Malinois, pêlo macio;

* O Tervueren, pêlo comprido com vários tons.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo