Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Meus Queridos do BP, qual a origem e as raças formadoras do Gato Exótico?

154 visualizações

Respostas


Prezados, Bom Dia e Boa Semana. Uma Dica, esta raça teve origem nos USA e notem o nariz nos remete ao Persa, então, vale a pesquisa.

VAMOS LÁ.

Gilmar

Bom Dia!

Só pelo seu nome já é possível se ter uma ideia de toda a beleza e as características especiais que um felino desta raça possui, rsrs!
Com origem nos Estados Unidos, esta raça foi planejada pelos homens com o objetivo de criar um animal dócil, de bom temperamento e que fosse tão bonito quanto o Persa, apesar de ser de uma manutenção mais fácil do que os Persas. Na década de 60, o Exótico existia em programas de criação que fossem destinados a obter um Persa de Pelo Curto, empregando Persas e Americanos de Pelo Curto (American Short Hair).
A raça foi então reconhecida apenas a partir de 1967 na América e em 1971 na Europa.
De porte médio a grande, têm o corpo compacto e robusto, olhos redondos, grandes e bem separados, bochechas e focinho arredondados e curtos. Seu diferencial é a pelagem: densa, macia e curta. Para os apaixonados pela personalidade do gato Persa, mas que não dispõem do tempo que a raça requer com higiene e escovação, o gato Exótico é uma ótima opção e essa facilidade se tornou o grande chamariz para a popularização da raça.
O temperamento é parecido com o do Persa, carinhoso e apegado ao dono, porém, o Exótico é mais extrovertido e alegre, provavelmente uma herança do American e do British Short Hair, mas de pelo curto.
Por ainda serem raros e terem poucos criadores no Brasil, os filhotes de gato Exótico costumam custar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00.

O_o
Um tanto caro, não acha?

Expectativa de vida: 18 anos.

Tamanho/Peso: 4k g a 6 kg, com altura de aproximadamente 30 cm.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo