Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Meus queridos, falem a respeito do belo Tahltan Bear Dog

162 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Oiiiiiii!!!

O Tahltan Bear Dog é um dos 5 cães nativos do Canadá que foi desenvolvido pelos índios Tahltan, uma tribo que ainda hoje existe no noroeste, em número muito reduzido.
Foi utilizado na caça de ursos, linces e porcos-espinhos, no tempo em que ainda se vivia da caça. Crê-se que estes pequenos cães eram transportados em sacos, carregados às costas, de forma a preservarem as suas forças, até ao momento certo em que eram soltos para perseguir e mordiscar a presa, posteriormente abatida pelo caçador. Diz-se igualmente que foi alvo de troca entre os Apaches e os Thaltan, daí que existam cães semelhantes a estes em mais locais do continente.
Infelizmente, hoje esta raça está quase extinta, em parte devido a problemas de criação (o Thaltan acasala uma vez por ano e tem no máximo quatro crias que podem ser mortas se a fêmea estiver perturbada) e ao facto da sua linhagem se ter diluído muito com a chegada de novos cães levados pelos exploradores brancos. O declínio sério do número de registros levou a que o Kennel Club canadiano lhe retirasse o registro, em 1974. Atualmente alguns criadores estão a tentar recuperar a raça, mas para já, ainda sem resultados.
O Tahltan Bear Dog mede entre 30,5 cm e 40,5 cm, e pesa cerca de 6,8 Kg. É um cão gentil e amigo do seu dono, bravo e destemido para enfrentar os ursos. Ahh, estes cães alimentam-se de peixe e de pequenas aves que caçavam, mas o seu organismo era relativamente frágil, pelo que muitos adoeciam quando sujeitos a alterações alimentares. Também são sensíveis ao clima quente, pelo que se dão muito melhor com temperaturas baixas.

A reesposta está correta, Keila, infelizmente, quase extinto.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo