Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Pointer ou Perdigueiro qual o nome certo da raça?

175 visualizações

Respostas


O Pointer traz no nome sua principal função: encontrar a presa e ‘apontá-la’ (to point) para o caçador. Para desempenhar bem essa atividade, o Pointer possui um faro excepcional, e apresenta extrema agilidade e grande força física que lhe permite percorrer grandes distâncias até encontrar a caça.

Desenvolvido e aprimorado para a caça, sua popularidade nos países onde o esporte é permitido é enorme. Na Itália e na Espanha está há anos entre as dez raças mais populares.

Um bom exemplo da paixão que a raça desperta, os caçadores ingleses costumam levar os Pointers para o campo apenas com a finalidade de apontar a caça, deixando para outros cães (labradores, goldens e cockers) a tarefa menos ‘artística’ de ir apanhar a peça depois de abatida.No Brasil, onde é ainda é mais conhecido como "perdigueiro", apesar das restrições à caça, o Pointer também é bastante conhecido.

Um dado curioso sobre o comportamento dos cães de aponte, nos quais incluem-se os Pointers e os Setters é levantado por Stanley Coren, autor do livro "A Inteligência dos Cães". Segundo ele, o comportamento típico desses cães, que, ao localizar a presa assumem sua postura característica, ficando imóveis, seria o resultado de um ‘curto-circuito’, uma sobrecarga neural que ‘congela’ o animal diante da presa. A ausência deste ‘curto-circuito’ impeliria o animal sobre a caça. O mesmo tipo de comportamento pode ser observado nos lobos, onde um animal-guia, ‘congela’ apontando a presa e mantendo sua postura até que o restante dos membros efetive o ataque.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo