Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Por que a raça chow chow é muito temperamental

686 visualizações

Respostas


Bom dia Ingride!
Temperamento da raça Chow Chow
Muito versátil, é considerado um valente guardião e defensor da casa, é ótimo guarda de barcos, exímio caçador de lobos e outras presas selvagens, além de um talentoso e incansável cão de trenó, atividade de extrema importância em sua região de origem.

Em geral, o Chow Chow apresenta temperamento calmo e tranquilo, porém é um cão reservado, independente, com forte instinto de caça, protetor aficcionado e absolutamente leal ao dono. É um cachorro considerado extremamente protetor e pode, com o tempo, mostrar-se excessivamente agressivo em relação às pessoas estranhas ao convívio familiar.

O adestramento e a socialização precoce são imperativos para este cachorro, que tende a se tornar teimoso e menos receptivo ao treinamento depois de adulto. Não é uma raça indicada para proprietários inexperientes e que não saibam lidar com seu temperamento forte e, por muita vezes, dominante. O treinamento enquanto filhote ajuda na formação de caráter e no ajuste do cachorro adulto ao convívio com as pessoas. Depois de adulto, o Chow Chow também pode mostrar-se agressivo com outros cães, especialmente os de mesmo sexo. Devem ser socializados o mais cedo possível, e ainda mais os exemplares considerados dominantes, a fim de evitar problemas mais sérios de convivência no futuro.

Por não ter um porte grande e por não necessitar de tanto exercício quanto outras raças de cães, o Chow Chow é considerado um bom cachorro para apartamento, no entanto, precisa gastar sua energia como qualquer outro cão, e neste caso, passeios regulares de coleira são indicados para que não se tornem destrutivos.

Sim, Chow-Chows têm uma personalidade bastante forte. Por isso que é altamente recomendado o adestramento, pois este reforça para o cão a idéa de que ele é o dominado e não o dominante ao permanecer recebendo e cumprindo ordens, acredite, Chow-Chows são do tipo teimosos, que se não receberem uma boa criação, não irão obedecer, isso significa que seu dono perderá autoridade e ele pode resolver então se tornar o líder da 'matilha', dae meu caro, ninguém vai conseguir nada dele e terão que tomar cuidado para não fazerem nada que o desagrade ainda por cima.
Como *cães de guarda* que são também não são simpáticos a estranhos, normal, em relação a seu dono, ele não é do tipo 'cheio de amor para dar' e também não fica pedindo atenção e carinho, são mais independentes, reservados, dae pode passar essa imagem de 'não gostar de ninguém', mas não é bem isso, eles amam, mas amam do jeito deles e se reparar no jeito em que eles tratam um estranho e o jeito que tratam o seu 'escolhido dono', é um amor meio de gato, mas que estará lá. Se não quiser um animal 'furioso', deve sociabilizá-lo com todos os tipos de pessoas e animais, para não se tornarem 'anti-sociais' depois de adultos, mas vão continuar sendo na deles e pé atrás, portanto, apesar de não aguentarem com muito exercício, apreciam estes e o dono não pode deixá-lo preso no quintal ou apenas no convívio familiar, e sim levá-lo para passear desde novinho.

A verdade é que o temperamento do Chow Chow geralmente é doce e amigável, mas ele tende a ser um pouco impaciente, especialmente com crianças. É um cachorro extremamente independente e teimoso, e pode acabar se tornando agressivo se for criado em um ambiente muito fechado, por isso é bom que desde pequeno se inicie um trabalho de socialização (com pessoas e outros animais). Em função deste comportamento, podem ser agressivos com pessoas estranhas, mas com o dono em si, não... a não ser que o dono não esteja exercendo a autoridade que se deve!

O Chow Chow geralmente é doce e amigável, mas ele é um pouco impaciente principalmente com crianças e bastante teimoso.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo