Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Prezados, comentem a respeito do Cão de Castro Laboreiro...

187 visualizações

Respostas


Será mais um exemplar canino de Portugal???
Melhor resposta

Bom Dia Gilmar!

O Cão de Castro Laboreiro é uma raça de cão portuguesa de grande tamanho.
O Cão de Castro Laboreiro tem a sua origem na região que lhe deu o nome: a freguesia de Castro Laboreiro, no Concelho de Melgaço. À semelhança do cão, Castro Laboreiro é uma das terras mais antigas de Portugal.
A cor da pelagem predominante é o lobeiro, que pode surgir nas tonalidades claro, comum e escuro, sendo esta última a mais frequente. É ainda referida uma outra coloração mais rara, designada cor do monte e considerada pelos castrejos como característica étnica.
Segundo a classificação da Federação Cinológica Internacional (FCI) o Cão de Castro Laboreiro pertence à Secção 2.2 (Raças molossóides de tipo montanha), incluída no Grupo 2 (Pinscher e Schnauzer, raças molossóides, cães suíços de montanha e boieiros e outras raças).
Pela sua comprovada eficácia na proteção dos rebanhos contra os ataques dos lobos e de outros predadores, como as raposas ou os cães vadios, são cada vez mais utilizados na proteção de rebanhos de cabras e ovelhas ou de manadas de vacas, desde o planalto de Castro Laboreiro até às serranias do Alvão.
Trata-se de um cão inteligente, aprendendo facilmente, mas com um temperamento independente, que advém da sua função de proteção dos rebanhos, onde atua de forma independente do pastor. É ágil, ativo, protetor, é tolerante com crianças e não desafia o dono.
A esperança média de vida é de 12 anos de idade, conhecendo-se casos de cães que ultrapassaram largamente esta idade chegando, inclusive, aos 18 anos de idade.
Possui uma altura ao garrote que pode variar entre os 55 e os 64 cm (com mais 2 cm de tolerância) e um peso que varia entre os 25 e os 40 kg.

Muito bem, Keila, um grande molosso lusitano...
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo