Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

quais os cães de busca e resgate que se adapta melhor para o serviço?

262 visualizações

Respostas


Ao contrário do que muitos pensam, o Labrador não é originário da região do Labrador, mas sim da Terra Nova (Newfoundland), no Canadá, onde nadava nas águas geladas para recolher redes de pesca. Sua pelagem curta e impermeável à água evitava que o gelo se prendesse aos pêlos, enquanto o corpo musculoso e a grande tolerância à dor davam-lhe forças para completar a tarefa.

Até onde se sabe, os cães que teriam sido a fundação do Labrador atual foram introduzidos na Inglaterra no início de 1800 até 1885, quando as leis de quarentena (cães que venham de fora da ilha precisam ficar isolados por um período de 6 meses antes de serem liberados para viver na Grã Bretanha) passara a inviabilizar a importação de novos cães.
Nas duas primeiras décadas do século 20, a Inglaterra possuía os canis mais influentes na formação básica da raça como ela é conhecida hoje, entre eles o Lord Knutsford’s Munden Labradors e o Lady Howe’s Banchory Labradors. Já nesta época os Labradores se destacavam como grande campeões, tanto nas competições de beleza, como nas de caçada.

Os "novos" Labradores foram importados para os EUA durante a Primeira Guerra Mundial e na época eram classificados apenas como Retrieevers, competindo junto com outras raças que também recebem esta denominação (Golden Retrievers, Chesapeake Retrievers, Bay Retrievers entre outros).

Hoje o Labrador Retriever combina as características do Labrador original e de outros Retrievers. A grande popularidade da raça se deve a sua aparência forte, pêlo macio e de diversas cores, temperamento tranqüilo, amigável e equilibrado, aliados a uma grande facilidade em se adaptar a diferentes condições e a versatilidade no desempenho de diversas tarefas, como busca e resgate de sobreviventes e desaparecidos, guia para cegos, cão de terapia para crianças e pessoas hospitalizadas, caça de diversos tipos de presas, busca e rastreamento de drogas, além de ser um excelente companheiro da família.

Boa Tarde Felix... até onde sei, Golden Retrievers, Labradores, Pastores Alemães, Border Collies e Malinois são algumas das raças mais populares usadas no treinamento de cães de resgate.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo