Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Quais os principais motivos que provocam agressividade de um cão?

246 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Bom Dia Rosana.... bom, vou enumerar algumas das causas que podem provocar agressividade:

* Manipulação: Muitos cães respondem agressivamente ao serem manipulados de determinadas maneiras. Causas comuns para agressão de manipulação incluem ser pego, cortar as unhas, banho e escovação.
O mesmo é válido para vários exames e procedimentos veterinários, como exames dentais, de orelha, dos olhos, uso de medicações, etc.

* Filhotes: Agressão maternal é comum em todas as espécies, visto que elas tendem a proteger seus filhotes.

* Invasão de território: Muitos cães acham que proteger a casa e propriedade é um trabalho muito importante.

* Guarda de recursos: Guardar recursos é um comportamento natural. Cães que protegem recursos vêem a aproximação de pessoas ou humanos como uma ameaça ao que eles consideram valioso – seja a propriedade, o dono, uma refeição, um brinquedo ou o local favorito para dormir.

* Agressividade com outros cães

* Movimento: Por serem predadores, os cães são rápidos para perseguir e morder coisas que se movem depresa e/ou de forma imprevisível. Animais de movimentos rápidos (esquilos, pássaros, gatos etc.) são alvos frequentes. Causas humanas para reatividade ao movimento incluem bicicletas, skates e carros.

* Frustração: A frustração é outra causa comum da agressão canina. A frustração gera stress, o que contribui para a agressão. A agressão por frustração geralmente se forma em relação a barreiras, como coleiras ou cercas. O cão pode querer verificar uma pessoa ou cachorro do outro lado da cerca, e fica frustrado por não conseguir. Ele pode redirecionar sua agressão para um animal ou humano familiar como resultado.

* Grupos específicos de pessoas: Os cães podem ser agressivos com grupos específicos de pessoas com características em comum – homens com barbas, crianças pequenas, indivíduos com mobilidade reduzida, e até mesmo pessoas com determinado perfume.

* Agressividade por dominância: Serve para mostrar quem manda. Costuma acontecer quando é questionada ou contrariada a dominância de um cão que se considera líder do grupo.

* Agressividade por medo ou dor: Às vezes, para se defender, o cão acuado pode atacar o agressor. Ou, ameaçá-lo mostrando os dentes e rosnando, para evitar que chegue perto demais. Um cão com dor, por medo de que um outro bicho ou uma pessoa se aproveite dessa vulnerabilidade, tende a ser agressivo. Esse é o principal motivo que leva cães atropelados a atacar a pessoa que tenta socorrê-los.

Acho que é isso!!!
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo