Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Quantas variedades de Pastor Belga existem? Cite-as.

196 visualizações

Respostas


Bom Dia!

Existem 4 variedades de Pastores Belga:

* Pastor Belga Groenendael: Por sua atrativa linha estética, a pelagem reluzente, longa, espessa e toda preta, o Pastor Belga Groenendael hoje pode competir com os melhores cães de luxo e de companhia. Com esta raça voltava a se sobressair as características comuns a muitos outros cães pastores: a inteligência, as qualidades físicas e intelectivas que difundiram a sua utilização desempenhando tarefas distintas da original. Este cão pastor, valente, vigilante, afetuoso revela-se excepcional cão de guarda, e tem sido empregado vantajosamente como auxiliar na ação policial. É sem dúvida, a mais difundida entre as variedades de pastores belgas. O nome, veio do lugar onde deu-se inicio a crição, o castelo de Groenendael, localizado ao sul de Bruxelas.

* Pastor Belga Tervueren: O Pastor Belga Tervueren, que se difere do Groenendael por mostrar a cor loura encarvoada, é considerado um cão mais robusto e muitos criadores o utilizam precisamente para reforçar o sangue da raça. Além disso, pode-se dizer que possui todas as características comuns aos demais pastores belgas. Como todas as outras variedades, o Tervueren é um cachorro de tamanho mediano, de estrutura quadrada e bem proporcionado.

* Pastor Belga Malinois: Na região noroeste da Bélgica vive o Malinois, um cachorro considerado mais rústico em relação as outras três variedades, mas não grosseiro, robustíssimo, e por esta razão apto para os mais diversos trabalhos, relacionados ou não às tarefas de pastoreio. A pelagem é densa, de boa textura, formando um sub pelo lanoso, com excelente cobertura protetora. Apresenta pelagem curta sobre o corpo e mais abundante na cauda e ao redor do pescoço. A belíssima máscara escura que se forma ao redor dos olhos, orelhas e focinho é muito bem pronunciada, e característica do Pastor Belga Malinois.

* Pastor Belga Laekenois: Com a pelgem longa e dura, de cor louro dourado, o Pastor Belga Laekenois toma seu nome do castelo real de Laeken, onde a rainha Maria Henriqueta costumava observar as tarefas desta raça, sua preferida e a qual favoreceu notavelmente. A principal característica do Pastor Belga Laekenois é a pelgem dura, áspera e eriçada. O comprimento do pelo é de 6 cm em todas as partes do corpo, sendo um pouco mais curto sobre o focinho, na testa e nas patas. Ao redor dos olhos, a pelagem não é tão desenvolvida a ponto de esconder a forma da cabeça.
Melhor resposta

O pastor-belga,é uma raça de cães que possui variedades de aparência bastante distintas entre si no que toca a pelagem e as cores. Apesar disso, a dificuldade de classificá-los reside no fato dos kennel clubs locais não entrarem em acordo sobre suas diferenças. Internacionalmente, o pastor belga é uma única raça dotada de quatro variações, bem como em vários outros países; Nacionalmente, em 1891 o professor Adolphe Reul, da Escola Veterinária de Cureghem, estudou todos os pastores e estabeleceu quatro diferentes raças; nos Estados Unidos, os laekenois não são reconhecidos, os groenendaels são os belgas e os outros dois são tidos como a mesma raça.O malinois, de pelagem clara, mais alongada e com franjas, é nativo da região de Malines e tido como um dos mais raros entre seus parentes. De todos, é o mais próximo do pastor alemão e do holandês de pelo liso. Conhecido pelo vigor, foi o primeiro dos belgas a ser descrito. O groenendael, de pelagem negra, alongada, macia e abundante até as pernas, começou a ser criado por volta da década de 1890 quando Nicholas Rose, dono do Café du Groenedael, cruzou um filhote negro e obteve outro, considerados então base desta variedade. O mais raro, o laekenois, tem a aparência felpuda e rústica, de pelagem densa, sem a franja, e ondulada. Predileto da rainha Maria Henriqueta da Bélgica, possui o nome vindo do Castelo de Laeken. Fácil de adestrar, assim como os demais, é visto como excelente companheiro. O tervueren, majoritariamente classificado como raça separada, tornou-se popular quando usado como farejador de entorpecentes.

Independente das diferenças, os belgas são considerados campeões na realização de várias atividades - provas de obediência, campeonatos de agility, pastoreio de ovelhas, flyball, exposições de beleza, cão de companhia e guarda - o que os tornaram populares em todo o mundo, apesar de abaixo das expectativas. Segundo estudos, nos belgas é vista a variedade de pelagens que remonta à época em que cães eram utilizados em funções. Bem como o temperamento e as qualidades físicas, os belgas partilham os problemas da raça: podem desenvolver displasia, epilepsia, atrofia progressiva da retina e pannus. Na cultura humana, um dos cães mais famosos é Tomy, o primeiro dos tervuerens.

Muito bem, parabéns a ambas. Particularmente, gosto muito do Tervuren, porque tive o privilégio de ter um por companheiro canino, o Graden Duque que deixou saudades.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo