Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta respondida

Quem é o Pastor Bérgamo?

204 visualizações

Respostas

Melhor resposta

Olá Gilmar..

Pergunta já respondida em:

http://www.blupet.com.br/perguntas-e-respostas/racas/o-que-sabem-sobre-os-bergamasco

Bem, o Pastor Bérgamo, também conhecido como Pastor Bergamasco, é uma raça canina oriunda da Itália. Criada a partir de cruzamentos entre os cães pastores chegados da Ásia, é parente próximo ao pastor-de-briard, que, segundo afirmam, originou o famoso pastor-de-brie, cujo "nascimento" foi atribuído aos franceses. O bergamasco é descrito como um perfeito cão de guardo e pastoreio: é leal, inteligente, dócil, forte e esforçado. Fisicamente é um canino de porte médio e estrutura robusta e rústica, chegando a pesar 38 kg e medir 60 cm.

Mais um exemplar dos descend.entes dos antigos molossos

Esta antiga raça de cães de guarda de rebanhos emigrou para toda a região dos Alpes Italianos; o efetivo desses cães era grande nos vales bergamascos onde a criação das ovelhas era fortemente desenvolvida. Este magnífico pastor reúne todas os dotes particulares do guardião de rebanhos: é forte, esforçado, muito dócil com o dono, de aguda inteligência: se os animais que lhe são confiados parecem correr algum risco, não duvida em fazer valer toda a sua força e seu desprezo pelo perigo. Lamentavelmente, são poucos os exemplares desta raça que hoje podem ser definidos como puros. Se não é fácil pretender que nossos pastores procurem exemplares da raça para que os ajudem nas suas tarefas, seria desejável que muitos de nossos cinófilos se interessassem mais por preservar a este atraente cão, rico em dotes intelectivos. É verdade que nos últimos anos fizeram-se notáveis progressos neste sentido; mas se pode, e se deve, fazer ainda mais em defesa do Bergamasco e sobretudo porque; é digno de todo elogio; quer do ponto de vista estético, quer por suas características psicofísicas. O Pastor de Brie constitui na França, um orgulho da cinofilia local, e embora alguns cinófilos franceses sustentam que do briard originou-se o Pastor Bergamasco, tudo permite afirmar que foi este, na verdade, a origem do pastor francês; se aceitamos, de fato, a muito aceitável hipótese sobre a origem oriental do grupo de pastores europeus e se considerarmos quais eram as vias de comunicação quando tiveram lugar as migrações para ocidente das raças caninas orientais, não se explicaria como o antigo cão pastor asiático pode chegar a França antes do que a Itália, mais próxima geograficamente. Um fato é, finalmente, indiscutível: o briard, e o Pastor Bergamasco apresentam múltiplas analogia, e portanto não se pode supor que uma criação em grande escala, com os critérios apropriados, não dê, para o cão italiano, os satisfatórios resultados obtidos, desde muito, na França como o briard. Para a manutenção da sua pelagem em bom estado, esta deve ser lavada algumas vezes por ano tendo o cuidado de não desembaraçar os emaranhados, o que lhe tiraria todo o seu encanto.
Outros Dados
Inteligente e um pouco teimoso. É um cão trabalhador adaptável a condições rústicas. Devido ao seu temperamento amável, é uma boa companhia para crianças.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo