Blupet
Olá visitante, faça login para participar:
Pergunta em aberto

Vcs Conheçem A Raça Pastor Belga groenendael Muitoo Linda To Com UM Filhote AKi Em Casa!!

184 visualizações

Respostas


Conheço, sim, não me lembro de ter visto algum pessoalmente, mas ele é lindíssimo!!! Excelente cão de guarda e um cãozinho fácil de aprender as coisas rsrs

O Groenendael pertence à família dos Cães Pastores Belgas, que surgiu no final do séc. XIX. Até então, não existia naquele país um verdadeiro controle ou cuidado na criação de cães pastores. Foi no final daquele século que alguns cinófilos decidiram recuperar os cães com as características e qualidades necessárias para o auxilio do homem no pastoreio. Com a ajuda de Adolf Reul, director da Escola de Medicina Veterinária de Cureghem, definiram-se as características deste tipo de cães que, apesar de diferirem no aspecto da pelugem, tinham uma anatomia idêntica. Foi então que se identificaram três variedades distintas: pêlo comprido; pêlo curto e pêlo de arame.

O Groenendael foi criado por volta de 1890 por Nicolas Rose, proprietário do Café du Groenendael, que cruzou uma cadela de pêlo preto com um piccard d’uccle. Foi inicialmente utilizado como cão pastor, mas também como cão de guarda, de guerra (participou na II Guerra Mundial) e de salvamento.

Em 1891, foi fundado o “Clube do Cão Pastor Belga” que estabeleceu, em 1899, o primeiro standard da raça. No dealbar do século XX, foram registados os primeiros cães no livro da Société Royale de Saint-Hubert. Em 1900 esta raça começou a ser exportada para os EUA.

Actualmente são reconhecidas quatro variedades: o Groenendael (de pêlo comprido e preto homogéneo) o Laekenois (de pêlo de arame); o Malinois (pêlo macio) e o Tervueren (de pêlo comprido com vários tons). Ainda assim, não existe uma classificação unânime: o Kennel Council Nacional Australiano e o Kennel Clube Neozelandês consideram que as quatro variedades são quatro raças distintas; por seu turno, o Kennel Clube Canadiano, o Kennel Union da África do Sul e a Federation Cynologique Internationale reconhecem as quatros variedades dentro da mesma raça. O Kennel Club Americano reconhece o Groenendael (sob o epíteto de “Belgian Sheepedog”), o Tervueren e o Malinois como raças separadas.
Imagem rodapé

© 2013 Sopa Team

Voltar ao topo