Preparação física dos cães

Você sabia que os pets precisam se exercitar? Uma vida sedentária pode levá-lo a ter diversos problemas de saúde. O bom da prática do exercício dos cães é que na maioria das vezes o dono precisa ser exercitar junto, ou seja, faz bem para a saúde dos dois. Você não faz nada com seu pet? Tudo bem, ainda é tempo de começar. Para que vocês dois não sintam muito, comece com caminhadas leves, perto da sua casa mesmo.

Escolha um horário que esteja mais fresco ou pelo menos que o sol não esteja tão forte. Lembre-se de que o cachorrinho vai colocar o pezinho direto no chão. Se o chão estiver quente, ele se queimará. Uma boa escolha é antes das 9 horas da manhã e depois das 4 horas da tarde. Vá aos poucos. Se o pet nunca se exercitou, nos primeiros dias faça passeios leves de 15 minutos apenas. Aos poucos vá subindo isso até que vocês consigam chegar a pelo menos meia hora por dia.

Você notará que além da condição física do animal e da saúde melhorarem, ele ficará mais calmo em casa, quem tem cães muito agitados ou tem mais tempo disponível, pode caminhar uma hora por dia tranquilamente, desde que o aumento do tempo e do ritmo sejam feitos aos poucos e que o cão não tenha nenhuma doença que impeça isso. Não sabe se o cão tem algo? Leve-o ao médico veterinário antes de intensificar os exercícios.

Cães que precisem de mais atividade física do que uma caminhada, podem ser levados à prática do agility ou fazer corridas longas com o dono. Isso é muito bom desde que as condições de saúde do cão sejam boas e seus limites sejam respeitados. Os resultados desse exercício mais intenso serão desenvolvimento da musculatura e os ossos e aumento da força.

Posso sair correr com meu pet hoje?

Seu pet tem algum problema de saúde? Se a resposta for sim, ligue para o médico veterinário que o acompanha e pergunte se você pode caminhar com o cão sem causar danos ao problema de saúde que ele já tem. Caso você não saiba se o pet tem ou não algo, vá a um médico veterinário para que ele seja examinado. Alguns problemas de articulação, por exemplo, se tornam um obstáculo a realização de exercícios mais pesados.

Cães com esse problema precisam ser acompanhados e provavelmente só poderão fazer caminhadas leves e brincadeiras com bolinhas, para não se prejudicarem. O pet foi liberado pelo médico veterinário? Ótimo! Vá aos poucos aumentando a intensidade dos exercícios, até que você consiga correr com ele. Respeite sempre os limites do cão e seus horários de dormir e se alimentar. Natação também pode ser um bom exercício, mas nunca deixe o cão sozinho na piscina. Ele precisa estar sempre acompanhado para evita acidentes. Se o cão for filhote, cuidado com o exercício feito.

Lembre-se de que ele está em desenvolvimento e atividades muito impactantes devem ser evitadas para não prejudicar a saúde animal. Seja qual for a escolha, lembre-se de fazer com que esse momento seja agradável não apenas para você, mas também para o seu pet.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Cães agitados, e agora?

Se você possui um cachorro agitado demais não se preocupe, pois seu problema pode ser amenizado. A hiperatividade pode prejudicar o convívio do... Leia mais

Emagreça com a ajuda do seu cão

O verão está quase chegando e com ele vem a preocupação com o corpo, a saúde e a busca por formas cada vez mais eficazes para emagrecer. Você... Leia mais

A importância da caminhada: sete motivos para exercitar o seu cão

Boa alimentação, água fresca, carinho e atenção são grandes necessidades no mundo canino. Porém, por mais que o animal receba dedicação... Leia mais

8 brincadeiras para você se divertir com seu cão

Eles adoram brincar e você poderá ter bons momentos de lazer ao realizar simples brincadeiras com seu cachorro. Não importa a idade e nem o porte,... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado