Cães e gatos passam a ter documento de identificação eletrônica

Agora seu animal de estimação também poderá ter passaporte para transitar em território nacional e internacional. Cachorros e gatos nascidos no Brasil ou exterior terão passaporte que será expedido em três línguas: português, espanhol e inglês. As regras para emitir o documento eletrônico foram definidas pelo Ministério da Agricultura.

No passaporte constará o nome e endereço do dono do animal e dados do cão ou gato, tais como a raça, nome, espécie e data do nascimento e também a identificação eletônica que será feita através de um microchip implantado na pele do bichinho de estimação. Segundo a norma, dados sobre exames relalizados no veterinário e sobre a vacinação também devem constar no documento. Com relação a fotografia do bicho, fica a critério do propietário, pois não será obrigatória.

 

Antes de fazer o passaporte é preciso procurar um veterinário para implantar o microchip que tem o tamanho de um grão de arroz. O documento substituirá o certificado sanitário internacional e o atestado de saúde para trânsito de cães e gatos. Podem obter o passaporte os animais com pelo menos noventa dias de vida, nascidos em território nacional ou fora do Brasil e definitivamente importados para cá. Mais informações em: http://www.agricultura.gov.br .

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado