Por que devo tosar meu cão?

O cachorro, mesmo que não more dentro de casa, deve ser tratado como um membro da família que compartilha momentos com você e seus familiares. Como eles são dependentes, tanto para se alimentar como para tomar banho, é necessário que você fique atento para hábitos que mantenham a higiene do cão.

A tosa é de extrema importância e faz parte, além da estética, da saúde do cachorro. Ela facilita a transpiração e, assim, melhora o bem estar do animalzinho. O pelo tem a função de evitar que o cão perca calor ou que absorva calor em excesso, atuando como um tipo de isolante térmico. Dependendo da pelagem, a tosa deve ser feita com maior frequência para garantir a higiene do bichinho por mais tempo.

Você tem problema com pelos por toda a casa? Veja como diminuir a queda de pelos de seu cãozinho. Dicas simples, mas super eficazes para diminuição na queda de pelos dos cães.

VEJA TAMBÉM: Por que meu cão come grama?

Veja dúvidas em nossa comunidade sobre tosa:

Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.

Tosa em Cachorro

Raças que precisam de tosa constante

Shih-tzu, Poodle, Cocker e Lhasa Apso estão dentre as raças que necessitam de tosa aproximada a cada 45 dias. Outros posem ser tosados a cada dois ou três meses. Pergunte ao veterinário qual melhor intervalo para as tosas. Escovar o cão também é uma boa dica para a eliminação de pelos mortos.

Tipos de tosa de um Poodle

O Poodle é uma raça que possui tosas que são mais utilizadas em competição como: tosa leão, tosa à inglesa e tosa kennel. Outras, são perfeitas para o dia a dia como: tosa bebê e a tosa carneirinho. 

Tosa leão

É uma tosa bastante utilizada em exposições. Algumas características desta tosa são a remoção completa de pelos na face, a barriga, parte da cauda e a parte superior das pernas. Deixando pompons no tornozelo, no topo da cauda e no quadril.

Tosa carneirinho

Esta tosa é a mais comum, ela consiste em deixar o pelo curto, raspar as patas, a face e deixar um pompom na cabeça. É uma tosa bastante escolhida por ser de fácil manutenção. Normalmente, os topetes da cauda e da cabeça possuem quase o mesmo comprimento do resto do corpo do poodle, comprimento este que pode ser do tamanho que você quiser. Outra característica desta tosa é ter o comprimento da perna maior que o resto do corpo.

Tosa bebê

Nesta tosa, o pelo do animalzinho fica quase no mesmo comprimento de quando ele era um filhote. Algumas características desta tosa são: raspar o rosto, as patas e a base cauda, deixando somente um pompom na ponta da cauda.

Tosas para um Yorkshire

O pelo do Yorkshire requer cuidados, como a escovação, já que possuem uma pelagem longa. Uma dica é optar por tosas curtas para facilitar na manutenção, caso você não tenha muito tempo para se dedicar aos cuidados do animalzinho.

Tosa Schnauzer

É um dos tipos de tosas mais comuns. Nela os pelos do rosto e das pernas podem serem cortados de qualquer forma. As áreas escuras são cortadas e as áreas douradas do rostos e pernas são mantidas. O corte pode ser feito com tesoura.

Tosa Schnauzer modificada

Na tosa Schnauzer modificada, o pelo das costas é cortado rente até a cauda. Pode ser deixado algumas pontas compridas na cauda, patas e no focinho.

Corte Westie

Neste corte é aparado todo o pelo do corpo e os pelos do rosto são mantidos. O corte do pelo do corpo pode ser bem rente ou com alguns centímetros de comprimento. Este corte é confortável para o cão e necessita de baixa manutenção dos pelos.

Estilo Crista Chinês

Esta tosa é muito parecida com a tosa Schnauzer, com algumas variações. Nela o comprimento do pelo da cauda é mantido.

Tipos de tosa para um Shih Tzu

Tosa bebê do Shih Tzu

É umas das tosas mais populares da raça, esta tosa também pode ser chamada de tosa verão porque deixa os pelos curtos e auxilia bastante em temperaturas quentes. É muito prática, já que não necessita de um cuidado grande com os pelos, porém ainda precisa de escovação para previnir os nós. O pelo geralmente fica com o tamanho de 2,5 a 5 centímetros. Podem ser feitas variações nessa tosa, como deixar os pelos da orelhas mais curtos ou compridos, ou deixar o pelo do cachorro um pouquinho mais longo.

Tosa teddy bear

Esta tosa deixa o rosto fofo e arredondado. O objetivo dela é deixar seu Shih Tzu o mais parecido com um lindo bicho de pelúcia. A única diferença acontece nos pelos do rosto, por isto, ela pode ser feita em cães com pelos de qualquer tamanho.

Corte topknot

A tosa topknot é identificada por unir alguns pelos do Shih Tzu na cabeça e prendê-los com algo. O resto do pelo do corpo pode ser tosado normalmente ficando a pelo menos um centímetro da pele. O pelo do topete ficará caido, dando uma linda aparência ao cãozinho.

Tosa show topknot

Neste corte, o pelo é deixado longo e brilhante. Este corte é parecido com o topknot, exceto por ser uma tosa bem mais difícil. Geralmente é utilizada em cães de apresentação e competição. O pelo precisa ser escovado várias vezes ao dia. Não é um corte para ser usado no dia a dia, pois requer muito trabalho e seu Shih Tzu pode não gostar muito.

Posso cortar os pelos do meu cão em casa?

Muitas pessoas arriscam fazer o serviço sem sair de casa. No entanto, o trabalho deve ser feito por um profissional da área de sua confiança e de confiança do cachorro. Fique atento às condições de higiene do pet shop onde você optou por levar se melhor amigo e também para a maneira como os animais são tratados.

Assim como você é fiel ao seu cabelereiro, escolha um profissional para ser o tosador oficial do seu cachorro. Os cuidados com o animal e a experiência devem estar em primeiro lugar na hora da escolha. Não se esqueça que o pelo é essencial para manter a temperatura do corpo do seu cão. Mesmo em épocas mais quentes, deixe pelo menos de 5 a 6 centímetros para manter a pelagem limpa. Tosa nas patas e barriga devem ter cuidados redobrados. O primeiro facilita o andar do animal e o segundo garante que os pelos não fiquem enrolados. Aproveite o momento para deixar o visual do seu bichinho mais bonito.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Como tosar cachorros?

Conheça os tipos de tosa, as máquinas necessárias e as particularidades de algumas raças em nosso guia completo. Leia mais

Profissão tosador: conheça os benefícios de trabalhar com cachorros

Conheça a profissão, o salário médio e o que é necessário para se tornar um. Leia mais

Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é um cão de pequeno porte (em média 23 centímetros), vigoroso, com uma pelagem longa, sedosa e abundante que teve sua origem... Leia mais

A inteligência e o companheirismo do Yorkshire

A capacidade que alguns cães possuem é admirável e motivo de orgulho para muitos donos. Algumas raças se destacam ainda mais quando o assunto é... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Giovanna em 15/12/2014 14:43 disse:
A minha yorkshire é muito carinhosa , mas com alguns dos meus parentes ela costuma rosnar um pouco , o que leva ela a fazer isso?
virginia em 29/10/2014 18:27 disse:
Ola. Adorei as dicas. Tnho um caniche de 3 meses e faz chichi pela casa toda. Comprei os educadores sanitarios e nada. Sera q ainda e cedo para ensina lo? Dar palmadas quando faz xixi no lugar errrado e errado? Me ajudemr
Riziely em 14/10/2014 22:30 disse:
Queria tosar meu Shih Tzu, mas tenho medo do pelo nunca mais ficar igual. Ele tem o pelo todo escorrido, lindo.

Volta a crescer como antes?
Andreia Correa em 01/07/2014 23:25 disse:
Gostaria de saber com quantos meses pode fazer a tosa bebe no meu yorkshare ele já tem dez meses.
Resposta do Blupet: Olá Andreia, tudo bem?

Você já pode tosar seu Yorkshire se quiser. Geralmente se espera o período de 45 dias a 60 dias antes da primeira tosa.
jurema em 16/03/2014 00:04 disse:
gostaria de ter um golde.
Resposta do Blupet: Veja animais para doação neste link Jurema: http://www.blupet.com.br/cachorros-e-gatos-para-adocao.
Rosangela em 06/02/2014 14:52 disse:
Gosto muito de vocês suas dicas são muito úteis pois tenho dez caes e tem me ajudado muito....
Resposta do Blupet: Obrigado por acompanhar, Rosangela! Seja bem-vinda para sempre voltar.
Camila em 04/12/2013 23:34 disse:
Meu cão é Maltes,então devo levar pra tosar de quanto em quanto tempo?
Resposta do Blupet: Olá Camila, tudo bem?

Isso varia muito, e depende da rapidez que cresce o pelo do seu Maltes. Em geral, tosar de 4 a 8 semanas é um período considerado bom.
Dejane Santos Estevão em 12/11/2013 19:12 disse:
onde levo meu lhasa apso para banho toda semana o cara diz q esta raça não gosta de tosa q eles ficam tristes. por isso achei a dica legal.
Resposta do Blupet: Olá Dejane. Que legal que gostou do artigo. Fique sempre por dentro de nossas dicas assinando nossos emails e acompanhando pelas redes sociais. Sinta-se fazendo parte da família Blupet :)
silvana em 11/09/2013 09:17 disse:
Adorei eu tenho uma York mini
Resposta do Blupet: Silvana, que bom que gostou. Continue acompanhando nossos materiais e dicas para pets para cuidar muito bem de sua Yorkshire.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado