Cigarro: um perigo para o cão

“O Ministério da Saúde adverte: fumar é prejudicial a saúde!” Você provavelmente já ouviu e leu essa frase inúmeras vezes na vida, não é mesmo? Com tanta campanha incentivando as pessoas a largarem o vício do cigarro, é muito difícil encontrar alguém que não saiba o mal que ele faz tanto para quem fuma, quanto para quem aspira a fumaça do cigarro do outro, se tornando um fumante passivo.  Embora essas informações quase todo mundo conheça, poucas pessoas sabem sobre o mal que o cigarro pode fazer para o pet de estimação.

Quantas vezes você já não viu a pessoa fumando e o cachorrinho, fiel companheiro, ao lado? Esse peludo se tornou um fumante passivo! E não pense que o problema é só com os cães não, com gatos também.

De acordo com um estudo feito por especialistas na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Tufts e da Universidade de Massachusetts ("O Fumo Ambiental e o Risco do Linfoma Maligno em Gatos Domésticos"), o fumo passivo pode causar tumores nos gatos. "Há muito tempo acreditava-se que a maior causa do linfoma felino (tumor que leva a morte) fosse o vírus da leucemia felina", declarou o Dr. Antony S. Moore, oncologista veterinário e diretor no Programa de Oncologia Harrington da Tufts. Esse estudo foi publicado na American Journal of Epidemiology, 01/08/02. "Os resultados de nosso estudo indicam claramente que a exposição aos fatores ambientais, tais como o fumo passivo, tem consequências devastadoras para os gatos, pois isso aumenta significativamente sua probabilidade em contrair o linfoma", explicou.

VEJA TAMBÉM: O inverno para os cães

Essa mesma fumaça que faz mal para o homem e para o gato, afeta a saúde do cão. "Nossas descobertas oferecem outra razão para que os fumantes que vivem com seus animais de estimação e crianças tentem 'largar o hábito'. Deixar de fumar não somente irá reduzir seus riscos de adquirirem câncer, doença cardíaca e diabetes, como poderá reduzir o risco de câncer tanto em crianças quanto em animais de estimação", declarou a epidemiologista e principal autora do estudo citado, ao American Journal of Epidemiology, a Dra. Elizabeth R. Bertone.

Os cães que são pets fumantes passivos podem vir a ter processos alérgicos como traqueite, rinite, bronquite. Pode também  desenvolver carcinoma (câncer) no pulmão, pneumopatia e cardiopatia secundária.

Qual a raça que corre esse risco?

Todas as raças! Todo animal que sofre com um dono que fuma, pode apresentar as doenças citadas. Quanto mais tempo o pet ficar perto do dono fumando, mais risco ele corre de ter sérios problemas de saúde.

Pode ser que você venha a ler e conhecer mais casos de problemas secundários ao cigarro acontecendo em animais pequenos, os cães de colo. Isso não é porque eles têm uma raça específica e sim, porque na maioria das vezes, esses pets vivem dentro de casa, correndo atrás do dono e respirando toda a fumaça. Enquanto os pets de grande porte costumam ter mais acesso ao quintal.   

Caso você fume perto do seu pet, é hora de parar. Zele pela saúde dele, é seu dever. Se notar alguma alteração em sua saúde, leve-o ao médico veterinário. Quanto antes o tratamento começar, melhor. 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado