Queria adotar um cachorro de raça, pois não tenho dinheiro pra comprar

Luxo, sonho, visibilidade, amor incondicional. Quando falamos em cães de raça, vários termos aparecem em nossas cabeças. Há muito tempo o homem cultiva raças do que acredita ser "mais útil", "melhor", "bonito", "vendível". Uma pena, pois se tratarmos dessa mesma forma os seres humanos, ah, com certeza seria um assunto muito polêmico e, talvez, geraria até algumas prisões. Polêmico? Talvez, mas será que não é interessante discutirmos?

 

 VER ANIMAIS P/ DOAÇÃO

Para começar, alguns dados sobre o abandono de animais

"Marco Campi, presidente da ONG Arca Brasil, estima que os pets abandonados representem 10% do total que vive em residências. Estudo com dados de 2006 a 2009 feito pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP em parceria com a prefeitura estimou 2,5 milhões de cães e 562 mil gatos domésticos na capital."

Estamos falando só de São Paulo, e temos incríveis 3 milhões de animais abandonados. Agora, vamos pensar um pouco, São Paulo, segundo o IBGE, tem uma população de 11 milhões de pessoas e a cada quase 3 pessoas há um animal abandonado. Vamos fazer uma analogia: se você mora com seus pais e é filho único, com certeza vocês abandonaram um pet.

VEJA TAMBÉM: Casinhas de cachorro: dicas para fazer ou comprar uma

O questionamento

Será que nenhum desses tantos animais que estão abandonados não seria uma excelente companhia para quem "quer adotar um cão de raça"?

Algumas comparações

O cão de raça ama da mesma forma que um cãozinho que está na rua ama.

O filhote de uma bela raça pode passar maus bocados em um canil, podemos citar N casos onde o canil foi fechado por maus-tratos. Sim, o seu belo filhote pode ter passado por isso. E nem os seus talvez milhares de reais investidos puderam salvá-lo.

Canís são feitos para ganhar dinheiro. Este é o principal objetivo, ter raças que vendem. Vendem? Mas quem compra? 

Quem acredita que a beleza, a exclusividade, características únicas ou mesmo, simplesmente, por ser daquela raça, será muito melhor do que ter um "cãozinho feio" que revira lixos pela cidade.

Só esquecem de uma coisa, muitos desses animais que estão revirando lixos pela cidade, um dia no passado, tiveram ancestrais de raça, pelo menos em grande parte dos casos, porém quando deixa de ser útil, nem que seja por um momento, é abandonado. E o seu lindo boneco de luxo se transforma em um "vilão" que assombra lixeiras pela rua.

Quando é mais comum o animal ser abandonado

  • Quando o cão fica idoso, doente e fraco, muitas pessoas deixam de considerá-lo útil. Não é de assustar, pois alguns fazem isso com os próprios pais. Trouxemos uma dica de como ajudar o seu cão idoso: Cães idosos, cuidados redobrados.
  • Não tem com quem deixar o animal, pois vou morar em apartamento. Acontece bastante, mas, felizmente, pode ficar tranquilo. Você não precisa abandoná-lo, a legislação protege os peludos. Segue um artigo bem interessante sobre o tema: http://caesdaevelin.blogspot.com.br/2013/03/animais-morando-em-condominio.html
  • Temporada de verão. Nasce ninhadas de filhotes e as pessoas já estão com uma viagem programada. O problema é que, se você adota um animal, por favor, você sabe das responsabilidades. Abandonar é um ato de crueldade. 
  • Animais doentes. Se você não pode cuidar ou não sabe como, busque um profissional competente. É algo cruel abandonar o animal por ele estar doente, pense se isso fosse feito com você. Diga não ao descarte.
  • Animais agitados. As crianças não são agitadas? Os animais também podem ser. É questão de adaptação e de disciplina. Busque ajuda, alguém com certeza já passou por isso e pode te ajudar. Segue uma dica nossa: Cães agitados, e agora.
  • Cadelas grávidas. Você não estará fazendo mal para um bichinho só, mas para a mãe que está em um momento delicado de sua vida, além de estar com a imunidade baixa, e para todos os seus filhotinhos. 

Antes de qualquer coisa, leia artigos, busque uma resposta. A internet está cheia de conteúdo. O seu animal merece esse esforço e para sua consciência será muito melhor. Além do mais, abandonar animais é crime, lembre-se disso.

Precisamos de consciência

É complicado falar disso em um mundo capitalista onde cada detalhe julgará quem você é. Se você tem um vira-lata, você será pobre (na minha opinião quem pensa isso é sim pobre, mas de espírito), se você ter um lindo cão de raça, que na grande maioria das vezes você nem acha tão bonito, você será bem-sucedido, pois ele será a sua "cara".

Mundo estranho o nosso, mundo de estereótipos. Quem for mais poderoso esmagará os fracos.
Esta é a opinião do autor, só dele. Só para uma breve reflexão, quanto vale o amor? Não tome uma decisão precipatada, faça o correto, adote certo. Confira também o nosso guia completo sobre como devemos adotar um pet.

 VER ANIMAIS P/ DOAÇÃO

Referências:

Folha de S.Paulo. Animais abandonados refletem o desprezo de seus antigos donos. Mai. 2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/05/1283605-animais-abandonados-refletem-o-desprezo-de-seus-antigos-donos.shtml>. Acesso em: 30 mai. 2013.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

4 motivos para adotar um animal adulto

Quando estamos em uma feira de adoção é comum ver filhotes e animais de raça doados com rapidez. É uma triste realidade, cercada de preconceito... Leia mais

Cachorro ou cadela?

Tem muitas pessoas que ficam em dúvida na hora de escolher o sexo do animal. Alguns preferem cachorros para evitar problemas com possíveis crias e... Leia mais

5 motivos para adotar um cachorro

Um cãozinho é uma ótima companhia tanto para dividir a alegria com quem mora em família, quanto para quem vive sozinho. Você já pensou em... Leia mais

5 motivos para adotar um cachorro

Está em dúvida se adota ou não adota um cãozinho? Veja nossas dicas e tenha certeza que é a melhor escolha. Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Dayane em 19/01/2015 10:14 disse:
quero adotar um filhote de shar pei,spitz alemao,bulldog,yorkshire terrier mais de raca um desses.
Dayane em 19/01/2015 10:04 disse:
eu quero um cachorro pequeno de raça para apartamento.
na verdade eu queria da raça pug.
ocienecristina de sopuza em 11/01/2015 20:37 disse:
eu quero adodar um filhote de labrador
Maria Pereira em 09/12/2014 16:19 disse:
Boa tarde

Se tiverem cães pequenos para adoção, eu agradeço.
Tinha uma Chihuahua, que choro por ela todos os dia
Muito obrigada
maria aparecida pires de andrade em 01/11/2014 23:34 disse:
meu sonho é ter um cachorrinho de pote pequeno de raça eu naõ posso comprar um poq é muito caro mais tenho condições de dar amor carinho e cuidar como se vc meu filho por favor me doa este presente para mim de natal de ganhar um cahorrinho pequeno por favor vou agradecer pelo resto da minha vida
aecio em 28/09/2014 21:57 disse:
olá gostaria de adotar um filhote de pastor alemao de até 8 meses fico no aguardo
felipe nascimento em 23/07/2014 05:32 disse:
quero adotar um filhote de labrador ou golden ou rotweiller ou pit bull se alguem tiver interesse favor me procurem pois estou muito afim d adotar algu. desses sei que e dificil. mais nao impossivel
[email protected]
Resposta do Blupet: Veja animais para doação neste link Felipe Animais para doação. Animais de raça são mais difíceis de serem encontrados para doação.
Ana Rosa Neta em 19/07/2014 19:46 disse:
Estou a procura de um cadelinha de porte pequeno, tamanho 3 , tenho um casal de pincher, mãe e filho. Quero adotar para namorar com o Bingo, êle desesperado , 14 anos de idade numca cruzou, se puder arrumar ficarei muito feliz e tranquila de conseguir companheira para o Bingo e no mais muito obrigada, aguardo resposta no Email. Ana Rosa.
Resposta do Blupet: Olá Ana, tudo bem?

Animais de pequeno porte podem ser encontrados neste link: http://www.blupet.com.br/cachorros/porte-pequeno. Já em relação a ser um animal de raça, é mais difícil encontrar um para doação. Espero que consiga encontrar um animalzinho que seja perfeito para você, mesmo não sendo um animal de raça :)
Meiry Guedes em 08/06/2014 22:15 disse:
Estou louca para adotar uma cachorrinha nº 0 ou nº 1 pinche, não tenho como comprar acho eles um barato, lindos, por favor me ajudem a adotar uma filhote pinche.
Resposta do Blupet: Olá Meiry,

Infelizmente é difícil encontrar um animal de raça para doação mas se tiver interesse em adotar algum, temos vários disponíveis.
marina Barboza em 31/05/2014 23:50 disse:
Gostaria de ter um pastor ou então um cachorro de porte pequeno mas que seja de raça pois não tenho como comprar mas tenho como cuidar pois faço deles meus filhos
Resposta do Blupet: Olá Marina, tudo bem?

Infelizmente adotar um cachorro de raça é mais difícil. Neste link temos vários animais de porte pequeno para doação: http://www.blupet.com.br/cachorros/porte-pequeno.

Espero que consiga encontrar um animalzinho perfeito para você.
sandra dantas desá araujo em 14/04/2014 14:55 disse:
eu. gostaria muito .de adotar um. cachorro da rasa roke chai porque. é um. cachorro de porte. pequeno é no meu lar não poso .ter um cachorro de porte grande só de porte pequeno .é tam bem não tenho .como compra.um porque eu sei que é muito caro é tam bem sei que tem muita gente que deixa cachorro no pet chope é não vai busca mais é porisso que gostaria de adotar um cachorro desa raça ok fique com deus a todos vcs
Resposta do Blupet: Olá, Sandra. Você pode encontrar animais para adoção nesta página.
fatima em 16/03/2014 19:11 disse:
eu quero um filhote de cachorro.
Resposta do Blupet: Veja animais para doação neste link Fatima: http://www.blupet.com.br/cachorros-e-gatos-para-adocao.
PALMEIRA em 23/11/2013 15:15 disse:
Gostaria d + de ter a oporturnidade de ter um filhote de raça de grande porte. obg.
Resposta do Blupet: Olá, no Blupet nós temos vários animais para doação, porém um animalzinho de raça é mais difícil de encontrar. Veja se você consegue achar um que agrade você, talvez ele não precise ser de raça.
janete em 16/10/2013 13:08 disse:
o que é necessário pra adotar um cãozinho desse site.
Resposta do Blupet: Oi Janete, basta você entrar em contato com o responsável pelo animal, respondendo o formulário de contato que existe na própria página do animal.

Qualquer dúvida, estamos a disposição.
thais em 07/10/2013 11:16 disse:
eu achei lindo eu quero muito adotar um cachorro de raça pois nao tenho como compra
eu sempre quis um filhote... amo cachorro.
Resposta do Blupet: Oi Thais, você pode olhar nossa listagem de filhotes, quem sabe encontra um: Lista de Filhotes.
LOURDES ASSUNÇÃO em 01/10/2013 18:56 disse:
Desejo adotar um filhote de chow chow, meu filho tá me deixando louca por isso,
não tenho condiçoes de comprar, somente de amar e cuidar, quem tiver e e queira doar, entre em contato.
JENIFER em 25/09/2013 21:49 disse:
EU QUERIA UMA CACHORRINHA PORTE PEQUENO POR FAVOR SE CONSEGUIREM ME AVISEM OBRIGADA
Resposta do Blupet: Oi Jenifer,

Você pode pesquisar na nossa base de dados, estamos diariamente recebendo cadastro de novos animais.

Segue o link: http://www.blupet.com.br/noticia/como-curar-sarna-de-cachorro
camila em 13/09/2013 14:06 disse:
Quero adotar um filhote de cachorro do porte pequeno nâo tenho condiçao de compralo um sempre quis ter uma pequenina cuido bem minha casa e adequada pra ter um tem espaço de sobra pra ela brincar por favor me ajuda obrigado.
Resposta do Blupet: Camila, você não precisa comprar um animalzinho, você pode adotar um. Veja se você se interessa por alguns desses cachorrinhos de porte pequeno para doação. Espero que consiga encontrar algum animalzinho perfeito para você.
Carolina Maciel de souza moraes em 12/09/2013 20:56 disse:
Olá o meu nome é Carolina e tenho 10 anos e gostaria de um cachorro de raça, mas o meu pai não quer comprar ele que adotar, mas não conheço ninquém que tem cachorros de raça e adotam, então descobrir o site de vocês e pensei que vocês poderiam achar cachorros de raça, e eu poderia adotar. Obrigada e se vocês poderem, por favor mandem um email.
Resposta do Blupet: Carolina, realmente é bem difícil encontrar animais de raça para doação. Porém, acreditamos que a raça em si não seja tão importante, da mesma forma que acontece com os seres humanos, onde você não pode julgar pela raça. A maioria dos animais que estão na rua passam fome, frio e por causa deste motivo merecem uma segunda chance. Por isso converse com seus pais e tente entender a posição deles. Espero que tenha ajudado.
edilene em 28/07/2013 00:59 disse:
oi eu queria muito adotar um caozinho de raça,pode ser ate um poodle,é que acho muito lindo,certo dia ganhei uma cachorrinha no meio da rua,mais ela vive sozinha queria muito arrumar uma amiguinho ou amiguinha para ela,desde ja agradeço a atenção
ADRIANA em 31/05/2013 23:45 disse:
boa noite,
sei que muito dificil, quase impossivel, mas sou louca pra te iorque chaire porte pequeno , mas nao tenho situação financeira pra comprar uma e minhas tres filhas sao apaixonada, se vcs conseguirem me ajudar ficarei muito agradecida. moro em contagem.
fiquem com Deus e um final de semana abençoado
Resposta do Blupet: Adriana, cachorros de raça são mais difíceis para encontrar para doação. Nossa sugestão é você adotar um animalzinho sem raça definida mesmo. Eles amam tanto quanto um animalzinho de raça.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado