Cães idosos: Cuidados redobrados

Com o avanço da idade, os cães passam a necessitar de cuidados especiais. Problemas de saúde são mais comuns nessa época, assim como dores e alterações no comportamento. A terceira idade dos cães se dá de acordo com o porte do animal. Os menores envelhecem mais tarde e os maiores tendem a envelhecer mais cedo. Os pequenos são considerados idosos entre os 9 e 13 anos, já os de grande porte a partir dos 6 anos. 

VEJA TAMBÉM: Cães agitados, e agora?

O que posso fazer para que o meu cachorrinho viva mais

Para que eles vivam mais tempo e com saúde, a assistência veterinária, a alimentação e, principalmente, a atenção e o carinho devem ser primordiais. Outro aspecto comum nos cachorrinhos de idade avançada é a mudança nos sentidos. Visão, audição e olfatos tendem a ficar comprometidos.

 

Como diminuir o impacto da velhice canina?

Para minimizar os problemas - que são inevitáveis - é importante deixar a vida do seu cachorro um pouco mais agradável propiciando certos confortos ao animal. Uma cama fofinha e quentinha protegida do sol ou frio intenso; cuidar para que as mudanças bruscas de temperatura não afetem a vida do cão; no verão é necessário deixar um pote com água acessível ao cãozinho e no inverno um local seco para que ele descanse garante a saúde e longevidade do animal.

 

Doenças comuns

A visita frequente ao veterinário pode evitar ou detectar doenças a tempo de tratá-las. Dentre os principais problemas da faixa etária estão: insuficiência renal, alterações cardíacas e problemas ortopédicos que dificultam a locomoção do amigo de quatro patas. Não deixe de passear com seu cachorro. Lembre-se que agora eles estão mais lentos, portanto ande devagar e aproveite o momento.

 

Conclusão

É preciso ter muita paciência com o cão idoso, pois assim como os humanos, eles sofrem alterações de humor, depressão e até mesmo o tão temido mal de Alzheimer. Cuide do seu amigo fiel como se ele fosse um de seus filhos e torne a velhice do seu cachorro um pouco mais feliz.

Por: Filipi S. A.

Dê uma espiadinha no vídeo

Confira mais dicas e cuidados

Como saber se o cão está idoso?

Atendendo a mais uma das dúvidas dos participantes da Comunidade Blupet, hoje vamos explicar um pouco sobre o envelhecimento dos cachorros. Para o... Leia mais

Os tempos de vida dos cães

Você sabe como é dividida a vida dos cães? E a dos gatos? Sabia que eles também têm a fase da infância, adolescência, fase adulta e velhice?... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
JASILENE em 02/08/2014 20:26 disse:
ME TIREM UMA DUVIDA,PESSOA, A CADA 1 ANO DE VIDA DE UM CÃO PEQUENO NA VERDADE EQUIVALE A IDADE REAL DE QUANTOS ANOS,e a de um cão medio obrigada
Resposta do Blupet: Olá Jasilene, tudo bem?

Isto varia de cão para cão, principalmente pelo porte do animal, ou seja, para cães maiores a idade avança mais rápido, já para cães menores é mais devagar.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado