Como diminuir a queda de pelo dos cães?

A troca de pelos dos cachorros é um processo natural que acontece anualmente, mas com maior intensidade com a chegada do verão e do inverno. A queda/troca dos pelos acontece com mais frequência nos cães que possuem uma pelagem dupla, que é uma pelagem interna macia e espessa, que ajuda a protegê-lo de temperaturas extremas. A troca de pelos acontece em todos os cães que têm pelos e isso não pode ser mudado, seu cãozinho sempre vai fazer a troca. Ela tem uma duração de mais ou menos um mês, podendo variar.

Os pelos têm funções importantes tanto em cães, como em gatos. Por isso não exagere na tosa do seu companheiro de todas as horas. São eles que protegem a pele do seu animalzinho e são responsáveis por manter a temperatura corporal ideal dos quatro patas. Tosas radicais podem fazê-los sentir frio.

Por que o cachorro perde pelo?

Como já citado, uma das causas da queda de pelo é algo natural que geralmente acontece quando ocorrem grandes variações na temperatura como no verão e inverno. Porém, existem algumas outras causas não naturais. Quedas de pelos assimétricas, ou seja, apenas em uma parte específica do corpo, geralmente são causadas por parasitas. Já as quedas simétricas, que acontecem por todo o corpo, geralmente são ocasionadas por problemas hormonais no cão. Geralmente as quedas estão relacionadas com micoses, infecções de pele, estresse, sarna e alergias.

Se caso seu cãozinho está com uma queda de pelo não natural, procure um veterinário, pois essa queda pode ser apenas um sintoma de outro problema. É importante procurar a ajuda de um especialista, pois ele pode avaliar o caso bem de perto.

VEJA TAMBÉM: Como descobrir a idade de um cão?

Como diminuir a queda natural de pelo do cachorro?

A troca da pelagem é irreversível, mas você pode tomar alguns cuidados para amenizar a situação, caso ela esteja ocorrendo de forma exagerada:

1 - Tosa: O pelo do cachorro vai cair de qualquer jeito, então é interessante você fazer uma tosa (veja os benefícios da tosa), e eliminar um pouco do pelo indesejado. Fazer isto é melhor do que ver o pelo do seu cãozinho caindo dentro de sua casa. Só não exagere na tosa, como já citado anteriormente, o pelo tem funções importantes para o cão;

2 - Escovação: Escovar seu cãozinho todos os dias também ajuda bastante. O pelo cai próximo de você quando estiver escovando, e já fica fácil jogá-lo fora. Escove sempre na direção do pelo, isso remove os pelos soltos e mortos e não vai ser tão desagradável para nosso amiguinho. Isso vai impedir com que ele caia depois nos seus tapetes, roupas e móveis;

3- Cuide da higiêne do cão:banho nele a cada 15 dias ou mais, para evitar a umidade corporal em excesso;

4 - Leve-o para tomar sol: Cachorros de apartamento, que não passeiam com frequência (tem dúvidas com o passeio? Veja como usar a coleira corretamente), estão mais propensos a queda de pelos. Lembre-se de deixar um cantinho na sua casa ou apartamento para que ele possa pegar um pouco de sol;

5 - Alimente-o corretamente: Uma das causas da troca de pelo demasiada é a má alimentação do animal. A ração deve conter todos os nutrientes necessários para a dieta do seu cachorro;

Escove seu cão para diminuir a queda de pelo

6 - Preste atenção nos sinais: Se o seu cachorro está se coçando além do normal, com a pele descamada ou feridas, analise-o para ver se não está com pulgas ou carrapatos. As doenças prejudicam a saúde e o bem-estar do cão;

7 - Evite perfumes: Jamais utilize produtos que não sejam específicos para cachorros, como perfumes e xampus de humanos;

8 - Visite o veterinário: Nunca esqueça das consultas periódicas ao veterinário do seu cãozinho. Qualquer alteração procure um profissional.

A queda de pelo do cachorro é algo natural e um dono tem que se acostumar com isso. Quedas grandes de pelos não são normais, se caso seu cão está com uma queda grande de pelo, procure um veterinário.

Uma dica legal é ter em casa um aspirador de pó portátil para aspirar o pelo assim que ele for encontrado, facilitando a higienização do ambiente.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

As 5 doenças de pele mais comuns nos cachorros

Você notou que o seu cão está com falhas na pele, queda de pelos e coceira em excesso? Pode ser que ele esteja com alguma doença de pele. Os... Leia mais

Meu cão está com coceira. E agora?

A coceira pode se originar por diferentes motivos: pulga, sarna, carrapato, entre outros. Mas e quando o seu animal não está com nada disso e mesmo... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
susana em 29/01/2015 14:11 disse:
tenho um coker, ele está com 11 meses. Faz mais ou menos 6 meses que ele esta soltando muito pêlo. Ja levei no veterinário deu vitamina e não resolveu nada. O que pode ser?
EMERSON em 26/01/2015 12:59 disse:
meu cachorro esta soltando pelo o que devo fazer ?
Camila Nobre em 24/01/2015 17:39 disse:
Minha cachorra e vira lata e o pelo dela esta caindo ela tem 4 meses e tem algumas falhas ! O que pode ser ?????
fabricia Ribeiro em 16/01/2015 15:25 disse:
meu cachorro tem 7 meses, e esta caindo muito o pelo dele é normal?
Cicera em 11/01/2015 20:16 disse:
Oii. Meu cachorro é um labrador que esta com 5 meses o pelo dele esta caindo muito em todo lugar da casa tem pelo dele. Mas já faz muito tempo tem quase uns dois meses que esta caindo sera que ainda é a troca de pelos? E na cabeça dele tem umas ferida e esta sem os pelos em cima das feridas, eu estava achando que podia ser sarna, até passei laranja estragada como todo mundo faz mas nao adiantou. As feridas sairam mas continua sem pelos e esta tipo umas cascas em cima o que devo fazer? Obrigada.
amanda mendes em 08/01/2015 14:47 disse:
Minha cachorra derruba muito, muito pêlo mesmo, já tentei de tudo, mudança na alimentação, shampoos, suplemento vitaminico, e nada resolve. Ela toma de 2 à 3 banhos na semana. Vocês podem me ajudar? Obrigada!
Loani em 15/12/2014 00:17 disse:
Olá!
Tenho uma cadela de porte grande mestiço labrador com 8 meses !
É uma cachorra muito medrosa e venho percebendo que ela esta soltando pelo fora do normal. Muito pelo mesmo ! rsrs
o que pode sera?
Aline em 07/12/2014 18:40 disse:
Oi, tenho um lhasa apso, ha 5 meses atras houve uma grande queda, fiz um tratamento , mesmo assim continuou caindo, so que em menor quantidade, agora voltou a cair em excesso.O que faço?Qual é o periodo de trocado pelos, quantas vezes acontece por ano?
Joelma Moreira em 10/11/2014 17:25 disse:
Ola!! Tenho um casal de Labrador amarelo, "SNOOP E JADE", o macho está caindo muito pelo, e está se coçando mto. e agora a femea tbm, ambos tem 3 anos!
O que posso fazer para resolver!!
Mayara em 02/11/2014 19:17 disse:
Tenho um labrador com vira lata de9 meses e ele solta muito pelo principalmente quando ele se cossa isso é normal pra ele ja to ficando preocopada.....o veterinario disse para mim trocar a raçao dele mais eu ja troquei mais ele ainda solta muito pelo alguem me ajuda PFV
Mari em 01/11/2014 15:22 disse:
Tenho uma pinscher tem uns 8 anos.
E ela tem uma queda de pelo ainda mais quando pegamos no colo.
Só que são pelos pequenos para escovar
ANA PAULA DOS SANTOS em 27/10/2014 19:12 disse:
meu cachorro está co +ou - 4 mêses e está com caspa o que devo fazer?
juliana em 22/10/2014 19:25 disse:
eu queria saber como acabar com queda de pelo do meu cachorro
Mari,Santa Maria,DF em 19/10/2014 16:21 disse:
Boa tarde,
Tenho uma filhote de Akita inu de 3 meses , mais ou menos dois que ela esta conosco,e 15 dias que os pelos estão caindo muito,ela come ração Royal Canin,e sempre a noite quando volto do trabalho dou a ela um dononinho(o mesmo que dava a minha filha quando bebe),a veterinária havia me recomendado a um tempo a traz pq ela estava com diarreia ela passou uma medicação e falou que eu poderia dar também o danoninho,e até hj continuo a dar.Tem alguma ligação?Ou o akita cai mesmo o pelo tendo em vista esse calor excessivo que ta fazendo?
Agradeço desde já.
fernando em 08/10/2014 07:34 disse:
bom dia ,minha cachorrinha está soltando muito pêlo ela está ficando com os pêlos muito ralos já troquei ração e nada, vira e meche aparece uns machucadinhos nela mais cicatrizam rápido.
Yasmin em 26/09/2014 20:03 disse:
O meu cachorro e vira-lata o pelo dele cai muitoo e nao para. E nao sei como levo ele ao veterinario porque ele geralmente nao gosta de estranhos. O que eu faco? (desculpe pelos erros ortograficos)
olira em 24/09/2014 12:11 disse:
Tenho uma femea lhasa apso ultimamente ela anda com uma coceira q da dó ela fica desesperada se cossando,ja levei a varios veterinarios mas ñ descobrem o q ela tem e tbm esta perdendo muito pelo,ela ñ apresenta nenhuma doença ou pulga, etc,por favoe sepuderem me ajudar eu agradeço de coração pois eu tbm sofro vendo tdo o sofrimento dela,ela é como se fosse minha nenem,eu tbm estou desesperada ñ sei mais o q fazer um abração
ana paula de oliveira em 22/09/2014 09:57 disse:
adorei as dicas
catarina em 17/09/2014 22:33 disse:
Meu cachorro é yorkishare,tem 10 meses e tá soltando muito pêlo n sei o q fazer ??
Aniele em 12/09/2014 17:00 disse:
Existe um período/mês exato para a queda de pelos?
A escovação deve ser feita a todo momento ou somente uma vez por dia? Tenho uma filhote de Beagle de 4 meses, e realmente, cai muito pelo.
raphael em 07/09/2014 12:02 disse:
a minha cachorra é vira-lata = raça mista e não lembro as raças dela quando adotei ela não para de soltar pelos já faz 2 anos faço de tudo que li aqui e em outro0s sites mas n ta adiantando o que eu faço?
Silvia Fernandes em 17/08/2014 11:46 disse:
O meu cachorro é um Beagle e tem uns 10 meses e esta caindo muito o pelo dele e tosar fica um pouco dificil porque essa raça de cachorro não costuma ter muito pelo que dê para tosar e ai gostaria de saber o que faço?
Resposta do Blupet: Silvia, consulte seu veterinário para verificar se ele não está apenas trocando de pelo. Se for o caso, logo estas quedas irão parar. Você pode escovar ele também para ajudar na troca dos pelos.
Sara em 22/07/2014 13:12 disse:
Minha cachorra é um filhote de 3 meses e meio ainda, creio que esteja em fase de troca de pêlos, mas ela solta muito pêlo, não tenho como tosá-la porque os pêlos ainda são curtos, ela toma sol todos os dias e come ração Dog Chow da Purina, será que eu devo trocar a ração dela para evitar essa queda extrema de pêlos? Agradeço desde já pela ajuda!!!
Resposta do Blupet: Sara,

Quando o cão está fazendo a troca de pelos, vai ser normal a queda mesmo. Para amenizar, tente escová-lo diariamente. Assim os pelos não ficam soltos pela casa e a maioria dos pelos irão cair na escovação, facilitando para você.
julia em 26/06/2014 17:38 disse:
Minha cachorrinha é vira - lata e o pelo dela caí Muuuito fora de época e não tem falhas o q pode ser????
Resposta do Blupet: Olá Julia, tudo bem?

Esta queda de pelo fora de época pode ser relacionada com infecções de pele, alergias, sarna e até mesmo uma alimentação não balanceada.

Procure entender qual destes motivos pode estar gerando a queda de pelo. Lembre-se que quedas em locais específicos pode ser sintoma de alguma alergia.

Em todo caso, procure ajuda de um veterinário que ele vai fazer um exame específico e vai diagnosticar o porque seu cãozinho está perdendo pelo.
maria em 08/06/2014 22:48 disse:
o pelo do meu cachorro ta caindo o que fazer
Resposta do Blupet: Maria, como dito no artigo, você precisa identificar primeiro o motivo da queda. Só assim poderá fazer um tratamento correto. Se estiver tendo dificuldades para identificar, procure um veterinário de confiança que pode ajudar você.
Liliane em 06/03/2014 08:35 disse:
Gostei muito das dicas, bem esclarecedoras.
Resposta do Blupet: Que legal Liliane! Ficamos muito felizes com isso.

Continue sempre acompanhando o trabalho do Blupet :)
Eduarda Melo em 10/01/2014 00:20 disse:
Minha cachorrinha tem pelo ralo mas solta muito pelo, bem exagerado e não tem como eu tosar, o que fazer?
Resposta do Blupet: Eduarda,

Você tem que descobrir a causa da queda de pelo dela. Se essa queda não for algo natural, verifique a qualidade da ração que ela consome. Rações de baixa qualidade podem favorecer a queda de pelos. Se for este o caso, faça um teste com uma ração de maior qualidade para ver se o resolve o problema.

Leve-a para pegar sol e dê banho a cada 15 dias. Isso ajuda a retirar umidade do corpo. Outra dica é você escová-la para fazer a retirada de pelos soltos.

Espero que essas dicas possam ajudar você.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado