Curiosidades: Gatos e o mito das 7 vidas

Todo mundo já ouviu falar que os gatos têm sete vidas, certo? Você sabe da onde surgiu essa lenda? Na verdade ninguém sabe ao certo, mas existem várias teorias para explicar as famosas 7 vidas de um gato.

Os gatos têm 7 vidas?

A primeira delas, e talvez a mais sensata, diz que o mito se estabeleceu devido ao eficiente sistema imunológico dos gatos - que raramente adoecem - e pela habilidade que os faz cair sempre em pé, sendo os únicos animais a conseguirem esse feito.

VEJA TAMBÉM: 15 curiosidades sobre gatos

Características como agilidade, flexibilidade e destreza, além da visão e audição aguçadas, fazem dos gatos um dos animais mais espertos existentes. Assim, no sentido figurado, “os gatos têm sete vidas”. No entanto, a realidade é que os gatos possuem apenas uma vida. Eles vivem em média 15 anos se forem bem cuidados e não tiverem nenhuma doença grave.

Outra teoria das 7 vidas de um gato, diz respeito à crenças religiosas ligadas ao número 7. Na Cabala, o sete é um dos algarismos que tem a maior potência mágica. Na Idade Média os gatos eram perseguidos pela igreja católica e vistos como portadores de algo demoníaco, assim como bruxas e magos. Com isso, quem gostava dos animais os escondia em casa para protegê-lo e rezava a lenda aos que tentavam matá-los que eles só faleciam após a sétima tentativa.

De acordo com algumas histórias da Arca de Noé, o gato foi criado na Arca no momento em que Noé pediu a ajuda de Deus para se livrar de muitos ratos que invadiam o local. Com o pedido atendido, Deus e o gato teriam salvado todas as espécies presentes na Arca. E você, gostou das histórias? Acredita em qual delas? Conte para nós!

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
fernanda em 03/07/2013 13:40 disse:
da hora,muiiiiiiiiiiiiiito da hora!!!!!!

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado