Qual a quantidade certa de ração devo dar ao meu cão?

Você tem dúvidas sobre a quantidade ideal de ração deve dar ao seu cãozinho e sempre que ele está com “cara de quem está com fome” ou você acha que ele está pedindo comida você o alimenta? Saiba que você pode não estar agindo corretamente, pois a quantidade de ração varia de acordo com diferentes fatores como o porte do cão, peso, idade, nível de atividade, entre outros.

O importante é saber que os cachorros necessitam de uma alimentação balanceada, com nutrientes que possam agregar à saúde e às atividades diárias do cãozinho. As rações estão cada vez mais completas e normalmente trazem tudo que o cão precisa. Quando se trata da saúde do seu animal de estimação, invista em uma alimentação mais adequada, em uma boa ração. O investimento vale a pena!

Não sabe qual tipo de ração seu pet precisar comer? Conheça os principais tipos de ração. Entenda direitinho como alimentar melhor seu animalzinho.

VEJA TAMBÉM: Qual a raça de cão ideal para você?

Qual é a melhor ração para cachorro?

Atualmente existem muitas marcas de ração para cachorros, algumas muito bem conceituadas como ração Premier, Royal Canin e ração Pedigree. Com muitas variedades, você pode ficar se perguntando: qual será a melhor ração para meu animalzinho? Esta não é questão tão simples de ser respondida, vale a pena verificar os seguintes itens na hora de escolher uma ração:

  • Se o seu pet gosta da ração.
  • Verifique na embalagem do produto a tabela nutricional. Isso é importante para nós e para eles também. Veja quais são os nutrientes que seu animalzinho precisa e procure rações com estes nutrientes.
  • Prefira rações que tenham certificação do Inmetro.
  • Rações que tenham em sua composição proteínas, cálcio e vegetais para seu cão crescer bonito e saudável.
  • Converse com seu veterinário, pois cada cãozinho tem necessidades específicas. 

Importante: Não é aconselhado deixar ração sempre disponível para seu pet. Isso pode fazer com que ele coma demais, fazendo ele ficar acima do peso, o que não é saudável.

Ração para cachorros adultos

Especialistas dizem que os cachorros adultos, que não estejam com sobrepeso, podem receber até 4% do seu peso em alimentos, divididos em duas porções diárias de ração. Quanto mais agitado e mais atividades e gasto calórico tem o cão, mais ração ele necessita. A ração seca é a mais recomendada por não grudar nos dentes do cachorrinho como a úmida, e também por ser mais saudável. Para que o cachorro se acostume com esse tipo de ração, inicialmente você pode misturá-la com a úmida e aos poucos ir diminuindo a quantidade de ração úmida até alimentá-lo somente com a seca.

Como dar ração corretamente para o seu cão

Como a quantidade é relativa, se você estiver em dúvida, nada melhor do que consultar o veterinário para que ele possa avaliar o seu cão e indique a quantidade ideal. A alimentação deve ser dividida em porções para que ele absorva o alimento de forma mais tranquila e sem problemas digestivos para o animal, como torção no estômago.

Ração para filhotes

Os filhotes (veja alguns cuidados com filhotes de cachorro), por estarem em processo de desenvolvimento/crescimento, devem comer de 3 a 4 vezes por dia. Conforme vão crescendo, passam a comer menos. Dessa forma, você deve diminuir de forma gradativa a quantidade de ração. A partir de 1 ano o ideal é comer duas vezes por dia. Fique atento ao excesso de alimentação que pode ocasionar na obesidade do cão.

ATENÇÃO: Restos de comida para humanos e doces devem estar completamente descartados da dieta do seu cão. Não fique com dó dele, mesmo que ele goste de comer esse tipo de alimento. Você estará prejudicando o seu cão e a você mesmo, pois os gastos com tratamento por problemas devido a ingestão indevida serão bem maiores do que com os da ração saudável.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Confira os principais tipos de ração

Com o mercado para PETS cada vez mais aquecido, alimentos prometem integrar todos os nutrientes necessários para seu animal de estimação... Leia mais

Ração para cães - Conheça os tipos e as ideais para o seu cão

Qual é o melhor tipo de ração? Seu cãozinho está se alimentando bem? Confira nosso guia e tire todas as suas dúvidas. Leia mais

Cão sem comer, o que fazer?

No geral, os cães gostam muito de comer. Alguns gostam tanto, que se o dono não cuidar eles ficam muito gordinhos e podem ter sérios problemas de... Leia mais

Uso de prebióticos e probióticos na alimentação animal

Você já ouviu falar em probiótico e prebiótico? Provavelmente, se você já parou para ler e observar os mais diferentes tipos de ração para... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Maria L D Figueiredo em 18/03/2014 17:03 disse:
Muito bom ter sempre mais informações.
Haylon em 17/02/2014 17:22 disse:
tenho um filhotinho de um mes e meio quantos gramas de ração tenho que dar para ele
Resposta do Blupet: Olá, Haylon. A quantidade de ração varia de acordo com diferentes fatores como o porte do cão, peso, idade, nível de atividade, entre outros.
maria de loudes em 13/12/2013 19:42 disse:
Uu dou a Pedigree pro meu anjinho de 7 anos mas o dente dele está todo podre. Qual ração que devo dar a ele.
Resposta do Blupet: Olá Maria, você precisa dar uma ração para ele que facilite a mastigação. Uma ração para cães idosos seria o ideal. Essas rações já facilitam a mastigação e tem os nutrientes corretos para ele se manter saudável.
maria das graças silva em 21/08/2013 23:12 disse:
Só eles para fazer a gente esquecer das coisas ruins se eu pudesse eu teria todos pertinho de mim.
silvania miranda da paixao em 21/08/2013 22:59 disse:
Tenho uma cachorrinha de pequeno porte, tem 3 messes e meio como ensinar fazer coco e xixi no lugar certo, quantas vezes ela tem que comer no dia, ele só quer morde tudo ate agente a safadinha.
Resposta do Blupet: Olá Silvania, confira nosso artigo: Como ensinar para o cachorro a fazer as necessidades no lugar correto. Vai lhe ajudar.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado