Extermínio de cães no Pará causa comoção em todo país

Uma triste notícia chocou e alertou o povo brasileiro esta semana. Trata-se de uma denúncia de extermínio de cães na cidade de Santa Cruz do Arari, no arquipélago do Marajó, no Pará. O problema é que o principal acusado de tal maldade é o poder público. O incriminado é nada mais, nada menos do que o próprio prefeito da cidade: Marcelo Pamplona está sendo averiguado pelo Ministério Público por oferecer de R$5 a R$ 10 mil para quem “desaparecer” com os cães das ruas da cidade.

VEJA TAMBÉM: Um bom dia canino para começar bem a semana

O prefeito nega o extermínio. No entanto, fontes afirmaram que os animais encontrados nas ruas eram primeiramente encaminhados para a prefeitura, sofriam maus-tratos e eram mortos. A situação é tão crítica no local, que somente no final do mês de maio, mais de 300 cães foram sacrificados na localidade e o crime denunciado por moradores da cidade.

A preocupação é que essa ação incentive outras pessoas de má fé a fazerem o mesmo. Animais desamparados devem ser cuidados e não mortos, abandonados e ainda por cima receber recompensa por sacrificá-los sem uma justificativa plausível.

Como denunciar maus-tratos?

Primeiramente procure investigar para ter certeza da veracidade da sua denúncia. Imagens (fotos e vídeos) que comprovem a situação podem auxiliar na hora de julgar os criminosos. Atentados violentos contra cães e gatos são considerados como crime (artigo 32 da Lei Fereral de Crimes Ambientais 9.605/98).

Você pode registrar um boletim de ocorrência contra o ato ou procurar o órgão de defesa aos animais de sua cidade, como o disque-denúncia, Polícia Militar Ambiental, Delegacia do Meio Ambiente, Ibama ou até mesmo a Prefeitura Municipal (quando é possível confiar). Fique atento e faça sua parte.

Confira abaixo a triste matéria veiculada pelo SBT, na terça-feira, 4:

Por: Filipi S. A.

Dê uma espiadinha no vídeo

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Paulina em 07/06/2013 00:22 disse:
eu sou contra isso porque cachorro também tem sentimento e ainda mais por dinheiro por que não vai trabalha e consegui dinheiro limpo Imundos! Que vocês todos que mataram os animais morram! Povo fdp!eu salvaria todos esses cães, e jogaria voce nesse lugar sem comida e água

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado