Medo excessivo de pet shop e clínica veterinária

Você já ouviu falar em cães que têm medo de ir ao pet shop tomar banho ou de ir ao médico veterinário? Isso acontece às vezes e o dono precisa ficar atento. Além de descobrir o porquê do medo, é necessário ajudar o cão a se sentir mais a vontade.

A primeira coisa a ser verificada é se o animal já é medroso. Tem cães que têm medo de tudo mesmo. Outro motivo frequente é o fato do animal não estar acostumado a receber gente estranha em casa e quando chega ao pet shop, vê aquele movimento todo e entra em pânico.

Se nenhum desses motivos for visualizado pelo dono, pode ser que o pet tenha passado por algum ruim no local e fique traumatizado. Nesse caso é necessária uma atenção maior por parte do proprietário.

O que procurar? O que fazer?

Se o problema for ir ao veterinário, é só o dono tentar lembrar se teve algo que ele tenha passado na clínica que possa tê-lo marcado negativamente. Por exemplo, se ele teve uma ferida e teve que fazer um curativo lá. Claro que doeu e ele pode ter ligado isso ao fato de ir a clínica. Ou se ao entrar na clínica ele se assustou com alguma coisa, com um cão grande ou com um barulho diferente que possa ter acontecido. Alguns cães ligam até a “picadinha” da agulha como algo ruim e modem ter ligado o local ao fato de tomarem vacina.

Claro que tudo que é feito dentro de uma clínica veterinária é para o bem dele. Desde as vacinas até os procedimentos cirúrgicos e limpezas de feridas. Porém, o cão não tem como saber disso. Ele apenas liga o local a algo que ele não achou bom.

Depois de lembrar o que aconteceu, procure o médico veterinário e converse com ele. Ele certamente poderá ajudar. Caso o trauma tenha sido muito grande, uma das alternativas é realizar os próximos atendimentos em casa para que o cão volte a se acostumar com o profissional e a volta à clínica seja mais fácil.

E se for no banho e tosa?

No banho e tosa é um pouco diferente, afinal, o dono não fica com o pet. Nesse caso, vá ao estabelecimento  e converse para descobrir se houve alguma coisa diferente. O pet pode ter caído, pode ter se assustado com outro cão ou o tosador pode ser novo no local e ele tenha estranhado.

Dependendo do que descobrir, faça o que for necessário e se achar que ele está muito assustado, fique com ele na hora do banho, para que ele se sinta mais seguro. Não se esqueça de conversar com o médico veterinário do banho e tosa. É isso mesmo! Todo banho e tosa que é regularizado precisa ter um médio veterinário responsável técnico. É ele que irá socorrer o pet caso haja algum imprevisto durante o procedimento, peça para falar com e ele poderá ajudar a esclarecer o que aconteceu.

Se não conseguir saber o que aconteceu e notar que o pet realmente está traumatizado, troque de local. Procure um novo banho e tosa, confira se é legalizado, se tem médico veterinário e peça para acompanhar os banhos, para que ele se sinta mais seguro no início. 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado