Pit Bull. Forte, bonito, corajoso e leal.

Esse belo cão, de porte forte, músculos bem definidos e postura elegante, daquelas que impõe respeito, tem origem dos Estados Unidos da América. Considerado um cão de porte médio a grande, é um excelente guarda e uma ótima companhia. 

Muito inteligente e observador, o Pit Bull é considerado um cão fácil de ser adestrado. Diferentemente de outras raças que são mais dispersas e difíceis, ele costuma aprender rápido e obedecer ao adestrador, aprendendo aos comandos e se tornando um cão bem educado e obediente. 

Características diversas

O Pit Bull é um cachorro que possui pelo curto e liso. Por isso, o tratamento dos pelos é muito fácil e tranquilo, uma escovação semanal é o suficiente para retirar os pelos mortos e deixá-lo bonito. As cores são bastante variadas, mas certamente o que mais será encontrado é o da cor branca. 

Quanto maior o porte do animal, menor a expectativa de vida do cachorro. É por isso que esse cão vive apenas entre 10 e 13 anos de idade. Claro que alguns exemplares da raça que são muito bem tratados pelo dono, conseguem ultrapassar essa idade, mas são poucos. 

Assim como todo cão forte, forte e cheio de energia, o Pit Bull também precisa se exercitar, e muito! Ele é cheio de energia e, além de longas caminhadas diárias, precisa correr e brincar. A pessoa que opta por ter um cão desses precisa além de ter um espaço grande para que ele possa se movimentar, ter disponibilidade de caminhar muito com o cão. 

Como é muito forte e, se for criado sob estresse, pode se tornar um bichinho agressivo, é indicado que ele seja sociabilizado desde filhotinho. Outro cuidado importante é adestrar um Pit Bull desde filhote. Assim, será mais fácil controlá-lo e tanto a caminhada quanto as brincadeiras serão mais tranquilas. Ele é muito inteligente e obediente. Por isso, o adestramento não será muito complicado. 

Posso ter um Pit Bull em um apartamento?

Claro que não. É um cão muito forte, grande e que precisa de espaço, coisa que não é possível dentro de um apartamento. Esse cão deve ser criado em uma casa ou sítio e ter acesso a uma área grande para se movimentar. 

Pneus pendurados para ele se agarrar e puxar, bolas reforçadas e muito espaço, são itens básicos para criar um animal dessa raça com saúde e feliz. 

Para se ter uma ideia melhor, pode-se comparar esse animal a uma pessoa que malha todo dia e por varias horas ou que pratica um esporte que exige mulluito esforço físico. Conhece alguém que não consegue ficar parado e precisa de exercícios diários? O Pit Bull também é assim. 

É uma raça violenta?

Muitas pessoas certamente já ouviram falar que o Pit Bull é uma raça muito violenta. Embora ele tenha sido criado para ter um gênio mais forte, ser um ótimo guarda e ter uma força incrível, se bem criado, o Pit Bull ficará um cão dócil, amigo, companheiro e que ao mesmo tempo, toma conta do lar como ninguém. A grande maioria dos casos de ataque de um Pit Bull a um humano acontece por o dono ser despreparado e não cuidar dele como deveria. Animais criados confinados, em pequeno espaço, sem caminhar, sem se divertir e sem ser socializado, podem ficar mais agressivo. Maldade? Não! Estresse! Estresse causado por um dono que não o tratou bem. Tratando bem ele será um excelente companheiro. 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Qual a raça de cão ideal para você?

Muitas pessoas escolhem um cachorro pela aparência, e não pelo seu comportamento. Essa é uma forma errada de escolher um companheiro que... Leia mais

O que é e para que serve o pedigree?

Pedigree é um certificado de registro (CR) de um animal que contém a sua árvore familiar. Este certificado é emitido pela CBKC (que significa... Leia mais

Pinscher Miniatura

O Pinscher Miniatura é uma raça de pequeno porte, grande mobilidade, aspecto muito elegante, com pelagem curta e densa. Em geral possuem cores... Leia mais

Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é um cão de pequeno porte (em média 23 centímetros), vigoroso, com uma pelagem longa, sedosa e abundante que teve sua origem... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado