Quando se tem um pet e pretende-se ter outro: como fazer a adaptação?

Ter um pet é muito bom, mas sempre temos que lembrar que eles precisam de diversos cuidados especiais e de companhia. Deixá-los sozinhos por longas horas do dia não é bom. Principalmente para os cães, que têm como costume de sua natureza viverem em grandes grupos. Como muitas pessoas trabalham fora e ficam o dia todo sem poder ver seu pet, muitos optam por arrumar um outro cachorrinho ou gatinho para fazer companhia. Essa é uma excelente ideia.

Porém, é preciso cuidado e paciencia até que eles convivam bem. Mesmo o dono tendo todo cuidado para conseguir um amiguinho novo para o seu cachorrinho, nem sempre o mais velho compreende isso de início e é necessário cautela. Depois de escolhido o animal, prepare um local para que o morador antigo da casa não tenha acesso direto. Arrume uma caminha, potes de água e de comida separados.

Se você já tem um cão e adotou outro, prefira fazer a primeira apresentação fora de casa. Assim, nenhum deles sentirá seu território e sua casa sendo invadidos. Deixe o cão mais velho cheirar o mais novo, mas lembre-se de que ele deve estar na guia. Se o novo morador também for adulto, também deve estar na guia. Se for filhote, pode coloca-lo no colo.  O mais velho deve sempre ser agradado para que ele ligue a chegada do novo amigo a algo bom. Observe a reação dos cães.

Leve-os para casa, mas deixe-os separados. Note a reação deles e leve um para visitar o outro durante o primeiro dia. Repita isso várias vezes durante o dia e observe a reação deles. Lembre-se que se forem adultos eles sempre devem estar nas guias, para que você possa segurar e evitar uma briga.

Se eles parecerem felizes, aproxime-os mais até que você se sinta a vontade para soltá-los juntos. Quando soltar a primeira vez, fique junto para intervir caso precise. Se o cão mais velho não estiver reagindo muito bem, repita esse processo diariamente até que ele comece a aceitar melhor.

No geral, os cães mais dóceis rapidamente se acostumam tanto com os filhotinhos quanto com cães adultos.  De qualquer maneira, o dono precisará ter bastante calma e paciência e estar sempre junto nos primeiros dias, para evitar brigas. Sempre deixe pote de comida e água separadas para o cão mais novo e tenha mais atenção na hora da alimentação. É da natureza dos cães cuidarem do alimento e uma briga pode sair nesse momento.

Como dica, nos primeiros meses, alimente-os separadamente ou fique junto até eles acabarem de se alimentar, evitando que um vá pegar a comida do outro.

Caso o novo morador seja um gato, o procedimento é quase  o mesmo, mas é preciso mais cuidado. Afinal,  o cão que é o mais velho da casa, entenderá que o gato é uma caça. Nesse caso, a apresentação deve ser feita em casa, com o gato dentro da caixa de transporte. Não os deixem juntos até que você note que eles viraram bons amigos. Com cuidado e muita paciência, o seu pet mais velho se acostumará com o novo morador e gostará de ter essa companhia. 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado