Tipos de anestesia para animais

Você já parou para pensar como é feita a anestesia quando o seu peludo precisa fazer uma cirurgia? Toda cirurgia, seja em cães e gatos ou em outros animais, precisa ser feita através de uma anestesia, para que o bichinho não sinta dor. Isso vai desde uma limpeza dentária até a retirada de um tumor, por exemplo. É a anestesia que vai ser a responsável por deixar o pet inconsciente e sem sentir dor por todo o procedimento. Porém, nem todo pet recebe o mesmo tipo de anestesia. Ela é decidida de acordo com a idade do bichinho, o tipo de procedimento a ser feito e à duração da cirurgia.

A anestesia pode ser feita tanto por via inalatória, quanto por via injetável. Além disso, pode ser local ou geral. A anestesia geral é quando o medicamento aplicado faz com que o pet perca a consciência, fique em um estado de sono artificial, não sinta a dor causada durante a cirurgia, relaxamento muscular e ausência de reação de defesa.  Com tudo isso, o pet fica quietinho, sem sentir dor alguma, como se estivesse dormindo profundamente, até que a cirurgia acabe.

Já a anestesia local é um pouco diferente. O fármaco aplicado atua somente em determinada região. Nesses casos, o animal poderá ser sedado e o fármaco será aplicado diretamente no local da cirurgia. Embora possa ser feita, é uma prática menos corriqueira na clínica de cães e gatos.

Como falamos, a anestesia pode ser injetável ou inalatória. A inalatória é considerada mais segura por não precisar ser metabolizada pelo organismo para que sua ação ocorra. O fármaco é inalado e assim que a cirurgia acaba e o pet é tirado do aparelho pelo qual está inalando o anestésico, ele começa a voltar e logo está totalmente acordado. Isso faz com que o pós-operatória seja mais tranquilo.

Como o pet respira esse anestésico? Ele é entubado e durante todo o procedimento, um anestesista médico veterinário o acompanha para ver a sua reação e regular a anestesia conforme for necessário. É a mais segura para pets com problemas cardíacos, e por isso, é o mais indicado para ser escolhida em animais velhinhos ou que tem problemas no coração. Porém, nem sempre ela está disponível, pois ele pode precisar de no mínimo dois médicos veterinários durante a cirurgia, o equipamento necessário é caro, bem como o fármaco usado. Isso encarece bastante o procedimento cirúrgico, ficando muitas vezes, inviável de ser mantido em clínicas com menos movimento.

Já quando a anestesia a ser feita é a injetável, o fármaco é aplicado pela via intramuscular ou intravenosa. É o tipo de anestesia mais usada na medicina veterinária, pois tem menor custo e barateiam o procedimento, fazendo com que o proprietário tenha mais condições de agendar a cirurgia necessária. Há vários tipos de anestésicos injetáveis que são decididos pelo médico veterinário de acordo com a saúde do animal e com o tipo de procedimento a ser feito.

Seu pet já foi operado alguma vez? Qual a cirurgia feita? Conte pra gente nos comentário! 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Hospital veterinário Público

Infelizmente, nem todas as pessoas que decidem ter um animal de estimação têm condições financeiras de fazer um tratamento de saúde ou levá-lo... Leia mais

Fungos que causam problema de pele

Uma das doenças mais comuns nos cães é a dermatite ou doença de pele. Os sinais clínicos são bastante variados, mas o pet pode apresentar queda... Leia mais

A temperatura corporal dos animais de estimação

Os cães e gatos, assim como as pessoas, mantém a temperatura do corpo estável e por isso, são chamados de homeotermos. Porém, isso não quer... Leia mais

Como a relação entre o homem e seu animal de estimação pode influenciar a saúde pública

Desde a pré-história há relatos de uma linda e intensa ligação entre seres humanos e os animais. Nas pinturas feitas naquela época, a figura... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado