Tudo sobre a raça Shih Tzu

Essa linda raça de origem chinesa possui porte pequeno e é considerada uma excelente companhia. O nome “Shih Tzu” significa “cão leal”. O nome não poderia ser mais adequado, pois por seu temperamento dócil e sua ligação forte ao seu dono, fez com que esse cão fosse adorado na China. Pode-se falar que é a raça queridinha dos chineses. 

Uma das características físicas facilmente notadas é a pelagem longa e reta dessa raça. O subpelo é denso e ele pode ter as cores preta, marrom, branco e bicolor. O pelo longo exige uma dedicação maior do dono, pois para manter o pelo bonito e saudável, o cão  deve ser escovado no mínimo uma vez a cada dia. É necessário ter um cuidado especial com os pelos perto do olho, para que não causem lesões oculares. É por isso que muitas vezes é possível encontrar Shih Tzu com chuquinha.

Esse pequenino vive entre 13 e 15 anos e, embora precise de passeios e brincadeiras como todos os demais cães, não requer atividade física intensa. Embora seja um cão muito leal, companheiro, feliz e amoroso, ele é considerado muito teimoso. 

Posso ter um Shih Tzu em apartamento?

Sim! Como é um cão pequeno e que não precisa de atividade física intensa, o Shih Tzu se adapta muito bem à vida dentro do apartamento. Porem, é importante lembrar que mesmo que ele aprenda a fazer as necessidades em uma local apropriado, dentro do próprio apartamento, o dono precisará passear diariamente com o peludo. Afinal, quem gosta de ficar preso o dia todo?

Ele gosta de crianças?

Ele adora crianças e toda a família. É um cão muito amoroso e que está sempre pronto para brincar e interagir com todos. Por isso, são ótimos para criança e certamente irão se divertir muito juntos. 

Dicas e curiosidades sobre a raça

Ele sofre muito no calor e como tem um focinho curto, tem mais dificuldade de equilibrar a temperatura. Isso faz com que ele tenha mais pré-disponível a hipertermia. O dono precisará ter muito cuidado com o peludo no verão e proporcionar um ambiente mais fresquinho para que ele possa ficar. 

Outro cuidado importante é quanto às piscinas. Se o pet for criado em uma casa com piscinas, ela deve ser cercada e o bichinho não pode ter acesso a ela. Como é muito peludo, o pelo molhado pode pesar e ele não conseguir nadar. Para que ele seja levado para a água, deve estar junto com o seu dono. 

Além desses cuidados já comentados, é essencial manter a tosa higiênica em dia, para que não haja risco do cachorrinho ficar sujo. É muito pelo e caso a tosa não seja feita, o risco de ficar coco grudado perto do ânus, é grande. A orelha deve ser verificada semanalmente para observar se não há aumento de secreção ou algum outro sinal clínico de otite. É importante lembrar de que essa raça solta pouco pelo e que para manter a saúde em dia e a pelagem bonita e brilhante, é necessário dar ao pet uma ração de qualidade.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Qual a raça de cão ideal para você?

Muitas pessoas escolhem um cachorro pela aparência, e não pelo seu comportamento. Essa é uma forma errada de escolher um companheiro que... Leia mais

O que é e para que serve o pedigree?

Pedigree é um certificado de registro (CR) de um animal que contém a sua árvore familiar. Este certificado é emitido pela CBKC (que significa... Leia mais

Pinscher Miniatura

O Pinscher Miniatura é uma raça de pequeno porte, grande mobilidade, aspecto muito elegante, com pelagem curta e densa. Em geral possuem cores... Leia mais

Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é um cão de pequeno porte (em média 23 centímetros), vigoroso, com uma pelagem longa, sedosa e abundante que teve sua origem... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado