Você conhece a AIDS felina?

Os gatinhos também podem ser vítimas da Aids. Conhecida como o vírus da Imunodeficiência felina (FIV), a doença é um lentivirus ao qual pertence a um subgrupo do vírus HIV que afeta os humanos. A doença foi descoberta nos anos 80, mas é pouco conhecida pelos donos de gatinhos. Ela afeta todo o tipo de felino, porém não atinge os humanos.

VEJA TAMBÉM: Cachorro ou cadela?

Transmissão

A Aids felina pode ser transmitida por meio de saliva ou sangue de outro felino portador do vírus FIV. Normalmente os machos possuem mais risco de serem infectados, pois são mais propensos a se envolverem em brigas com outros animais. Dessa forma acabam se expondo mais e caso em um desses combates por território e acasalamento haja sangue, o risco é muito grande, visto que em brigas de gatos eles acabam se mordendo.

A Aids felina é diferente da humana, que é transmitida por meio de relações sexuais e é importante deixar claro que ela não pode ser transmitida para os humanos. A doença pode afetar gatos de todas as idades, raça e sexo.

Como prevenir

A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o animal em casa, longe de brigas. A castração pode ser uma boa alternativa, pois o gato tende a atenuar o extinto territorialista e permanece mais em casa. É necessário fazer exames de sangue no seu gatinho para ter certeza de que ele não possui o vírus, evitando assim, que ele contamine outros gatos.

Como tratar

Depois de detectar que o gato possui o vírus é preciso tomar alguns cuidados, mas infelizmente não há vacina e nem remédio para a cura. No entanto, os animais infectados podem sobreviver por anos de forma saudável. Quando a doença passa a progredir, o gato passa a ficar debilitado e fica suscetível a contrair outros tipos de doença pelo fato de estar vulnerável.

Muitos recomendam a eutanásia, mas é possível associar medicamentos e suplementos para fortalecer o sistema imunológico do gatinho, combatendo possíveis doenças secundárias. Para avaliar se a eutanásia é a melhor opção, converse com um veterinário para que ele avalie as condições de saúde do animal e indique o melhor caminho a seguir. O importante é não deixar o gatinho sofrendo.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
anna maria em 20/08/2013 13:25 disse:
Adorei as informações , pois eu possuo cães e gatas e ja tive gatos também. Foi muito importante para saber assuntos que eu não tinha noção.
Resposta do Blupet: Que bom que gostou Anna Maria. Continue acompanhando nossas dicas e cuidados.
LUANA MOREIRA em 16/08/2013 15:35 disse:
Este artigo é de grande importância, devido ao preconceito que existe na adoção de animais com essa patologia diagnosticada. A observação que eu devo reafirmar de que não é transmissível a seres humanos, deve trazer aos donos tranquilidade, conheço um caso de um felino que viveu tranquilamente com seu dono em seu lar por 16 anos aproximadamente.

Um grande a braço para equipe blupet que faz um trabalho maravilhoso!!! S2

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado