Pinscher Miniatura

Pinscher Miniatura é uma raça cachorro de porte pequeno, surgida na Alemanha. Tem uma constituição quadrada, possuindo uma musculatura forte e uma postura elegante. Seu pescoço arcado e musculoso lhe dá um ar de confiante. Seu tamanho pode variar entre 25 a 30 centímetros, com o peso variando de 3 a 6 kg. A cabeça é proporcional ao corpo, e vai afinando em direção ao focinho. Geralmente tem olhos escuros. Suas orelhas são altas e as patas dianteiras são retas. As patas são pequenas, e curiosamente se assemelham com a forma das patas dos gatos. A pelagem do Pinscher é curta, densa e possui pelos duros e sem falhdesprevinidosas. As cores do pelo são sólidas e podem variar entre ferrugem, chocolate, vermelho e preto. Eles possuem uma aparência distinta. É fácil reconhecer um Pinscher Miniatura quando você ver um. Podem viver de 10 a 14 anos.

Características do Pinscher

Alemanha

25cm a 30cm

 4kg a 6kg

Zwergpinscher

 12 a 14 anos

Caçar ratos

Comportamento do Pinscher Miniatura

Pinscher MiniaturaO Pinscher, por ser muito curioso, está sempre em alerta e é muito desconfiado com estranhos. Apesar do caráter dócil, o Pinscher é um ótimo cão de guarda. Faz muito barulho quando estranhos se aproximam. Você pode acabar menosprezando ele pelo seu tamanho pequeno (e na verdade parece que ele nem percebe que é pequeno), porém o Pinscher não parece ter medo, é um cachorro destemido. 

Outra característica marcante é a curiosidade. Podemos até chamá-los de detetives. Eles verificam tudo, e o pior, podem inclusive comer tudo - e isso pode ser muito perigoso. Quando não há ninguém por perto, pode ter certeza que estão procurando por algo novo a ser descoberto. Ter um Pinscher é como viver com uma criança pequena, você precisa ficar de olho neles o tempo todo. Quando você não estiver de olho, é recomendado deixá-lo em um lugar seguro, para que não se envolva em encrenca.

Também são cães extremamente energéticos (uma das raças mais energéticas que existe), e precisam gastar toda essa energia. Deixe brinquedos disponíveis, senão ele poderá brincar com outras coisas que você não vai gostar muito. Leve-o para passear, fazer exercícios, isso irá fazer muito bem para ele.

PinscherPor ser muito energético, vigoroso, e gerar muitos cuidados, o Pinscher não é muito recomendado para donos de cães de primeira viajem. Sua energia e inteligência podem pegar os donos desprevenidos. Sem treinamento, comportamento adequado e cuidados, eles podem virar um dor de cabeça para os donos.

Temperamento

O Pinscher Mini é um cão com uma personalidade forte. Se você permitir, ele ficará por conta própria, lhe trazendo muitos problemas. Se você está pensando em comprar ou adotar um Pinscher, esteja disposto a ser o líder.

O temperamento do Pinscher é afetado por uma série de fatores principais como a hereditariedade, socialização e treinamento. Filhotes com temperamento agradável são aqueles que são curiosos e brincalhões, que adoram estar por perto das pessoas, dispostos a se aproximarem e fazerem contato. Tenha muito cuidado com a procedência do animalzinho.

Como todo cachorro, o Pinscher precisa de socialização desde cedo (ser exposto a outros animais, pessoas, lugares, sons e experiências). Esse tipo de atitude vai ajudar muito seu cãozinho a se desenvolver e ser bem ajustado, podendo desfrutar de ótimos momentos junto com você. Se você não fizer isso, seu cão pode vir a ficar briguento ou até mesmo tímido.

Leve-o para parques movimentados (não se esqueça da segurança), lojas que permitem cães e em passeios de lazer. Uma visita a amigos ou vizinhos também são sugestões muito interessantes.

Pinscher Mini Pinscher Mini

O Pinscher Mini geralmente se dá muito bem com crianças e outros cães, só precisam claro, ser bem liderados para que ajam da forma correta. O Pinscher é um excelente cão, extremamente apaixonado pela casa e seus donos.

Cuidados com o Pinscher

É importante, em caso de você ter um filhote, de preparar a sua casa, como se tivesse um bebê na época em que está engatinhando. Deixe objetos pequenos (moedas, chaves, brinquedos) fora de seu alcance. Caso contrário, o Pinscher pode ter acesso e acabar ingerindo ou se machucando com esses itens.

Em seu quintal, verifique se não buracos grandes, ou também se não existem objetos pequenos pelo chão, que também podem vir a causar um problema. Se você realmente quer ser cauteloso, passe um rastel para limpar bem seu jardim e retire esses objetos perigosos.

Pinscher PequenoO Pinscher pode ser teimoso em certos momentos, então seja o líder. Deixe-o entender que você quer o bem dele e que ele deve obedecer você. Estabeleça uma liderança firme, mas sem machucá-lo, lógico.

Como já citado, socialize e treine seu Pinscher, ele precisa aprender a como agir em situações diferentes.

Banhos:

Uma escovação diária com uma escova de cerdas macias é recomendada para manter o pelo do cão brilhante. Banhos frequentes não são recomendados já que podem ressecar a pele. Alguns donos, ao invés da dar banhos frequentes, molham um pano com água morna para fazer a higienização. Se fizer isso, comece pelo rosto, com atenção para as áreas dos olhos, e termine em direção à cauda. Fazendo isso seu Pinscher vai ficar limpo todos os dias.

Alimentação:

Divida a alimentação em duas vezes por dia. Não deixe ração sempre disponível. Isso pode fazer seu cãozinho comer demais e engordar, o que não é saudável.

A quantidade ideal é 1/2 a 1 xícara de alimento seco de alta qualidade por dia. Claro que esta quantidade é uma média geral. A quantidade correta depende de vários fatores como idade, crescimento, tamanho, metabolismo e nível de atividade. Então, não leve esta regra tão na risca. A qualidade da ração também faz diferença. Quanto melhor, mais ela irá nutrir seu cão e ele será mais saudável e menos propenso a ter complicações de saúde.

Como já citado anteriormente, o Pinscher não é um cão recomendado para um dono de primeira viajem, ele tem uma energia alta e uma personalidade forte, porém é um excelente cão, com atitude e uma aparência elegante. Se você estiver preparado para tudo isso, ele pode ser o cão ideal para você.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Qual a raça de cão ideal para você?

Muitas pessoas escolhem um cachorro pela aparência, e não pelo seu comportamento. Essa é uma forma errada de escolher um companheiro que... Leia mais

O que é e para que serve o pedigree?

Pedigree é um certificado de registro (CR) de um animal que contém a sua árvore familiar. Este certificado é emitido pela CBKC (que significa... Leia mais

Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é um cão de pequeno porte (em média 23 centímetros), vigoroso, com uma pelagem longa, sedosa e abundante que teve sua origem... Leia mais

Raças de cachorros mais populares no Brasil, o país canino

O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol. Entretanto, o que muitos não sabem é que os brasileiros também são apaixonados por... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
cristiane em 28/01/2015 15:21 disse:
tenhu um pinthier pelo pretos com detalhes marrons.olhos escurinhos.peqeno tbm qe esse da fotos.ele nao come direito.ja comprei varios tipos de raçoes de varios nomes.ja dei comida caseira.mas ele nao engorga .alias nao da peso.ja dei remedios.pos pelos.de vermes.e nao tem jeito.ele é ativo.brincalhao.late pouca vzs.oqe devo fzr p ele engordar.ele é indentico a esse da foto meu pinthier.
Wesley em 20/11/2014 16:12 disse:
gostaria muito de ter este cachorro.. tenho um quintal grande com bastante espaço pra ele brincar... mais ñ tenho dinheiro para comprar...
Dailane Tenho um pinscher e ele e tudo isso e mais um pouco disso que foi em 26/10/2014 00:38 disse:
Tenho um pinscher e ele e tudo isso e mais um pouco disso que foi citado acima, maiss amoooooooooooooo!!!
rosangela em 20/10/2014 10:21 disse:
eu tenho uma filha com simdrome dwal e ela fica me pedindo um pincher mais não dar pra mim comprar pq e muito caro gostaria de saber se vcs pode dar essa alegria para minha princesa doando um pincher o para ela se vcs poder fazer isso vcs vao ver o sorriso estanpado no rosta da minha princesa e deus vai dar em doblo pra vcs tenho fe em deus que ele vai tocar no coração de vcs e vcs vao fazer essa caridade,fica com deus e que deus te abençoe morro no jacaré rio de janeiro na rua lino teixeira n 337 fundos .
Bruna Brites em 19/10/2014 12:12 disse:
Bom dia!
Tenho uma pinscher de 3 meses, ela e dócil com outras pessoas e outros animais. Porem e bastante dominadora,gosta de brincar de cabo de guerra, brinca mto de morder ( e é com forca) , qdo leva bronca late e dar mordidinhas, nao gosta mto de colo e as vzs tenha morder qdo a.pegamos e qdo quer atenção começa a latir! :p
Gostaria de saber como agir nessas situacoes.
Maya em 04/10/2014 22:33 disse:
Temos Um Macho Muiito Ativo Eh Bastante Mimador Por Todos Darh Casa Mas Quando Chegar Visitas Enh Nossa Casa Ele Late Muito Eh Quer Morde-Las Mas Nós Não Conseguimos Dizer Não Pra Ele Porque Ele Faz Uma Cariinha Deh Choro Aiih Nós Não Resistimo .Como Lidar Com Isso ?
Guilherme Montanhini em 13/09/2014 12:33 disse:
Olá,eu tenho um pinscher miniatura macho e ele acabou de chegar na minha casa, ele come raçao com leite qual é a comida ideal para ele?
silvania em 27/08/2014 20:33 disse:
gostaria de adotar um pincher numero 0
Thamyres em 02/07/2014 14:37 disse:
Olá. .. :D
Eu tenho dois pinscher um macho e uma fêmea .. O problema é que eles só comem a ração se for misturado com comida... a comida faz mal para eles?.
Na verdade tenho 4. Ontem nasceu mais duas :) ...
Entâo a comida que ela come misturada com a ração influência na amamentação dos cachorrinhos?
O que eu devo fazer?
Desde já agradeço...
Resposta do Blupet: Olá Thamyres,

Sim a comida faz mal para eles. Tente dar somente a ração. Comece com a ração úmida que é mais fácil e depois vá aos poucos deixando somente a ração seca.

Durante a amamentação, dê ração de filhotes para a cadelinha. Isto ajuda ela a repor o cálcio perdido durante a gestação.
marina em 02/06/2014 11:25 disse:
ola. tenho uma menina pincher miniatura como ensinala a fazer as necessidades na rua?
Resposta do Blupet: Olá Marina, tudo bem?

Dê uma lida nestas dicas do Blupet sobre como ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no lugar certo: http://www.blupet.com.br/noticia/como-ensinar-o-cachorro-a-fazer-as-necessidades-no-lugar-certo.
monique em 23/05/2014 12:43 disse:
meu pinxe um ele nao esta comendo raçao e as vezes vomita ta meio quieto ele nao e assim, ja dei a segunda dose da vasina o que faço nunca cuidei de bichos por favor me ajude
Resposta do Blupet: Olá Monique,

Procure um veterinário imediatamente. Em casos assim graves, é melhor buscar a ajuda de um especialista.
Yasmin em 18/05/2014 21:36 disse:
Tenho um pinsher de 1 ano e meio, ele é bastante imperativo, e late pra todos os cachorros, não pode ver um e já quer morder, o que eu faço para ele se socializar mais?
Resposta do Blupet: Olá Yasmin,

Geralmente o Pinscher é bastante ativo mesmo, o que você precisa fazer é mostrar para ele que você não gosta que ele faça isto. Tenha uma atitude de líder e mostre para ele que você é quem manda, lógico que não sendo agressiva.

Tente também socializar ele com outros cachorros. Convide seus amigos que tenham cães e faça um encontro entre eles, para que ele se acostume com a presença de outros animais.

São algumas dicas para você deixar seu Pinscher menos nervoso.
maria das graças gomes durao em 05/03/2014 21:35 disse:
Gostaria de ter uma cadela pincher zero mas ñ tem preço e nem a cidade amarela ou chocolate peço que entre em contato comigo, moro em guarara minas gerais é o meu sonho ter um bichinho desse pra mim comprar vai ser dificil mas ninguem que me presentear com um bichinho desse se vc fiserem um preço que eu possa comprar tudo bem vou faser o maior sacrificio deixo ate de comprar meus remedios pr ter um cachorrinha dessa ,por mais muito obrigada peço se pocivel entra em contato com meu face.
Resposta do Blupet: Bom dia Maria, tudo bem?

Infelizmente é mais difícil encontrar animais de raça para doação. Dê uma olhadinha em nossa página que contém animais para doação de Minas Gerias.
Izabel em 01/03/2014 18:58 disse:
lindosssss gostaria de ganhar um filhote de pincher 0ou 00 p apartamento pode ser também chihuahua ou fox ou misturado por favor estou louca pra pegar um bebe desses grata.
Resposta do Blupet: Olá, Izabel. Acredito que esta página pode te ajudar: adoção.
juliana em 10/01/2014 11:18 disse:
Tenho um Pinsher de nove anos, as vezes ele é muuito amoroso e em outras bem teimosinho. Gostamos muito dele, mas por ser um tanto mimado, as vezes parece q ele é o rei da casa e os donos os suditos. Sempre que chega alguma visita ele fica irrita e não para de latir até que as pessoas vão embora, quero saber se eu começar a passear mais vezes com ele o temperamento dele ira mudar. Principalmente agora que teremos uma criança em casa.
Resposta do Blupet: Juliana, pode ajudar sim, pois você vai gastar mais as energias dele, deixando ele menos agitado quando estiver em casa. O Pinscher tem muita energia e se comporta mesmo da forma que você falou, sendo o dono da casa, se você não se impor no comando.
ALENI em 16/12/2013 22:28 disse:
EU GOSTARIA DE COMPRAR UMA CACHORRINHA PINSCHER DE COR PRETA E MARRON.
Resposta do Blupet: Olá Aleni,

Para comprar um Pinscher é recomendado que você procure um criador responsável. Lembre-se de pesquisar bem para não acabar encontrando criadores que somente se importam com lucro, e não pensam na saúde do Pinscher.
mara em 27/06/2013 14:08 disse:
Perdemos recentemente após tratamento de dois meses dois amiguinhos para a cinomose :um filhote de Pastor belga de 40 dias que ainda nao tinha feito as vacinas e
um pinscher de 1 ano que tinha vacina importada em dia. minha filha de 20 anos que sofre de depressao está arrazada. O pinscher tinha sido indicado pelo pscologo juntamente com amedicação. nao sei como consolar minha filha pela perda. gostaria de adotar um novo cão pinscher. Se alguém puder ajudar...poderia ser um cao adulto deaté 2 anos e que já tenha sido vacinado. o ambiente já esta desinfetado mas nao queremos nos arriscar com um filhote .Obrigada!Mara.
Resposta do Blupet: Olá Mara, é uma pena mesmo o que aconteceu. Em relação a adoção já deu uma procurada em nosso site nos animais que temos a disposição? O link é este: http://www.blupet.com.br/cachorros-e-gatos-para-adocao
Agradecemos a visita.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado