Gestação canina, o que eu preciso saber?

A partir de 8 meses de idade uma cadela pode entrar no cio, ou seja, pode ficar prenhe. O número de filhotes que uma cadelinha tem varia bastante, mas a média é de 6 cães, que nascem após os seus 62 ou 63 dias de gestação. Para que os filhotes nasçam fortes e para que a mãe fique bem, vários cuidados são necessários durante a gestação. E aí, tá preparado? Leia nosso artigo e tenha certeza que sua cachorrinha terá uma gestação saudável e um parto tranquilo. Aproveite para deixar o seu comentário caso haja alguma dúvida.

Cadela e seus filhotes

Minha cadela está prenhe, o que posso fazer?

Se sua cadelinha está prenhe você precisa começar a ter alguns cuidados especiais com ela. A primeira coisa é cuidar da alimentação da cadela gestante. Durante esses dois meses ela estará formando os filhotinhos e para isso, precisará comer mais do que antes. Você precisa aumentar a quantidade de ração fornecida (se ela não for obesa). Além disso, é necessário trocar para uma ração especial, que tenha mais cálcio, para que ela tenha cálcio suficiente para formar bem os cachorrinhos. Que ração é essa? A ração de filhotes! É isso mesmo, fêmeas gestantes devem ser alimentadas com ração de filhotes até o desmame. Isso ajudará a evitar a hipocalcemia, que pode acontecer tanto durante a gestação quanto na amamentação. 

Leve a cadelinha ao médico veterinário para um exame, para garantir que ela está bem, para confirmar a se sua cadela é gestante (quando necessário) e para colocar em dia a vacinação dela. Não dê nenhum remédio a ela que não seja indicado pelo médico veterinário e NUNCA aplique aquelas injeções para não ter cio se a cadela já tiver cruzado. Se você aplicar os filhotes podem morrer dentro delas e ficarem mumificados. Depois disso, a cadelinha precisará ser operada. Pode até morrer. Cuidado!

Quais cuidados devo ter antes, durante e após o parto?

Quando fizer 60 dias que ela cruzou, você pode começar a preparar um local bem quieto, com pouca luminosidade e longe do vento e da chuva para ela parir. Coloque uma caixinha de papelão com paninhos, por exemplo. Perto da hora do parto elas costumam procurar um lugar para fazer o ninho. Leve-a até lá. O lugar precisa ser tranquilo para que ela se sinta segura e possa se dedicar ao parto. 

A bolsa vai romper e em até 6 horas ela precisa ter começado a parir. Se isso não acontecer, chame o médico veterinário. Pode ser que ela precise de cirurgia. No geral, depois de nascer, a mamãe mesma limpa o filhote e come a placenta. Cadelinhas que cruzaram muito novinhas podem se esquecer de fazer isso. Se isso acontecer, você precisará ajudá-la. Vai precisar tirar a placenta e fazer com que o líquido que fica no nariz do bichinho saia. Para isso, coloque o filhote entre suas duas mãos, com a cabeça para baixo e sacuda, com movimentos de vai e vem. Depois, pegue uma toalha e vá massageando o bichinho, como se fosse a mãe lambendo,para que todo o líquido saia. Não se preocupe, entre o nascimento de um filho e outro pode demorar mais de uma hora. 

Depois do parto, limpe o lugar, troque os paninhos e, se preciso, a caixa. Mantenha a mãe e os filhotes no lugar calmo e longe do frio, do vento e da chuva. Deixe água e ração de filhotes perto, para que a mãe possa se alimentar sempre que der vontade. Se algum filhotinho morrer ou tiver alguma doença pela qual provavelmente for morrer, é comum que a cadela separe do ninho e o deixe de lado, não se assuste. 

Cadelinha com seus filhotes

Não quero que a minha cachorrinha tenha filhotes, o que faço?

Se você só tem uma cadelinha em casa, pode simplesmente evitar que ela fuja e encontre com um cão macho enquanto estiver no cio, mas o melhor mesmo é castrar. A castração além de evitar a gestação de sua cadela, diminui o índice de tumor de mama. O indicado é castrar a cadela antes do primeiro cio. Você provavelmente já ouviu falar que é necessário deixar ter a primeira cria para depois castrar. Isso é lenda! Não é verdade! Se castrar antes do primeiro cio e de ter cria, a chance dela ter tumor de mama diminui muito. Embora existam medicações injetáveis para evitar que ela entre no cio, elas não são recomendadas. Como são hormônios, mudam toda a fisiologia do animal, deixando- o mais propenso a ter infecção de útero e tumor de mama. O animal pode até morrer! Castre seu bichinho e garanta uma vida mais longa e melhor a ele!

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

10 dicas para cuidar de sua cadela durante a gestação

A gestação canina necessita de inúmeros cuidados antes, durante e depois do parto. Quando uma cadela está grávida, costuma-se dizer que ela... Leia mais

Como lidar com a gravidez psicológica

Conhecida como pseudociese canina, a comumente chamada de gravidez psicológica é muito frequente nos cães. Trata-se de uma disfunção hormonal da... Leia mais

Qual o período ideal para iniciar a vida reprodutiva das cadelas?

Embora a castração seja o procedimento mais indicado, afinal já temos uma superpopulação de cães, alguns donos optam por deixar a cadelinha... Leia mais

Problemas reprodutivos em cães

Embora na grande maioria das vezes os donos se preocupem com a procriação e não a desejem, alguns, principalmente donos de cães de raça, resolve... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Maria Eduarda em 20/10/2014 16:08 disse:
Que fofura eu quero um para mim eu amo um cachorro eu tenho 5
marco em 05/07/2014 20:31 disse:
muito boa essa explicacao,sobre quando e como tratar uma cachorra no cio .ja que tenho uma pastora belga e nao pretendo por para cruzar.
Resposta do Blupet: Olá Marco, tudo bem?

Sim, precisa ter muitos cuidados quando colocar um cão para cruzamento. É bom o dono pensar muito bem antes.
andreia do carmo de lima em 17/02/2014 17:25 disse:
minha cachorra tem no maximo dois anos esta gravida de um mes e pouco dou a ela a raçao premiata continuo dando a mesma ?
Resposta do Blupet: Olá, Andréia. Uma ideia seria dar ração de filhotes por ser mais nutritiva. Segue artigo sobre este assunto: Ração para cães, os tipos e as ideias.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado