A inteligência e o companheirismo do Yorkshire

A capacidade que alguns cães possuem é admirável e motivo de orgulho para muitos donos. Algumas raças se destacam ainda mais quando o assunto é inteligência. Uma delas é a Yorkshire, de origem inglesa, que no livro "A Inteligência dos cães", de Stanley Coren, foi citada entre as mais inteligentes do mundo, ficando na 27ª posição.

Os cães dessa raça são muito dóceis, brincalhões e agitados, o que os torna uma excelente companhia para as crianças. Eles também são muito carinhosos, mas a maioria deles não gosta de ficar muito no colo, preferem mesmo é ficar apenas perto do dono.

VEJA TAMBÉM: Proteja seu animal do frio

Quando o assunto são os outros animais, os Yorkshire gostam de chamar a atenção do dono e de disputar território. São também ciumentos e possessivos. Eles não costumam soltar pelos, característica que os torna uma ótima opção para apartamentos. Ao mesmo tempo, estão sempre atentos ao menor ruído e costumam ser um pouco barulhentos e avisando quanto alguém está andando no corredor do prédio, por exemplo.

Seus pelos longos e sedosos fazem com que os Yorkshire sejam considerados uma das raças mais belas do mundo. Eles encantam também pelo tamanho, pois seu peso atinge no máximo 3,5 kg. Para que seus pelos estejam sempre exuberantes, são necessários alguns cuidados especiais, como escovação entre três e sete vezes por semana. Para facilitar a manutenção da pelagem eles podem ser tosados, sem que se perca toda a beleza da raça.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é um cão de pequeno porte (em média 23 centímetros), vigoroso, com uma pelagem longa, sedosa e abundante que teve sua origem... Leia mais

Por que devo tosar meu cão?

O cachorro, mesmo que não more dentro de casa, deve ser tratado como um membro da família que compartilha momentos com você e seus familiares.... Leia mais

Raças de cachorros mais populares no Brasil, o país canino

O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol. Entretanto, o que muitos não sabem é que os brasileiros também são apaixonados por... Leia mais

Raças de cachorro para apartamento: 10 cães ideais para morar em locais pequenos

Algumas raças são perfeitas para apartamento, outras nem tanto. Veja nosso guia e descubra as raças perfeitas para o seu apartamento. Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
talita em 02/12/2014 12:47 disse:
site maravilho tenho um yorki e o site me ajuda muito a tirar duvidas
Antonio Heleno Silva em 26/11/2014 14:50 disse:
Gostaria de saber preço de York, desses bem pequenos, e se alguém também gostaria de doar algum que não gostaria mais de té-lo.
gislene alves pinho em 18/11/2014 17:47 disse:
tenho um yorkshire de 2meses e meio ,como faço para ele fazer xixi e coco no mesmo lugar ele é macho..
Rosana em 02/09/2014 13:53 disse:
Boa Tarde!!Gostaria muito de adotar um yorkshire,pois tenho uma filha pequena e queria ensinar a ela o amor pelos animais!O meu cãozinho poodle morreu ano passado de velhice com 17 anos..Se souberem de algum lugar que tenha o York,pois moro em apartamento e esse seria o ideal!
Desde já muito obrigada!!
marcia em 09/08/2014 17:24 disse:
Tenho uma, a minha se chama Mel, amo demais , meu bebê, mas sei q erro aqui em casa todos paparicamos muito, e acabamos fazendo todas as suas vontades, mas quem não se rende a essa gostosura? :)
Resposta do Blupet: Com certeza Márcia, o York é um cãozinho muito amável como todos os cães :)
Daniele em 17/06/2014 12:44 disse:
Olá, tenho um macho de 1 ano e meio. Ele é muito dependente e não suporta ficar sozinho. Se ficar, faz bagunça e as "cacas" nos lugares totalmente errado, para chamar atenção. Muito inteligente, ele foge sempre que vê a oportunidade. Mas é muito carinhoso e companheiro. Por conviver com uma fêmea, mistura de Fox com pinscher, ele aprendeu a latir pra tudo e pra todos. Ensinei comandos a ele, que por sinal ele os obedece com precisão, para tentar me impor a ele. Mas não subestimo a inteligencia dele, ele sempre me surpreende. Gostaria de uma opinião com relação a como deixá-lo sozinho em casa por algumas horas sem que ele vire a casa de ponta cabeça.
Resposta do Blupet: Olá Daniele, tudo bem?

Pode-se fazer muitas coisas. Tente gastar bastante as energias dele enquanto você estiver em casa, assim quando você sair, ele pode aproveitar para dormir e descansar e assim não fará bagunça. Tente deixar um cantinho específico para ele fazer este descanso. Caminhadas com o pet ajudam a gastar bastante energia.

Outra coisa legal é deixar brinquedos para ele brincar sozinho quando tiver vontade. Existem de vários tipos, você pode conferir alguns brinquedos neste link: http://www.blupet.com.br/noticia/tipos-de-brinquedos-para-cachorros. Um dos que mais gosto é o comedor, onde o pet se exercita e ganha uma recompensa por isto.

Por último tente fazer com que ele aproveite da companhia da Fox, assim não vai ficar totalmente dependente de você e não fará bagunças pela casa.

Espero ter ajudado.
Isabelly em 03/04/2014 14:01 disse:
Eu tenho uma cachorrinha yorque
Resposta do Blupet: Que legal Isabelly
Luiza Garcia Irie em 03/09/2013 17:20 disse:
Adorei saber mais sobre Yorkshire, pois tenho uma, a Meg, uma delicia de filhote de 5 meses ela é um amor mas é exatamente como vocês descreveram o gênio.
Resposta do Blupet: Luiza, imagino que você deve amar muito sua Yorkshire. Realmente eles são ciumentos e possessivos e adoram chamar a atenção do dono e de disputar território. Continue acompanhando nossos materiais Luiza.
dirce schultz em 03/09/2013 15:42 disse:
Gostaria se alguém por gentileza tivesse uma Yorkshire mini para me doar, pois preciso de uma companhia, sou portadora de cancer, e preciso me ocupar com um bicho fofo assim, mas sei que é muito caro e não tenho condições de comprar, se alguém quiser me ajudar ficaria muito feliz, obrigada.
Resposta do Blupet: Dirce, é mais difícil conseguir adotar um cachorro de raça. O que sugerimos para você é adotar um cãozinho abandonado. Eles amam tanto quanto um cachorrinho de raça, são inteligentes também. Se tiver interesse confira alguns cachorros para doação neste link.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado