Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier também conhecido como Yorkie é um cão de pequeno porte (em média 23 centímetros), vigoroso, com uma pelagem longa, sedosa e abundante que teve sua origem na Grã-Bretanha. Os filhotes nascem pretos com pontos marrons, e geralmente alteram a cor da pelagem com cerca de um ano. O Yorkshire é uma das raças mais populares e amadas que existem no mundo.

Características do Yorkshire

A pelagem do Yorkshire adulto é repartida ao meio da coluna vertebral e longa suficiente para tocar o chão. A cabeça delicada é plana, com um focinho de comprimento médio preto. Os olhos são claros com aros escuros. As orelhas são pequenas, eretas e tem formato triangular. O pelo nas orelhas é escuro, e a linha superior do corpo é reta. O Yorkshire possui um corpo compacto e imponente, tendo em média 3 quilos. A cauda é cortada entre 3 a 5 dias para a metade de seu comprimento original. A pelagem na cabeça do York é tão intensa que é recomendado utilizar uma faixa para melhorar a visibilidade e não atrapalhar o dia-a-dia do cão. Um Yorkshire pode viver de 12 a 15 anos.

Yorkshire

É a raça ideal para mim?

Raça YorkshireYorkie se adapta muito facilmente a novos ambientes. São animais de estimação adequados para muitos lares. Por serem pequenos, não exigem muito exercício, e se encaixam muito bem como cães para apartamento. Lembrando que mesmo por não precisarem de muito exercício, eles têm necessidade de interação com seus donos. Possuem um pelo longo, que requer uma atenção especial, principalmente com uma escovação regular. Eles também precisam de uma liderança gentil, para que não fiquem teimosos.

Graças ao seu tamanho, o Yorkshire Terrier se dá melhor com crianças mais velhas que já foram ensinadas a respeitá-los do que com bebês e crianças pequenas. Eles podem ficar mal-humorados se forem provocados ou assustados.

Temperamento e comportamento do Yorkshire

Foto YorkshireParece que o Yorkshire Terrier não tem muita noção do seu tamanho, devido a sua ansiedade para aventura. Ele é um cãozinho altamente energético, corajoso, leal e inteligente. É um verdadeiro Terrier por natureza. O Yorkshire é muito afetuoso com seu dono, mas se não for liderado corretamente, pode se tornar desconfiado com pessoas estranhas e agressivo com outros animais. Herda a característica do Terrier, que precisa que entenda alguém como ser o seu líder.

Os Yorkies podem se tornar possessivos se um novo animal de estimação vier para casa. Sendo um Terrier, eles podem querer desafiar o "intruso". Tenha cuidado ao passar por uma situação como essa.

A raça Yorkshire é fácil de ser treinada, contudo se o dono não estabelecer limites adequados, eles podem ficar teimosos. Quando os proprietários mostram liderança o suficiente, o Yorkie é muito doce e amoroso e pode ser confiável com crianças. Problemas acontecem quando o dono deixa o cão tomar conta da casa, por causa de seu tamanho pequeno e por ele ser bonitinho. Se você está sendo um dono assim, repense um pouco as suas atitudes. Seja um líder melhor para seu cãozinho. O Yorkshire é um doce de cão e precisa de uma liderança gentil.

O filhote de Yorkshire

Como todos os cães da raça Terrier, os filhotes de Yorkshire tem uma atitude de auto importância e gostam de latir e fazer buracos. Geralmente são tímidos com pessoas estranhas, mas inteligentes e respondem muito bem a um treinamento eficiente. São extremamentes carinhosos e quando filhotes são perfeitos para ensinar comandos.

Fotos de Yorkshire

Yorkshire TerrierCachorro Yorkshire


Cuidados

Os ossos do Yorkshire Terrier são frágeis e delicados, então fique atento nas possibilidades de acidentes. Alguns Yorkies tem tendência de desenvolver infecção nos olhos e cárie nos dentes. Eles podem ter também uma digestão delicada dependendo do tipo de alimento que ingerirem.

O Yorkshire Terrier não precisa de muitos exercícios, mas necessita ter uma interação na forma de brincadeiras. Brinque com ele com bolas, ensinando comandos e com passeios ao ar livre. Aproveite para se divertir com seu cão e conhecer lugares novos. O Yorkshire não é um cão para se viver ao ar livre, ele tem baixa resistência ao frio e seu pelo precisa de cuidados especiais.

Alimentação

Yorkshire comendoA quantia indicada de ração é de 1/2 a 3/4 de xícara de ração seca de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições. Cuide para que seu cãozinho não engorde. Mantenha-o sempre em forma, verificando a quantidade diária de ração e não deixando alimentos sempre disponíveis para ele comer.

Banho e tosa

O pelo longo requer um cuidado diário. Deixe o pelo da área da cabeça curto, como já citado, isso ajuda na hora da alimentação e também para que o animalzinho enxergue melhor. Geralmente os donos fazem um topete com uma fita, ou mesmo cortam esses pelos. O pelo próximo da boca também deve ser cortado para evitar irritações ou infecções.

Um fato interessante é que o pelo do Yorkie pode ficar mais claro com o passar do tempo. Alterações hormonais podem afetar a cor. Fêmeas no cio também podem clarear os pelos. Assim que o cio terminar, eles escurecem novamente.

Escovando YorkshireOs banhos devem ser semanais para manter sua pelagem bonita e brilhante. No banho não há necessidade de esfregar com força, apenas molhe o pelo, coloque xampu e esfregue seus dedos para retirar a sujeira. Condicionador também é algo recomendado a ser utilizado.

Problemas de saúde

Dentição dupla

Como acontece frequentemente com cães de raça pequena, o Yorkshire pode desenvolver o problema da dentição dupla, que é quando os dentes de leite não caem e os dentes definitivos nascem, ficando dois dentes no lugar de um. Este problema pode gerar outros problemas maiores, como o mau hálito, gengivite e tártaro.

Como resolver o problema da dentição dupla? Espere seu cãozinho fazer um ano de idade, pois até lá, o dente de leite pode cair naturalmente. Se caso não cair, procure um veterinário para que o mesmo avalie a situação. Geralmente é feita a remoção cirúrgica do dente de leite. Algumas ações podem ser executadas para tentar ajudar que o dente de leite caia, como por exemplo, dar ao Yorkshire alguns ossos recreativos e brincadeiras de cabo de guerra.

O que é o mini ou micro Yorkshire?

O mini Yorkshire ou micro Yorkshire é uma versão menor da raça. Ele é tão pequeno que pode ficar dentro de uma bolsa. Também é conhecido como Yorkshire Terrier miniatura, pesa 4 quilos ou menos sendo um dos menores cães do mundo. Tecnicamente ele não é uma raça real, é apenas um Yorkie menor devido ao acaso, ou cada vez mais, da criação intencional. Graças a sua natureza delicada você vai precisar ter um cuidado extra com esses cãezinhos pequenos, que são muito mais frágeis. A seguir você pode conferir fotos do mini Yorkshire:

Mini YorkshireMicro Yorkshire

História da raça Yorkshire

Parece haver duas histórias diferentes sobre a origem do Yorkshire Terrier. A primeira afirma que a raça foi trazida para Yorkshire, na Inglaterra, por tecelões escoceses que migraram para a Inglaterra em meados do século 19. A segunda afirma que o Yorkshire Terrier foi desenvolvido pelos mineiros ingleses em 1800 para ajudar a controlar a população de ratos em minas.

De acordo com a segunda história, o Yorkie provavelmente resultou do cruzamento entre o Dandie Dinmont, Skye Terrier e o Maltês. A nova geração foi originalmente chamada de Scotch Terrier. Este cão pequeno logo foi confrontado com ratos para o entretenimento dos mineiros. Mais tarde ele se tornou um companheiro favorito de bem estar das mulheres que carregavam os pequenos cães em suas malas ou debaixo do braço.

Embora os aficionados por Terrier do século 19 pensavam que o futuro da raça era fraco, o Yorkie tornou-se uma das raças mais populares. Hoje, este cãozinho corajoso é ao mesmo tempo um companheiro alegre e um cão de mostra (competição) glamouroso.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Por que devo tosar meu cão?

O cachorro, mesmo que não more dentro de casa, deve ser tratado como um membro da família que compartilha momentos com você e seus familiares.... Leia mais

A inteligência e o companheirismo do Yorkshire

A capacidade que alguns cães possuem é admirável e motivo de orgulho para muitos donos. Algumas raças se destacam ainda mais quando o assunto é... Leia mais

Raças de cachorros mais populares no Brasil, o país canino

O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol. Entretanto, o que muitos não sabem é que os brasileiros também são apaixonados por... Leia mais

Raças de cachorro para apartamento: 10 cães ideais para morar em locais pequenos

Algumas raças são perfeitas para apartamento, outras nem tanto. Veja nosso guia e descubra as raças perfeitas para o seu apartamento. Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
maria teresa em 22/01/2015 20:08 disse:
oi mia cachorriha teve 2 filhotes estam com 20 dias parece que ja estam com fome comquantos meses a gente comença a dar alimentos solidos obrigada
João Pedro em 22/01/2015 19:06 disse:
O meu yorkshire tem 3 meses e está com 2kg ele pode chegar a quantos quilos?
fabianne em 08/01/2015 18:29 disse:
Boa tarde
Tenho uma yorkshire de 2 anos ela foi tosada em marco e desde entao seu pelo quase nao cresceu e ficou ralo o que posso fazer pra melhorar o pelo dela novamente e qual racao vc me indicam pra ela q esta gravida agora
Marina em 08/01/2015 10:57 disse:
Eu quero comprar um york porém estou em dúvida se compro macho ou fêmea.
Qual você indicaria?
graziele em 29/12/2014 11:55 disse:
Ola tenho uma York shire mini 5 meses, eu gostaria de saber se ha algum remédio que eu possa dar para ela para ela ficar mais forte e crescer? ..
Eu peguei ela achando que era a York padrão .. Mas amo muito ela..
Só queria que ela ficasse forte, eu entendo que nas raçoes possam vir todo o tipo de complemento vitamínico....
Porem não ha outra soluçao?
Giovanna em 15/12/2014 14:49 disse:
Adoro as suas dicas , mais eu tenho uma dúvida , tenho uma yorkshire que adora brincar ,mas comigo ela costuma rosnar um pouco .Porque ela rosna pra mim e como posso evitar isso?
dessaire em 11/12/2014 19:05 disse:
Oi tenho 2 fêmeas de York uma tem 9 anos e a filha tem 5 anos, gostaria de saber qual o melhor veneno pra combater pulgas, carrapatos e fungos... Pois já usei muitos mas não Vi resultado em nenhum... Gostaria muito da ajuda de vocês... Obrigado
katlyn em 06/12/2014 21:52 disse:
Olá , tudo bem? Estou com duvidas , minha York esta com 46 dias e pesa 1.100 , ( quantos kg aprox. Ficara ) ! E OUTRA DUVIDA porém não tem os dentinhos ainda . Alguem poderia me dizer se por um acaso demorou para nascer também ! Obrigado
Dalton Marcon em 21/11/2014 00:55 disse:
Tenho 01 York macho 6 anos e tinha uma cadela de 12 anos morreu agora e ele esta muito triste e revoltando faz 10 dias os 02 viviam sempre juntos dentro de casa só que peguei 01 filhote fêmea de labrador com 60 dias e não deu par ficar juntos ele ficou bravo e mais revoltado,devo deixar ficar só vivendo junto com a família ou devo insistir em colocar outra cão para ficar junto.
Magali Rodrigues em 03/11/2014 14:02 disse:
Minha filha tem um ano e 10 meses, ela tem mania de lamber muito agente isso é muito constrangedor quando chega visita o que eu devo fazer, obrigada
maria em 29/10/2014 20:48 disse:
meu york esta com 3 meses e em volta do de um olho esta caindo o pelo como devo tratar isto ..
Dennis em 24/10/2014 18:11 disse:
Boa tarde minha yorkshire 4 meses e pesa 800gr e normal
dennis em 24/10/2014 18:05 disse:
Tenho uma yorkshire ela tem4 meses e pesa 800 gr e normal ela e mini
Gi em 21/10/2014 21:24 disse:
Me desculpem a franqueza mas vcs q estão pedindo p adotar um York dificilmente irão encontrar, um cão custa entre 1500 e 2000 acham mesmo que vão doar?
isabella em 17/10/2014 21:51 disse:
eu gosto muito de animal principalmente de cachorro eu gosto também da raça yiorkshire minha amiga que tinha um cachorro desse e me disse a raça dele e amei1 então eu queria uma cachorra recem nascida da raça yiokshare muito muito muito mesmo
BRENDALEAL em 15/10/2014 18:40 disse:
adorei o site vai me ajudar muito a cuidar do meu cachorro obrigado pelas dicas.:-) :-)!!!!!
RONYKLÉCIA FEITOSA DE MELO em 28/09/2014 23:57 disse:
Boa noite.Tenho muita vontade de criar um york,mas moro em Serra Talhada pernambuco,gostaria de saber se vocês tem um nome de um Pet Shop mas próximo,no caso Recife,que eu possa me dirigir para compra-lo.Obrigada.
Mariano Filho em 15/09/2014 19:54 disse:
Tenho uma york de um ano tres meses qdo saio pra trabalhar deixo em casa qdo volto o jornal esta todo rasgado pela casa toda os tapetes do banheiro cozinha tudo fora do lugar.
Gostaria de saber o q devo fazer pra isso ñ acontecer ?
Aguardo uma orientação.
Jana em 04/09/2014 23:21 disse:
Adorei
Rian em 28/08/2014 12:45 disse:
Ola eu sou o riam eu quero sabe que vc ta dando os cachorrinho poque minha prima que ter um cachorrinho pu favor :) chau deus te abençoa
adriana em 24/08/2014 14:08 disse:
Boa tarde . Tenho um york tem 3 meses pesa 1.5 quanto pesara na idade adulta.
Resposta do Blupet: O peso pode variar de 2,5 a 3,5 kg Adriana.
Maria Neuza Sobral da silva em 13/08/2014 20:05 disse:
Oi a minha filhota Mel de sente meses esta com a pele vermelha no dorso o que eu faço?
Resposta do Blupet: Olá Maria,

Isto é uma indicação muito genérica, existem muitas coisas que podem provocar esta pele vermelha. Leve ela até um veterinário para ele fazer um exame nela pessoalmente.
LUCINETTY em 01/07/2014 21:11 disse:
Todo Yorkshire é considerado Terrier ??
Resposta do Blupet: Bom dia Lucinetty, tudo bem?

Sim, todo Yorkshire é considerado um Terrier, que é um grupo de raças de cães.
TALITA WINOLA em 26/06/2014 23:38 disse:
ESPERO QUE MINHA SOLICITAÇÃO DE ADOAÇÃO DE UM FILHOTE YORK SEJA ATENDIDA, POIS SOU SIMPLESMENTE ENCANTADA COM A RAÇA YORK E MEU SONHO E TER UM FILHOTE.
Resposta do Blupet: Olá Talita, tudo bem?

Por favor, verifique diretamente com o responsável pela adoção do filhote. O Blupet divulga os animais para doação, mas o processo de adoção em si, é de responsabilidade anunciante.
sthefany pacheco em 26/05/2014 20:13 disse:
adorei .... tinha tudo o que eu precisava para completar a minha pesquisa.......
Resposta do Blupet: Que bom Sthefany! Ficamos muito felizes por ajudar você a entender melhor a raça Yorkshire.
Patricia em 15/04/2014 17:02 disse:
olá boa tarde

meu yorke está com 40 dias e pesa 751g,gostaria de saber qual tamanho e peso ele vai atingir na idade adulta?
Resposta do Blupet: Olá, Patricia.

De 2,5 a 3,5 kg.
larissa em 09/04/2014 14:49 disse:
kuanto custa um yorshire terrier ?
Resposta do Blupet: O preço pode variar muito Larissa. Isto depende de criador para criador. Só preste muito atenção para não ser enganada por criadores.
larissa em 09/04/2014 14:47 disse:
Amoooooo * '
isabelle em 04/03/2014 11:07 disse:
Tem yorkshre para a adoção eu quero muito um mais ele é muito caro.
Resposta do Blupet: Olá Isabelle, tudo bem?

Infelizmente animais de raça são mais difíceis de serem encontrados para doação. Veja neste link alguns animais que estão disponíveis no Blupet.
maria em 14/01/2014 11:26 disse:
Lindos esses yorks.
Inês em 08/01/2014 21:33 disse:
Ola, gostaria de adotar uma Ihasa filhote femia.
Resposta do Blupet: Olá Inês, tudo bem?

Para adotar um cachorro no Blupet, acesse esta página: http://www.blupet.com.br/cachorros. Lembro que animais de raça são mais difíceis de serem encontrados para doação.
Lauriane em 07/01/2014 11:32 disse:
Gostaria de saber O filhote de Yorkshire é para doação? É filhote ou adulto? O mini ou micro Yorkshire? Tem o mini (bem pequeno) estou interessada! Se possível fêmea. Obrigada. Aguardando resposta.
Resposta do Blupet: Olá Laurine,

Este artigo é sobre a raça Yorkshire, as imagens são ilustrativas. Nesta página você pode ver animais para doação. Espero que encontre um animalzinho perfeito para você!
ANDRESSA em 04/01/2014 16:05 disse:
Eu vi um anúncio de vocês que estão doando uma Yorkshire e eu moro só. Preciso de uma York ou um companheiro. Você pode me ajudar? Andressa.
Resposta do Blupet: Andressa,

Você pode me passar o link deste Yorkshire que você viu no Blupet para doação. Assim vejo se ele ainda está disponível.
Leonardo em 26/12/2013 02:59 disse:
Gostaria de adotar um Yorkshire se houver a oportunidade de adoção.
Resposta do Blupet: Olá Leonardo, tudo bem?
Infelizmente animais de raça são mais difíceis de serem encontrados para doação. No Blupet temos cadastros de animais todos os dias, continue acompanhando que pode ser que você encontre o animalzinho perfeito para você.
josiana cristina bertoncin pavan em 25/12/2013 22:02 disse:
Por favor tenho um york de 11 meses está pesando 4800kg e está com dentição dupla, esses dentes cairão com o tempo ou tenho que leva-lo extrair, já está com mal hálito.
Resposta do Blupet: Olá Josiana, tudo bem?

O ideal é esperar o Yorkshire completar um ano. Geralmente esses dentes caem até esta data. Se caso não cair, procure um veterinário para fazer a extração de modo cirúrgico. A permanência dos dentes de leite pode causar gengivite, mau hálito e tártaro. Algumas brincadeiras podem ajudar os dentes de leite a caírem sozinhos, como ossos recreativos, barras de higiene bucal e cabo de guerra.
fatima em 25/07/2013 17:06 disse:
gostaria de adotar um yorkshare, se houver tal oportunidade agradeço
Resposta do Blupet: Temos cachorros para doação neste link Fatima.
luciene de souza em 29/05/2013 23:02 disse:
Gostaria de doa cachorro poque sou uma pessoa que amor cachorro tenho um poodle que comprei filhote hoje ele ta com 1 ano e meio porte mèdio sou apaixonada por bicho adoro da carinho amor cuido igual criança levo no vertèrinaro para toma banho vacina adoro brinca leva para passea comigo dormir comigo sou muito carinho com os animais sou contra quem maltrata os bicho se eu podece pegaria todos os bicho que joga na rua eu moro em casa tenho quintal para eles brinca corre gostaria de te uma fêrma para meu cachorro poodle brinca com nova companheira ele e um poodle calmo bricanhâo docilcarinhoso gosta de colo fica em cima do sofà com agente aguardo seu contator obrigado luciene de souza

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado