Acasalamento: um período especial para os cães e que requer alguns cuidados e conhecimentos essenciais

O período do acasalamento, assim como o da gestação (Veja algumas dicas sobre gestação canina), é bastante delicado na vida dos cães e, por isso, é necessário que o dono tome alguns cuidados especiais. Isso vai garantir a saúde do animal nessa nova fase e assegurar que os filhotes também sejam sadios.

Um dos primeiros passos é procurar uma supervisão veterinária. Não faça o cruzamento entre pais e filhos, pois isso pode gerar problemas de saúde aos filhotes como, por exemplo, má formação ou desenvolvimento anormal de tecidos ou órgãos, doenças neurológicas e alterações genéticas.

VEJA TAMBÉM: Qual o período ideal para iniciar a vida reprodutiva das cadelas?

Fêmeas de pequeno porte devem ser cruzadas no terceiro cio. Já as maiores podem ser cruzadas no segundo. Se a cadela já tiver filhotes, em casos de parto normal, o tempo de um ano é suficiente para tentar novamente o acasalamento. Agora, em casos de cesariana, o ideal é que se espere o segundo cio.

Como a gestação canina dura cerca de dois meses, se o macho e a fêmea permanecerem muito tempo próximos para o acasalamento, se torna difícil saber o momento exato da fecundação e quando o parto acontecerá. Por esse motivo, é recomendável que os dois fiquem de um a dois dias juntos. Também é preciso ter atenção com o tempo ideal para o acasalamento, que é quando a fêmea está em seu período de ovulação, em torno do nono ou décimo dia após o início do cio.

O número de filhotes em uma gestação pode ser determinado pela quantidade de óvulos produzidos. Dessa forma, os cruzamentos que acontecem no final ou no início do cio, têm maiores chances de resultar em ninhadas menores. Confira outros pontos que devem ser observados para que dê tudo certo:

1. Sempre verifique e mantenha as vacinas e o vermífugo do animal em dia;

2. Tome cuidado com os anticoncepcionais que pode induzir o aparecimento de tumores;

3. Somente cães adultos devem acasalar, pois uma gestação precoce pode ocasionar complicações no parto e, no caso dos machos novos, pode causar fraturas no osso peniano que ainda não está completamente desenvolvido.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado