Check-up em animais de estimação

voVocê faz check-up anual? Vai ao médico, faz exames e cuida da sua saúde? E da saúde do seu pet, você cuida corretamente? Qual foi o último check-up dele? Poucos donos de pet têm o costume de levar o seu animal de estimação para realizar um check-up, mas isso é muito importante. Quando o bichinho é levado para ser examinado e realizar exames laboratoriais de rotina, doenças ou anormalidades que possam existir e ainda não estejam apresentando sintomas podem ser descobertos. Qual a vantagem disso? Um diagnóstico precoce, tratamento inicial e maior chance de cura.

É uma maneira de você garantir a saúde animal e evitar que seu pet tenha doenças mais graves.

Quando o check-up deve ser feito?

Por toda a vida do bichinho é importante que ele seja examinado e que a sua saúde seja monitorada. Enquanto filhote as visitas ao médico veterinário são mais frequentes para garantir que as vacinas sejam dadas em dia. Depois disso, é indicado pelo menos um check-up anual, até que ele chegue à fase de velhice.

Quando o bichinho já tiver mais de 7 aos de idade, essa consulta deve ser semestral. Claro que caso o animal tenha um problema de saúde mais sério ou um histórico de alguma doença genética nos seus ancestrais, esse check-up poderá ser feito mais rotineiramente. Quem vai orientar quanto a isso é o veterinário do seu bichinho.

Como será feito o check-up?

O bichinho será completamente examinado, desde a sua pele e ouvido para ser se há pulga ou otite, até o coração e órgãos internos. Em locais nos quais há mais recurso, hemograma, eletrocardiograma entre outros exames podem ser solicitados e realizados, principalmente nos animais mais jovens.

Caso alguma anormalidade seja verificada, novos exames podem ser solicitados e o tratamento indicado será orientado. Além disso, nesses exames periódicos, o peso, o crescimento entre outros são acompanhados. Por exemplo, se o animal tiver com sobrepeso, uma ração mais adequada e uma nova dieta poderá ser prescrita.

A vacinação também será colocada em dia e o dono do cão será orientado sobre a vermifugação do bichinho. Lembre-se que para o pet estar seguro, não adianta apenas vaciná-lo nas campanhas. Há diversos outros tipos e vacina como a da parvovirose e cinomose que precisam ser administradas. Nessas consultas anuais o médico veterinário verificará se estão em dia ou se há alguma outra que precise ser administrada para que o pet fique bem e permaneça saudável.

Já o vermífugo é de extrema importância para evitar um quadro grave de verminose que pode deixar o pet fraco, triste, com diarreia, vômito, entre outros problemas de saúde.

Lembre-se de que há diversas doenças que são silenciosas e podem progredir sem que nenhum sinal clínico seja notado. Por isso, um exame mais detalhado e periódico é muito importante para poder garantir que caso haja alguma doença no início, ela seja tratada o quanto antes.

Trate seu bichinho com amor e carinho e não se esqueça de marcar o check-up dele. Garanta a saúde de quem tanto te ama! 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Vacinação de cães. O que eu preciso saber?

Saiba quais doenças precisam ser evitadas, quando precisamos vacinar, os tipos de vacinas e os cuidados que devemos ter. Leia mais

A vacinação em filhotes

Quando você adota, compra ou ganha um filhotinho, sabe que dentre os principais cuidados com o pequeno cão está a vacinação. Na Comunidade... Leia mais

Como evitar viroses em seu cão

Os vírus que atacam os cães são vários e eles são responsáveis pela maioria dos casos de mortes em filhotes. Mesmo os adultos, que são mais... Leia mais

Plantas tóxicas para cães

Todo mundo gosta de um jardim bonito, de plantas em vasos espalhados pela casa, de muitas flores, não é mesmo? Se você também gosta e várias... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado