Acupuntura veterinária

Você provavelmente já ouviu falar em acupuntura realizada em pessoas, mas você sabia que animais também são tratados com essa técnica? É isso mesmo! Cães, gatos e até animais de grande porte como os cavalos, são submetidos à acupuntura e os resultados são surpreendentes.

Para entender melhor é importante saber mais sobre a acupuntura. Esse termo, que já era usado pelos jesuítas no século XVII, deriva de dois radicais latinos:  “acus” (agulha) e “pungere” (puncionar).  De uma maneira simples, podemos falar que a acupuntura é uma técnica desenvolvida pela cultura oriental com finalidade terapêutica.

Ela é feita com a estimulação de alguns pontos específicos do corpo do pet. Para isso, agulhas apropriadas são usadas. Ele sente dor? Ele vai sofrer? Não! Essa técnica ajuda o animal e, na maioria das vezes, eles se mantêm bem calmos durante toda a seção. Pode ficar despreocupado!

Isso é novo? Começou a ser usado só agora em animais? Na verdade não. Já no ano 650 a.C. o primeiro a usar essa técnica em animais nasceu. O nome dele era Sun Yang. Ele se dedicou a aplicar essa técnica apenas nos bichinhos, para melhorar a qualidade de vida deles. Na China essa técnica é muito difundida e sempre foi aplicada em animais também.

No Brasil, foi o Professor Tetsuo Inada, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,  o grande divulgador dessa técnica. Isso faz pouco tempo, foi aproximadamente no meio dos anos 80. Porém, só em 1999 que o Brasil recebeu o 1.º Congresso Brasileiro de Acupuntura Veterinária, e essa técnica começou a ser mais difundia entre os profissionais da área.

Nesse mesmo período, a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária foi fundada e pouco a pouco o trabalho foi crescendo e chamando a atenção de novos estudiosos na área. Hoje em dia já há vários médicos veterinários especialistas em acupuntura, que atuam praticando a técnica para melhorar a vida dos animais. Há também diversos cursos de especialização e aperfeiçoamento nessa área, para que cada dia mais profissionais levem essa técnica que embora antiga é recente no Brasil, para os seus consultórios.

Para que o processo de acupuntura seja feito, os pontos de maior entrada e saída de energia são localizados. O especialista sabe como encontrá-los com facilidade. Para cada problema a ser tratado, os pontos específicos são definidos. Isso garante uma eficácia maior no tratamento. Para isso, a pessoa que for fazer o procedimento, precisa entender de toda a fisiologia animal, além dos problemas de saúde que ele tem. É por isso que apenas o médico veterinário pode realizar o procedimento no seu bichinho.

Além de ser formado em medicina veterinária, o profissional passa por um curso intensivo na área, para se especializar e estar preparado para oferecer o melhor ao animal.

A acupuntura é mais usada em problemas que afetam a coluna do pet e para animais que sofreram com a Cinomose e ficaram com sequelas. Cães que tiveram sinais neurológicos durante a doença, na maioria das vezes ficam com espasmos espalhados pelo corpo. Com a aplicação de acupuntura, esse problema tem sido resolvido e os espasmos ou diminuído muito ou desaparecido. A acupuntura só vem trazer melhorias para a vida do animal. 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Vacinação de cães. O que eu preciso saber?

Saiba quais doenças precisam ser evitadas, quando precisamos vacinar, os tipos de vacinas e os cuidados que devemos ter. Leia mais

Cinomose. Cura, tratamento e sintomas.

A cinomose é uma doença que atinge especificamente os cães. O vírus tem um grau elevadíssimo de contágio, pois pode sobreviver nos ambientes -... Leia mais

Como evitar viroses em seu cão

Os vírus que atacam os cães são vários e eles são responsáveis pela maioria dos casos de mortes em filhotes. Mesmo os adultos, que são mais... Leia mais

Hospital veterinário Público

Infelizmente, nem todas as pessoas que decidem ter um animal de estimação têm condições financeiras de fazer um tratamento de saúde ou levá-lo... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado