Campanha anti caca

São muitos os problemas existentes na cidade. Buracos nas ruas, violência, falta de leitos em hospitais, falta de condições nas escolas e é claro, a sujeira nas ruas. Quem não se incomoda com uma rua toda suja e cheia de lixo? Claro que quem está com esse tipo de problema na cidade em que mora tem todo o direito de reclamar na prefeitura. Afinal, se todos fizerem a sua parte, a cidade ficará limpa. E você, faz a sua parte? Recolhe a ccaca do seu cão quando sai com ele para passear? Pois é, não é só o lixo que suja as ruas. Os cocôs dos pets também e é responsabilidade do dono limpar. Nada pior do que sair para o trabalho e no meio do caminho borrar o calçado todo com um cocô fora do lugar.

E quando a pessoa não nota e entra em casa, pisando em um tapete? O estrago pode ser grande: As zoonoses. Embora isso já possa parecer suficientemente ruim, devido ao incomodo e cheiro ruim, há outros sérios problemas causados por essa falta de higiene do dono do cão. Há algumas zoonoses (doenças passadas dos animais para humanos) que são transmitidas através das fezes, ou seja, a caca na rua é um problema de saúde pública.

Quais zoonoses podem ser transmitidas?

Uma delas é o bicho geográfico. Muitas vezes o pet pode ter algum verme e o dono não notar. Quando o vermífugo é dado com frequência, como indicado pelo médico veterinário do bichinho, logo os vermes são mortos e não chegam a causar sinal clínico no cão. A pessoa sai para passear e não cata a caca. Se larva migrans estiver presente nessas fezes, ela pode penetrar na pele de alguém que passe por lá descalço ou que pise com algum sapato aberto e que acabe tendo contato pela pele. Essa larva é a causadora do bicho geográfico.

Não é só para os humanos que as fezes nas ruas causam transtornos. Muitos vírus são passados de cão para cão através das fezes contaminadas. Um deles é a parvovirose. Essa doença que acomete principalmente filhotes, pode atacar animais adultos também. Como é causada por um vírus muito contagioso, uma pequena porção das fezes contaminadas que fiquem exposta na rua podem transmitir a doença para dezenas de cães. Infelizmente, a maioria deles morre.

De quem é a culpa? Dos cães? Da prefeitura? Do governo do estado ou do presidente? Na verdade, de nenhum deles. A culpa é do dono! Ele é o responsável por limpar as cacas feitas pelos cachorrinhos durante o passeio. Claro que com a caminhada eles poderão ter vontade de fazer cocô, porém, é muito simples limpar.

Como limpar a caca de seu cão?

Um cão saudável ter a fezes consistentes. Leve um saquinho e cate as fezes do cão para manter a cidade limpa! Você pode fazer a campanha em sua cidade ou dentro do próprio condomínio. Afinal, sempre tem aquele dono desavisado que não cata o cocô do cachorro. Espalhe avisos pelas ruas ou post no facebook.

É interessante entrar em contato com as clínicas veterinárias e pedir que ajudem a divulgar a campanha para os proprietários. Se tiver acesso a alguma rádio, pode ser um ótimo veículo de comunicação para começar a alertar as pessoas. As pessoas podem guardar os saquinhos das embalagens de alimento que estejam vazios, para catar o cocô na rua. Simples, barato e higiênico.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado