Bull Terrier

Na antiguidade os buldogues eram usados para combater aos touros. Depois foram cruelmente usados em rinhas e aos poucos, começaram a ser cruzados com cães mais ágeis que eram os terriers brancos. Assim, surgiram os primeiros exemplares dos Bulldog Terrier. Por vota do ano de 1850 Bull and Terrier com Old English White Terrier foram cruzados e posteriormente misturados ao Whippet, de Pointer e Dálmata. O resultado foi um cão branco, com a cabeça longa e focinho proeminente, ao qual foi dado o nome de Bull Terreir.

Características gerais

De origem inglesa e de porte médio esses integrantes do grupo terrier são ótimos caçadores, mas são criados principalmente como cães de companhia. Possui pelo curto, rente ao corpo e bem assentado, denso áspero e brilhante. Pode ser encontrado na cor branca e tigrada e vive por até 13 anos. Precisa de atividade física moderada, ou seja, um bom passeio diário é necessário. Afetuoso, amigo, brincalhão, inteligente, valente, rústico e muito protetor. Esse é o Bull Terrier! Você mora em apartamento? Então esqueça, pois essa raça não é para você. Esse animal é indicado para casa. 

Muito apegado à família torna-se um excelente companheiro. Se você tem criança em casa, essa é uma ótima raça. Brincalhão, divertido e travesso, se dá muito bem com os pequenos e torna-se um grande amigo protetor. Não costuma ter problemas com pessoas estranhas, mas com outros cães pode brigar por território. Se criado junto com outro pet, se adapta bem. Muitas vezes é classificado como um cão teimoso e isso pode fazer com que seja mais fácil ensinar algo a ele. Porém, isso não quer dizer que ele não seja inteligente. Ele é tão inteligente que entende o que é passado e não reage bem a métodos mais enérgicos. 

Atividade física

O dono não precisará passar horas caminhando com o cão, mas precisa reservar um bom tempo para fazer uma boa caminhada. Se o dono preferir, pode fazer uma corrida leve ou alternar as caminhadas com brincadeiras e jogos dentro do quintal de casa. No inverno é necessário um pouco mais de cuidado. Claro que os passeios devem permanecer, mas muitas vezes, se criados em locais muito frios, ele pode sentir frio devido à pelagem curta. É preciso ter cuidado. 

Cuidados gerais 

Como possui um pelo curto, liso e duro, tratar da pelagem é algo relativamente fácil, uma escovação por semana é o suficiente para remover os pelos mortos. Ele não solta muito pelo, o que facilita bastante na manutenção. Não tem tendência a engordar, mas os exercícios diários precisam ser mantidos para que o  peso adequado seja garantido. Até os 12 meses de idade o cão, assim como qualquer outra raça, precisa ser alimentado com ração própria para filhotes, que seja Premium ou super Premium. 

Depois dessa idade ele pode receber a ração para adulto, mas a qualidade dela deve ser mantida para que as necessidades metabólicas do animal sejam realmente cumpridas. Além desses cuidados, manter a vacinação do amigo de quatro patas em dia é essencial para a saúde dele. O dono precisa estar atento para não se esquecer de vaciná-lo não apenas enquanto filhote, mas por toda a vida.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado