Os tempos de vida dos cães

Você sabe como é dividida a vida dos cães? E a dos gatos? Sabia que eles também têm a fase da infância, adolescência, fase adulta e velhice? Os animais, assim como o homem, têm várias fases da vida. Cada uma delas, precisa de um tratamento especial. Por isso, é importante que o proprietário conheça essas fases para que possa dar um tratamento melhor ao seu pet.

Quantos anos vive um cachorro?

Os bichinhos, assim como os humanos, tem um tempo de vida, como se fosse programado. Quando esse período começa a ultrapassar essa programação biológica, os problemas de saúde como tumores entre outros, começam a aparecer com mais frequência. É da mesma maneira que acontece com as pessoas.

Provavelmente você já ouviu falar que cada ano da vida de uma pessoa equivale a 7 anos da vida de um pet, mas as coisas não são bem assim. Para começar a entender, é importante saber que cães de porte grande vivem menos do que cães de porte pequenos. Só com isso, a relação de período de vida entre eles e os humanos são diferentes, afinal, a fisiologia de cada animal é diferente e uma conta simples como essa, não leva em conta todas essas alterações.

Tempo de vida de um cão de porte pequeno

De uma maneira geral, podemos falar que um filhote de aproximadamente 6 meses de idade, tem o equivalente a um adolescente de 15 anos. Já com dois anos de idade, esse mesmo cão já tem a idade equivalente a uma pessoa de 27 anos. Um cão de porte pequeno com 10 anos de idade tem o equivalente a uma pessoa de 55 anos de idade e um cachorrinho que tem 18 anos, ou seja, é bem velhinho, pode ser comparado a um humano de 90 anos de idade. Isso é válido apenas para os cães de porte pequeno.

Cães de porte médio

Cães de porte médio têm menos tempo de vida do que um cão de porte pequeno. Por isso, as relações entre idade humana e canina devem ser feitas de maneira diferente, pois a fisiologia dele é diferente. Um cão médio que tem seis meses de idade, pode ser comparado a uma criança de 8 anos. Você pode notar que é diferente do de porte pequeno. Quando ele tem 2 anos de vida ele pode ser comparado a uma pessoa de 23 anos, porém, quando está com 10 anos de idade, esse cão já é comparado a uma pessoa bem mais velha do que o cão de pequeno porte. O desenvolvimento dele é diferente e um cachorrinho de porte médio que tem 10 aninhos de idade, pode ser comparado a uma pessoa de 75 anos. Quando esse mesmo pet chega aos 14 aninhos, que é o que ele vive na maioria das vezes, ele já é comparado a um humano de 95 anos. Percebeu como de acordo com o porte essa idade é diferenciada?

E os cães de porte grande?

Os cães grandes são diferentes dos dois anteriores. Quando eles estão com seis meses, podem ser comparados a uma criança de 8 anos de idade e com apenas 12 anos de vida ele já é comparado a uma pessoa de 94 anos de idade. Com os cães gigantes, tudo isso é ainda mais curto. Com apenas seis meses eles já podem ser comparados a uma criança de 12 anos e com 10 anos  ele já equivale a uma pessoa de 94 anos de idade.

Viu como a diferença é grande? Com esses dados, você já poderá ter uma melhor ideia da idade do seu pet.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Cães idosos: Cuidados redobrados

Com o avanço da idade, os cães passam a necessitar de cuidados especiais. Problemas de saúde são mais comuns nessa época, assim como dores e... Leia mais

Como saber se o cão está idoso?

Atendendo a mais uma das dúvidas dos participantes da Comunidade Blupet, hoje vamos explicar um pouco sobre o envelhecimento dos cachorros. Para o... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gedalia Balestra de Vilas Boas em 09/07/2014 10:35 disse:
Gostaria de saber como descobrir a idade do meu pet
Resposta do Blupet: Olá Gedalia, tudo bem?

Para descobrir a idade de um cão, dê uma olhadinha em nosso artigo que trata este assunto. Segue o link.
cassia em 21/06/2014 11:23 disse:
Li o artigo que fala sobre as idades do cães, e dos gatos?
Resposta do Blupet: Bom dia Cassia,

Vamos fazer um artigo sobre este tema. Obrigado pela sugestão e fique de olho para ver quando publicarmos.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado