Castração de cães, por que é necessário?

Apesar de ser um assunto que gera algumas discussões, a castração de cães é recomendada e traz muitos benefícios não só para os animais, como também para seus donos. O ideal é que ela seja feita antes do primeiro ano de vida do cachorro. Além de ser o único meio que previne a reprodução, a esterilização pode evitar tumores e ao contrário do que dizem os mitos, o animal não engorda (se for alimentado corretamente) e não perde o desejo pela fêmea com a castração. A cirurgia não causa dor, pois é feita com anestesia e a recuperação é rápida.

VEJA TAMBÉM: Vacinação de cães. O que eu preciso saber?

Cachorros não são como os humanos e as fêmeas castradas não entram em estado de depressão por não poderem procriar. É importante que a cirurgia seja feita exclusivamente por veterinários habilitados.

Por que castrar cachorro

Castração de fêmeas

Evita doenças como câncer das glândulas mamárias, infecção de útero, além de impedir a gravidez psicológica. A castração não deve ser feita apenas em animais de rua. Ela deve ser realizada nos primeiros meses de vida do animal para que ele tenha uma vida adulta saudável. Outro fator importante é a eliminação da perda de sangue das cadelas quando estão no cio. O momento ideal para castrá-las é antes do primeiro ciclo.

Castração de machos

Machos castrados se tornam menos agressivos. A excitação comum de um animal não castrado o deixa mais agitado, irritado e, por conta disso, em muitos casos ele acaba fugindo; A cirurgia ajuda no controle populacional, evitando o aumento de cães abandonados; Latidos e uivos em excesso – decorrente do cio – também são evitados. Os cachorros podem ser castrados após atingir a maturidade sexual, com um ano de idade.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Cuidados pós-castração de cães e gatos

A castração tanto no macho quanto nas fêmeas é realizada através de um procedimento cirúrgico. Como em qualquer outra cirurgia, ela também... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado