Como usar corretamente a coleira no seu cão

A polêmica sobre o uso ou não de coleira no animal leva a inúmeras discussões com opiniões diversificadas. Em alguns casos a utilização é necessária para evitar uma fuga durante um passeio ou até mesmo briga com outros cães e possível ataque a pessoas. No entanto, a coleira é um “ser incômodo” no corpo do cachorro e que pode machucar se não for usado de forma correta. É importante que o animal se sinta livre e não um prisioneiro.

A cautela na hora de usar o produto é indispensável, pois ao mesmo tempo em que o animal precisa estar confortável, cachorros soltos na rua ou passeando com o dono sem coleira podem ameaçar o bem-estar das pessoas.

VEJA TAMBÉM: Como escolher o nome certo para o seu cão

Como usar a coleira no cachorro:

Antes de comprar a coleira, considere a raça, porte e idade do seu cachorro. O acessório deve ser ao mesmo tempo confortável, seguro e propiciar um ajuste no pescoço do cãozinho;

Se o seu cão é daqueles que fica puxando você ao invés de você andar com ele - quando está de guia e coleira - opte por dar umas voltas com ele no jardim para que ele se acostume antes de ir para a rua;

Quando o cãozinho estiver andando ao seu lado sem puxar a coleira, elogie a atitude dele;

Como usar a coleira no cachorro

Os tipos mais comuns de coleira são as simples (para todas as raças), peitoral de colete (que distribui melhor o peso do animal) e cabresto que propicia um maior controle sobre o animal.

Tenha em mente que a utilização deve ser exclusiva quando você for passear em local público com seu cachorro. Do contrário deixe-o a vontade e feliz. Jamais utilize coleiras que possam machucar o animal e aquelas que prometem “educá-lo”, quando na verdade a palavra deveria ser “machucá-lo”. Veja neste vídeo um homem que resolve testar esse tipo de coleira e acaba levando choques. O produto dá choque quando latidos são emitidos.

Seja consciente e trate seu animal como gostaria de ser tratado!

* Este artigo foi motivado pelo questionamento: Quem concorda em deixar o cão na coleira o tempo todo? feito por uma internauta na comunidade do Blupet.

Conheça a nossa linda coleira estampada e aproveite o nosso desconto de 20%. Aproveite a promoção, é por tempo limitado. Quer conhecer todos os produtos? Clique e acesse.

Por: Filipi S. A.

Dê uma espiadinha no vídeo

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Ludimila em 27/10/2014 00:51 disse:
Muito bom:)
Beatriz em 25/04/2014 12:20 disse:
Eu tenho um pequeno problema com coleiras aqui na minha casa, tenho uma vira lata bem pequena e mesmo a menor coleira que comprei no mercado fica grande na barriga e no peito dela e não gosto de usar a de pescoço, como ela puxa muito tentando correr atras da minha outra que anda solta tenho medo de ela se machucar, vocês teria como me indicar alguém que fabrique essas coleiras peitorais sob medida a um preço acessível para me indicar? ou tem alguma dica a respeito disso? Desde já agradeço.
Resposta do Blupet: Neste site tem várias. Vê se isso pode te ajudar :)
Edite em 31/10/2013 08:36 disse:
Perdi minha cadelinha há dois anos e agora há dois meses, uma cadela de uma amiga, que tornou-se minha amiguinha porque cuidei dela durante quatro meses, devido a duas cirurgias de câncer de mama. Resultado, a mesma teve que ser sacrificada, com isso perdi ainda mais a coragem de adotar um cãozinho. Como gosto muito deles, procuro conforto lendo os comentários e orientações de vocês.

Parabéns!

Resposta do Blupet: Olá Edite,

Obrigado por compartilhar isso conosco, mas seria bem legal se você conseguisse superar
o seu medo e ajudar um cãozinho a ter um lar feliz.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado