Dicas para tirar cheiro de urina da casa

Por mais educado que o cãozinho seja, uma vez ou outra pode acontecer um xixi fora do lugar. Principalmente quando eles são filhotes que ainda não entendem bem os ensinamentos ou os machos quando estão passando da infância para a fase adulta e querem demarcar tudo o que veem pela frente. Seja qual for o motivo, limpar e deixar a casa sem cheiro é algo necessário.

Dicas caseiras

Para lavar o chão e paredes, você pode usar água sanitária, o sabão comum e vinagre. É isso mesmo! O vinagre é um ótimo aliado para tirar o odor do xixi que fica espalhado pela casa. Porém, se o chão estiver muito impregnado, a tarefa certamente será mais difícil. Veja dicas de como usa-lo:

No tapete ou no sofá, dica 1: absorva o máximo que conseguir da urina, com o papel toalha. Vá trocando as folhas até que note que não sai mais nada no papel. Depois disso, misture na proporção de um para um, água e vinagre. Borrife no local ou despeje com cuidado, até que ele umedeça. Pegue mais papel toalha e retire toda a umidade que conseguir. Depois de feito isso, polvilhe bicarbonato de sódio sobre o locar e deixe secar naturalmente. O bicarbonato ajuda a eliminar o cheiro ruim. Quando estiver seco, é só passar o aspirador de pó.

No tapete ou no sofá, dica 2: faça o mesmo procedimento. Absorva o máximo que conseguir da urina, com o papel toalha, como no anterior. Vá trocando as folhas até que note que não sai mais nada no papel. Depois disso, misture na proporção de um para um, água e vinagre. Borrife no local ou despeje com cuidado, até que ele umedeça. Pegue mais papel toalha e retire toda a umidade que conseguir. Passe uma mistura de mais ou menos um para um de água oxigenada e detergente e por cima, polvilhe o bicarbonato de sódio. Embora essa técnica seja bem eficiente, alguns tecidos não suportam o uso da água oxigenada e mancham, por isso, tenha cuidado. Quando estiver seco, é só passar o aspirador de pó.

Sempre absorva o máximo do xixi que puder e depois entre com os produtos caseiros. Se o xixi foi em um tecido que você possa lavar, além do sabão normal, acrescente vinagre durante a lavagem. Em uma máquina de lavar de 8 kg, por exemplo, você pode colocar 150 ml de vinagre.

Lembre-se de ter cuidado com a cor do vinagre escolhido para não manchar o tecido, o tapete ou o sofá. 

Produtos para limpeza - Eliminador de odores 

Existem alguns produtos desenvolvidos especialmente para tirar o cheiro da urina. Embora eles sejam um pouco mais caros do que os desinfetantes comuns, são muito eficientes e podem ser um grande aliado na hora da limpeza do lar.

Enzimac: específico para acabar com o cheiro do xixi dos animais. Possuem enzimas que conseguem destruir as moléculas que fazem com que o cheiro seja ruim. Além disso, é um excelente desinfetante e deixará o local limpinho.

Smell Less: muito seguro e eficiente, promete eliminar o cheiro da urina. A sua ação é através da dissipação de microrganismos que se alimentam do xixi do pet. É só fazer a diluição indicada e aplicar no local. 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado