Dicas para prevenção da erliquiose

Também conhecida como a doença do carrapato, a erliquiose é uma das principais patologias que atingem os cães. Ela é uma infecção transmitida por carrapatos portadores de bactérias do gênero erlichia. Essa bactéria pode desencadear uma anemia grave e, sendo assim, pode até levar o animal à morte. Outros problemas causados são inflamações oculares, hemorragia, insuficiência renal e alterações neurológicas e de comportamento.

A doença pode ser constatada por meio de exames sorológicos ou de DNA, mas vários sinais indicam a erliquiose. Os principais sintomas são febre, tosse, vômito, diarreia, depressão, hematomas, perda de apetite, anemia e dificuldade de respirar.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação e cura. A erliquiose é tratável em diferentes fases e o tratamento é feito à base de medicamentos, sobretudo os antibióticos (em especial a DOXICILINA). Pode durar de 21 dias (se iniciado precocemente) a 8 semanas (se iniciado na fase crônica). Dependendo do estado do animal, em alguns casos é preciso fazer a complementação do tratamento com soro ou transfusão de sangue. 


O que não se pode esquecer é que a prevenção é a melhor maneira ver seu cachorro livre da erliquiose. É importante verificar constantemente a presença de carrapatos no animal. Os lugares preferidos dos carrapatos no corpo do cão são: entre os dedos, na região das orelhas e próximo aos olhos, nuca e pescoço. Com aplicação mensal de remédios para ectoparasitas, que evitam a infestação por carrapatos, é possível evitar a contaminação. 

Confira outras dicas para prevenir a doença do carrapato no seu cachorro:

- Desinfetar periodicamente o ambiente onde o animal vive;

- Usar produtos veterinários carrapaticidas como sabonetes, xampus etc;

- Manter sempre curta a grama do jardim;

- Estar atento aos hotéis para cães, pois se há algum cão infectado, ele poderá transmitir a doença.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Como acabar com carrapatos de cachorro

Saiba como acabar com os carrapatos, quais são os seus tipos, os sintomas e o tratamento necessário. Acesse já! Leia mais

Erliquiose canina (Doença do carrapato). Cura, tratamento e sintomas.

A erliquiose é uma doença transmitida pelo carrapato vermelho (riphicephalus sanguineus). Além da erliquiose, a picada do carrapato pode... Leia mais

Meu cão está com coceira. E agora?

A coceira pode se originar por diferentes motivos: pulga, sarna, carrapato, entre outros. Mas e quando o seu animal não está com nada disso e mesmo... Leia mais

Tipos de carrapaticidas

Quer acabar com carrapatos? Saiba quais são os melhores carrapaticidas que você pode usar. Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
lourdes ferreira da silva em 05/03/2014 22:40 disse:
Amei este site e amo cachorro quero se possível receber todas as novidades sobre cachorro eu tenho um Poodle ele é bravo comigo e porque ele e muito mimado. Quero concertar sera que tem jeito?
Resposta do Blupet: Bom dia Lourdes, tudo bem?

Claro que tem jeito sim. O animalzinho pode aprender em qualquer idade. Geralmente com passeios e brincadeiras. O ideal é encontrar alguma forma onde o cãozinho possa gastar suas energias. Nesta página tem mais algumas dicas sobre isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado